SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CRF-BA - Analista de Documentação


ID
3166564
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Farmácias homeopáticas não podem manter seções de  vendas  de  correlatos  e  de  medicamentos  não  homeopáticos,  mesmo  quando  apresentados  em  suas  embalagens originais. 

Alternativas
Comentários
  • Classificação da questão errada. Lei 5.991

  • Art. 12 - É permitido às farmácias homeopáticas manter seções de vendas de correlatos e de

    medicamentos não homeopáticos quando apresentados em suas embalagens originais.


ID
3166570
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


É  direito  do  farmacêutico  recusar‐se  a  exercer  a  profissão  em  instituição  pública  ou  privada  sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar  o  usuário,  com  direito  à  representação  às  autoridades  sanitárias e profissionais. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!

    Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;


ID
3166600
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere às normas relacionadas ao Conselho Federal  de Farmácia e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.


Entre as atribuições  do  Conselho  Federal  de  Farmácia,  estão  a  de  organizar  seu  regimento  interno  e  a  de  aprovar  os  regimentos  internos  organizados  pelos  Conselhos  Regionais,  modificando  o  que  se  tornar  necessário, a fim de manter a unidade de ação. 

Alternativas
Comentários
  • Letra da lei clara:

    Art. 6 - São atribuições do Conselho Federal:

    a) organizar o seu regimento interno;

    c) aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a unidade de ação;


ID
3167326
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à correção gramatical dos trechos apresentados  e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.


Em  cumprimento  à  determinação  dessa  Presidência,  encaminhamos,  anexas,  a  documentação  e  as  informações  referentes  ao  processo  de  registro  do  Laboratório de Análises Clínicas XYZ.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Em cumprimento à determinação dessa Presidência, encaminhamos, anexas, a documentação e as informações referentes ao processo de registro do Laboratório de Análises Clínicas XYZ.

    ? Questão perfeita, sem nenhum erro; cumprimento a alguma coisa (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "determinação" (=crase); documentação e informações anexas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Em cumprimento à determinação dessa Presidência, encaminhamos, anexas, a documentação e as informações referentes ao processo de registro do Laboratório de Análises Clínicas XYZ.

    Quando me deparo com frases deslocadas sempre procuro colocá-las em ordem para facilitar o raciocínio.

    Encaminhamos (o quê?) a documentação e as informações referentes ao processo de registro do Laboratório de Análises Clínicas XYZ (como?) anexas (qual a razão?) em cumprimento à determinação dessa Presidência.

    Qualquer erro mandem mensagem privada que edito ou excluo o comentário.

  • Resposta: certo

     

    Explicando anexas:

    anexo(a) é adjetivo e concorda com o substantivo ao qual se refere

    "encaminhamos, anexas,  a  documentação  e  as  informações" -> anexas está se referindo a "a  documentação  e  as  informações"

    Anexa neste caso é um predicativo do sujeito; observe que o verbo "está" está implicito e que os termos da oração foram invertidos:  "a domcumentação e as informações estão anexas"

    Quando o predicativo vem antes dos substantivos, ou ele vai para o plural, concorcando com os dois substantivos,  ou concorda só com o primeiro substantivo. Logo, poderia ser escrito "anexas" concordando com documentação e informações ou "anexa", concordando apenas com documentação.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e ao uso adequado da linguagem na correspondência oficial. 

    O trecho "à  determinação  dessa  Presidência" é o complemento nominal de "cumprimento". Tendo em vista que esse tipo de complemento deve ser sempre introduzido por preposição, é obrigatório o uso da crase, uma vez que é necessário nesse contexto artigo e preposição.
    Outro aspecto que pode gerar dúvida é o uso de "anexas". Sendo esse vocábulo um adjetivo, deve sempre concordar com o substantivo que acompanha, que, no caso da frase analisada, é "a  documentação  e  as  informações". Sendo assim, a flexão de tal adjetivo deve ser feita no feminino e no plural, e, portanto, está correta.
    Sendo assim, verificamos que o texto presente neste item atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, a ortografia, a pontuação e a acentuação foram empregadas corretamente. Dessa forma, a questão está correta.

    Gabarito: CERTO

  • GABARITO: CERTO

     

    Em  cumprimento  à  determinação  dessa  Presidência,  encaminhamos,  anexas,  a  documentação  e  as  informações  referentes  ao  processo  de  registro  do  Laboratório de Análises Clínicas XYZ.  

     

    Explicando anexas:

     

    anexo(a) é adjetivo e concorda com o substantivo ao qual se refere

    "encaminhamos, anexas, a documentação e as informações" -> anexas está se referindo a "a documentação e as informações"

     

    Anexa neste caso é um predicativo do sujeito; observe que o verbo "está" está implícito e que os termos da oração foram invertidos: "a documentação e as informações estão anexas"

     

    Quando o predicativo vem antes dos substantivos, ou ele vai para o plural, concordando com os dois substantivos, ou concorda só com o primeiro substantivo.

