SóProvas


ID
3166969
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o iten quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.

Temos a satisfação de convidar‐lhe enquanto palestrante para participar da Semana do Farmacêutico, conforme programação que segue anexo a este, devendo os trabalhos serem encaminhados via e‐mail.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Temos a satisfação de convidar?lhe enquanto palestrante para participar da Semana do Farmacêutico, conforme programação que segue anexo a este, devendo os trabalhos serem encaminhados via e?mail.

    ? Quem convida, convida alguém (pronome oblíquo átono "lhe" sendo usado incorretamente como objeto direto, o correto é "convidá-lo").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Outro erro que pode se destacar seria esse ' que segue anexo a este". A "este" não tem uma exatidão a que se refere, e anexo deveria concordar com "programação" que é substantivo feminino, ficando "anexa"

  • "temos a satisfação" também não deve ser utilizado

  • Frase "Sangra-Olho": possui mais de "meia-dúzia" de erros.

    GAB: ERRADO.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado nesta questão possui 4 erros:

    - O 1º erro ocorre devido ao emprego do trecho "Temos  a  satisfação  de convidar‐lhe". Tal uso está infringindo o atributo da concisão, que estabelece que se deve transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Assim, o correto seria apenas "Convidamo-lo";

    - O 2º erro é referente à regência do verbo convidar. O pronome oblíquo “lhe" é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Assim, a expressão “convidar-lhe" está errada, pois tal verbo é transitivo direto, ou seja, exige complemento, porém sem preposição. Nesse sentido, o correto é 'convidá-lo'. Ou ainda, conforme análise apresentada no 1º erro, 'Convidamo-lo";

    - O 3º erro diz respeito à concordância em "conforme  programação  que  segue  anexo". Se o vocábulo "anexo" for empregado sem a preposição “em", tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associado. Assim, constatado que no texto tal vocábulo exerce a função de adjetivo e que concorda com o substantivo "programação", que é feminino, ele deve estar flexionado também no feminino para a correta concordância. Então, o trecho deve ser assim escrito: conforme programação que segue anexa";

    - O 4º erro é referente ao trecho "devendo os trabalhos serem encaminhados via e‐mail". Tendo em vista que ele apresenta uma outra informação, que é a necessidade do trabalho ser enviado por e-mail, é preciso que ele seja inserido em um novo período.

    Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim:  Convidamo-lo  enquanto  palestrante para participar da Semana do Farmacêutico,  conforme  programação  que  segue  anexa  a  este. Em tempo, informo que os trabalhos devem ser encaminhados via e-mail.
    Gabarito: ERRADO
  • Eu acho que a resposta da Professora (que é muito boa, amo os comentários dela) carece de pequenos reparos:

    ===========

    Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim: Convidamo-lo enquanto palestrante para participar da Semana do Farmacêutico, conforme programação que segue anexa a este. Em tempo, informo que os trabalhos devem ser encaminhados via e-mail.

    Gabarito: ERRADO

    ===========

    Esse vocábulo "informo" não fere a impessoalidade?

    Não seria mais adequado dizer: "informamos"?

  • Quando o verbo terminar em R/S ou Z, a ênclise ficará -lo -la -los. -las.

    Fonte: meus resumos

  • Justificando minha resposta e respondendo ao comentário do colega Melkzedec Ojeda

    Primeiro,

    "a satisfação" Fere a impessoalidade

     "conforme programação que segue anexo a este"

    Quando o termo vem com a preposição "em" da seguinte forma: "em anexo", ela é invariável e não muda de jeito nenhum.

    Mas quando vem sem preposição, igual ao enunciado, deve concordar com o termo a que se refere, pois é um adjetivo.

    programação é termo feminino, então ficaria "conforme programação que segue anexA"

    Agora respondendo ao comentário do colega, a resposta é não, não fere a impessoalidade. O uso da primeira pessoa não é proibido. Somente prejudicará a impessoalidade quando você usar esse tipo de discurso para manifestar opiniões, subjetividades ou impressões pessoais.