SóProvas


ID
316705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os princípios fundamentais de Contabilidade em vigor não permitem que as empresas apresentem demonstrações contábeis avaliadas com base no critério de custeio direto ou variável.

O princípio fundamental de Contabilidade que impede o uso desse critério é o da(o)

Alternativas
Comentários
  • Também não entendi. Alguém pode auxiliar?
  • Não entendi muito bem a explicação da colega acima, alguém poderia me explicar melhor?
    Pois tenho dificuldades com dois desses Principios Fundamentais da Contabilidade, são eles:
    o da Competência;
    e o da Prudência.

  • custeio direto, ou custeio variável, é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas oscustos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. Desse modo, o custo dos produtos vendidose os estoques finais de produtos em elaboração e produtos acabados só conterão custos variáveis.

    Os métodos de Custeio atribuem para cada custo uma classificação específica, na forma de custos fixos ou custos variáveis.

    O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites. Esse sistema produz informações importantissimas como a margem de contribuição (contribuição marginal) e é o sistema que proporciona os subsídios necessários para a tomada de decisões nas empresas.

    Porém esse método de custeio, apesar de mais crível e de acordo com os padrões internacionais, não é aceito para demonstrativos externos, pois fere um os princípios contábeisaceito no Brasil e também não é aceito perante a legislação do imposto de renda.

    Em organizações de grande porte e em filiais de empresas multinacionais no Brasil, é praxe a existência de relatórios contábeis / fiscais, que visam apenas o atendimento da legislação local e os relatórios gerenciais, mais completos e que demonstram mais fielmente a realidade dos números. Apenas estes últimos são utilizados para a tomada de decisões e apresentações aos acionistas e Conselho de Administração.

  • Resumindo:
    No Custeio Variável só são apropriados aos produtos os custos variáveis, já os fixos vão diretamente para o resultado do período, dessa forma os custos fixos são levados ao resultado mesmo não havendo a venda do produto, contrariando o Princípio da Competência que diz que as receitas e as despesas devem ser registradas no período em que ocorreram. Embora seja gerencialmente melhor, esse tipo de custeio não é reconhecido pelo fisco.
  • Letra C

    PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO
     
    Os métodos de custeio são a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais...os métodos de custeio estão relacionados à forma de atribuição dos custos aos produtos/serviços ou outros objetos, tais como: clientes, regiões, canais de distribuição etc. (Moura, 2005). 

    Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível

    Custeio por Absorção ou "custeio integral”, consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

    Custeio Direto ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto ou serviço será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos.
     
    Vantagens do custeio direto ou variável, segundo Megliorini (2001) é que este método permite aos administradores utilizar  os  custos  como ferramenta auxiliar na tomada de decisões. Martins (2008, p. 220) destaca que, a vantagem do custeio variável encontra-se no fato de que, o mesmo ter:  [...] condições de propiciar muito mais rapidamente informações vitais à empresa; também o resultado medido dentro de seu critério parece ser mais informativo à administração, por abandonar os custos fixos e tratá-los contabilmente, como se fossem despesas, já que são quase sempre repetitivos e independentes dos diversos produtos e unidades.
     
    Como desvantagem, Andrade, Batista e Souza (2010) destacam que, o custeio variável não obedece aos princípios fundamentais de contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competênciauma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado. Além do mais, esse método tem sua utilização nas empresas de forma mais tímida por se tratar de um método mais sofisticado.

    Custeio-padrão é um custo-padrão pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/metodosdecusteio.htm
    http://www.docstoc.com/docs/137919445/The-choice-of-absorption-costing-method-came-from-the-fact-that-the-method-accepted-by-the