     

    Logo, poderia ser escrito "anexas" concordando com documentação e informações ou "anexa", concordando apenas com documentação.

     

  • Errei por pensar que seria "Anexos".

    Agora sei que é um adjetivo.

  • Resumindo

    Se tem a preposição "em" (em anexo) é advérbio e não muda por nada.. Se for só "anexo" pode ir pra feminino, plural, pra tudo que é canto

  • chuva de virgula e zero erro, virou rotina ler parando.


ID
3167329
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à correção gramatical dos trechos apresentados  e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.


Esta Comissão Especial, em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa  Excelência  informar  que  recepcionamos  vosso  ofício  e  estamos efetuando as pesquisas necessárias com vistas  o atendimento do mesmo no menor espaço de  tempo  possível. 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Vou apontar o erro que localizei e já descartei a questão, mas deve haver outros.

    ? Esta Comissão Especial, em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência informar que recepcionamos vosso ofício e estamos efetuando as pesquisas necessárias com vistas o atendimento do mesmo no menor espaço de tempo possível.

    ? Vistas a alguma coisa (preposição "a") + artigo definido "o" (=ao atendimento).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • -Esta Comissão Especial, em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência informar que recepcionamos vosso (seu) ofício e estamos efetuando as pesquisas necessárias com vistas o atendimento do mesmo no menor espaço de tempo possível.

    O CORRETO É SEU. ''Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa.''

    Exemplo:Vossa Senhoria designará seu substituto.(E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)

    -Além desse erro, acredito que a frase ''vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência'' deixa o fragmento prolixo e um dos atributos da redação oficial é a concisão.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao padrão culto da língua. 

    O texto apresentado possui três erros:
    - o 1º é referente ao uso do pronome "vosso". De acordo com o Manual de Redação, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Dessa forma, a construção correta é "[...] vem respeitosamente à presença de Vossa  Excelência informar que  recepcionamos seu ofício [...]. 
    - O 2º diz respeito à construção da expressão "com vistas". A regra determina que, se a palavra que a segue for feminina e acompanhada pelo artigo definido feminino, ocorrerá a crase e o acento deve ser inserido (com vistas à). Entretanto, se a palavra for masculina, a forma passa a ser "com vistas ao/aos". Sendo assim, a construção do trecho ficará de acordo com o padrão culto assim: [...] as pesquisas necessárias com vistas ao atendimento [...].
    - o 3º é referente ao emprego "do mesmo". A gramática determina que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. Sendo assim, a construção correta é "[...] com vistas ao atendimento dele no menor espaço de tempo  possível."

    Diante da análise acima, verificamos que esta questão está incorreta.

    Gabarito: ERRADO

  • Descartei a questão devido a crase. Acredito que esteja incorreta essa crase.

  • A utilização do gerúndio tb é incorreto.

    Trecho " ....e estamos EFETUANDO...."

  • GABARITO: ERRADO

    Concordância com os pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.

    Exemplo: Vossa Senhoria designará o assessor.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa.

    Exemplo: Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • GABARITO: ERRADO

     

    Esta Comissão Especial, em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência informar que recepcionamos vosso ofício e estamos efetuando as pesquisas necessárias com vistas o atendimento do mesmo no menor espaço de tempo possível.

     

    1)

    4.1.1 Concordância com os pronomes de tratamento
     

    Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.
     

    Exemplo:
    Vossa Senhoria designará o assessor.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa.

    Exemplo:
    Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)
     

     

    2) Vistas a alguma coisa (preposição "a") + artigo definido "o" (=ao atendimento).

  • GAB: ERRADO

    Em vermelho seguem os erro (ou possíveis erros):

    Esta Comissão Especial, em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência informar que recepcionamos vosso ofício e estamos efetuando (possível erro) as pesquisas necessárias com vistas o atendimento do mesmo no menor espaço de tempo possível.

    Justificando:

    Uso inadequado do pronome 'vosso'. Deveria ser 'seu', pois como bem disseram os colegas, a concordância de um pronome de tratamento - em regra - DEVE ser com a terceira pessoa.

    Marquei como possível erro 'estamos efetuando', pois - para mim - estamos diante de um possível gerundismo.

    GERÚNDIO OU GERUNDISMO?

    Chama-se, portanto, de gerúndio a uma forma nominal do verbo que pode e deve ser usada adequadamente. Atualmente, denomina-se gerundismo ao uso inadequado do gerúndio, à mania exaustiva do uso do gerúndio em situações em que esta forma é desnecessária. Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada.

