GABARITO: ERRADO
Segundo Lancaster (1996, p. 112):
O interesse do bibliotecário pela obsolência é prático e não teórico. Se o uso diminui com a idade, é preciso que se possam descartar itens com base em sua idade, ou pelo menos retirar itens mais antigos para depósitos menos acessíveis e menos dispendiosos.
Fonte: LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília,DF: Briquet de Lemos,1996. 356 p.
A questão aborda conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento de coleções.
O desenvolvimento de coleções pode envolver processos de aquisição, seleção, descarte e desbastamento de materiais. O desbastamento consiste na retirada de determinado item do acervo disponível para um local separado no qual o acesso é restrito.
Muitos indicadores podem ser considerados no processo de desbastamento: a frequência das consultas, o estado físico do material, o suporte e, como mencionado na assertiva, a idade do livro.
Um livro muito antigo pode consistir uma raridade ou precisar de cuidados específicos em seu manuseio e preservação. Retirá-lo da coleção comum tem como função preservar a integridade do material que poderia ser prejudicada se o livro fosse mantido com a coleção comum. Logo, a idade do livro é sim um indicador importante a ser considerado nos procedimentos de desbastamento de uma coleção.
Gabarito do Professor: ERRADO .