SóProvas


ID
3165622
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Rurópolis - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O consumo de hortaliças orgânicas aumentou muito no mundo inteiro em decorrência da necessidade de se proteger a saúde de consumidores e produtores e de preservar o ambiente. No entanto, para que um produto seja considerado orgânico, deve seguir um conjunto de normas nacionais e internacionais. No caso da produção de hortaliças, algumas práticas são essenciais para a condução das hortas e a produção de insumos destinados ao sistema orgânico. Entre essas práticas, a produção de fertilizantes orgânicos é fundamental para a manutenção da fertilidade do solo e da atividade biológica. A compostagem se destaca por melhorar a estrutura do solo, favorecer a manutenção da humidade e da aeração e fornecer nutrientes. Nesse sentido, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - INCORRETA

    Não se deve utilizar qualquer material para a compostagem, pois podem conter parasitas e vírus, além de proporcionar mau cheiro. Exemplos: Fezes de animais, frutas cítricas...

    LETRA B - INCORRETA

    Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica podendo ser aeróbico ou anaeróbico, com a presença de fungos e bactérias.

    LETRA C - INCORRETA

    Fases do processo de compostagem:

    1ª - Mesofílica

    Fungos e as bactérias mesófilas (ativas a temperaturas próximas da temperatura ambiente), começam a se proliferar na matéria orgânica aglomerada na , fazendo a decomposição do lixo orgânico. Primeiro são metabolizadas as moléculas mais simples. Nessa fase, as temperaturas são moderadas (cerca de 40°C) e dura em torno de 15 dias.

    2ª - Termofílica

    Fase mais longa da compostagem, podendo se estender por até dois meses, dependendo das características do material que está sendo compostado. Nessa fase, entram em cena os fungos e bactérias denominados de termófilos, que são capazes de sobreviver a temperaturas entre 65°C e 70°C, à influência da maior disponibilidade de oxigênio - promovida pelo revolvimento da pilha inicial. A degradação das moléculas mais complexas e a alta temperatura ajudam na eliminação de agentes patógenos.

    3ª - Maturação

    Última fase do processo de compostagem, podendo durar até dois meses. Nessa fase da compostagem, há a diminuição da atividade microbiana, da temperatura (até se aproximar da temperatura ambiente) e da acidez. É um período de estabilização que produz um composto maturado. A maturidade do composto ocorre quando a decomposição microbiológica se completa e a matéria orgânica é transformada em húmus, livre de toxicidade, metais pesados e patógenos.