O house organ é um produto desenvolvido pela comunicação institucional, com um jornalismo próximo ao gênero interpretativo, que tem, entre suas funções, a informação, a integração, a educação e a motivação do público ao qual se dedica.
____________________________________________________________________________________________________
House organ
Traduzido do inglês-Um órgão interno é uma revista ou periódico publicado por uma empresa ou organização para seus clientes, funcionários, membros de sindicatos, paroquianos, membros de partidos políticos e assim por diante. Este nome deriva do uso de "órgão" como referência a um periódico de um grupo de interesse especial.
____________________________________________________________________________________________________
House organ – (rp) Do ing., house-organ, literalmente, órgão da casa. Veículo impresso ou eletrônico, periódico, de comunicação institucional, dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e, menos comumente, a determinados segmentos do público externo diretamente ligados à organização. São também bastante usadas as expressões jornal de empresa e revista de empresa, mas o conceito de house organ abrange essas duas formas. Sua periodicidade (geralmente quinzenal, mensal ou bimestral) e suas características de produto custeado pela direção da empresa (e elaborado em função dos seus objetivos) são fatores que conferem a esse tipo de jornalismo um estilo peculiar: próximo do gênero interpretativo, com matérias e entrevistas de interesse humano ou administrativo etc. Suas principais funções são as seguintes: informação (divulgação das atividades da instituição e de outros assuntos de interesse interno), integração (incentivo ao espírito de grupo e à sintonia com os objetivos da instituição), educação (atualização, aprimoramento de RH, prevenção de acidentes etc.) e motivação (valorização dos funcionários e estímulo à maior eficiência e produtividade). Como mídia impressa, costuma apresentar formato de revista ou tabloide, e reduzido número de páginas. Como mídia eletrônica, é geralmente produzido em linguagem de telejornal, gravado em vídeo e transmitido por sistema de televisão de circuito fechado. Além disso, integra-se hoje a novos recursos de endomarketing e comunicação administrativa, como intranet, teleconferência etc.(RABAÇA, 2001, p. 371)