    QUANDO USAR E QUANDO NÃO USAR O GERÚNDIO?

    Observe:

    Vou estar transferindo sua ligação. (gerundismo)

    Vou transferir sua ligação. (correto)

    Desculpe, senhora, mas estamos tendo que fazer tudo manualmente. (gerundismo)

    Desculpe, senhora, mas temos que fazer tudo manualmente. (forma correta)

    Utiliza-se o gerúndio, portanto, quando queremos dar a ideia de ação em andamento, ação contínua ou concomitante a outra ação.

    Estamos pesquisando a obra de Fernando Pessoa.

    Um aluno vai pesquisando, enquanto o outro redige o texto.

    José anda pesquisando muito na biblioteca.

    Se a ideia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio.

    Vamos estar encaminhando sua solicitação (errado)

    Vamos encaminhar/ encaminharemos sua solicitação (correto)

    Os estudantes vão estar pesquisando demais na próxima semana. (errado)

    Os estudantes vão pesquisar/ pesquisarão demais na próxima semana. (certo)

    Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando.

    CONCLUSÃO

    Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.

    Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso.

    FONTE: Maria Antunes de Jesus, Rosana Morais Weg e Maria Salete Prado Soares (https://www.catho.com.br/)

    'com vistas' exige preposição 'a', portanto o correto seria 'com vistas ao atendimento'.

    OBS.: tanto faz se é 'com vista a' ou 'com vistas a', ambas as formas estão corretas.

    ATENÇÃO, a crase em 'vem respeitosamente à presença' está bem empregada, e - para mim - coesa.

    Bons estudos! (:


ID
3167332
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere  que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras; expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Acerca  dos  conceitos  de  hardware,  do  sistema  operacional  Windows 8 e dos conceitos de redes de computadores, julgue o item.


A  memória  ROM  é  um  tipo  de  memória  em  que  as  informações  são  gravadas  pelo  fabricante  uma  única  vez.  Esse  tipo  de  memória  não  permite  que  as  informações sejam apagadas, apenas acessadas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A memória somente de leitura ou ROM é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

  • CERTA.

    MEMÓRIA RAM:

    -MEMÓRIA VOLÁTIL DE PROCESSAMENTO, POIS SEUS DADOS SÃO APAGADOS, SÃO TEMPORÁRIOS.

    MEMÓRIA ROM:

    -SOMENTE LEITURA.

    -NÃO VOLÁTIL, ARMAZENA DADOS DO FABRICANTE.

  • Memória somente leitura (ROM – Read Only Memory)

     

    A memória ROM é um tipo de armazenamento não-volátil, feito para preservar a informação mesmo na ausência de alimentação, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Chip da BIOS em placa-mãe: exemplo típico de memória ROM.

    GAB = CERTO

  • Gabarito: Certo!

    MEMÓRIA RAM:

    -MEMÓRIA VOLÁTIL DE PROCESSAMENTO, POIS SEUS DADOS SÃO APAGADOS, SÃO TEMPORÁRIOS.

    MEMÓRIA ROM:

    -SOMENTE LEITURA.

    -NÃO VOLÁTIL, ARMAZENA DADOS DO FABRICANTE.

  • A questão está se referindo a memória ROM do tipo PROM.

  • À essa altura seria interessante se o examinar descrevesse: "ROM em sentido estrito"

    Não tem como adivinhar quando estão se referindo a ROM como um todo ou só a original...

  • Também acho que a banca deveria especificar. Gente, existem tipos de memória ROM. Inclusive essa banca já considerou a seguinte assertiva como correta:

    (Quadrix - 2019 - CRF - SE- Administrador) A memória EPROM (Electrically‐Erasable Programmable Read‐Only Memory) pode ser apagada por meio do uso de radiação ultravioleta.

    Mas enfim, vamos focar nos principais tipos:

    PROM: Tipo de memória Rom que só permite ser escrita e gravada uma única vez.

    EPROM: Pode ser regravada mas com a utilização de luz Ultravioleta

    EEPROM: Pode ser regravada por meio de Impulsos elétricos

    FEPROM: Evolução da anterior e consome menos energia.

  • GAB: CERTO

    Quando a banca não especifica, em regra, ela se refere à memória ROM do tipo PROM.

    Em outras situaçõe ela especificará qual tipo (EPROM, EEPROM e FEPROM)

  • Questão super passível de anulação, visto que não especificou o tipo de memória ROM.

  • Quando eu vejo questão de hardware sempre dá um nervoso. Acho que tenho um bloqueio.

  • Vivendo e aprendendo com questões, generalizou não pode ser adentrado os conceitos de EPROM EEPROM OU FEPROM.

  • Vamos analisar a questão.

    A memória ROM (Read Only Memory – memória somente leitura) é gravada pelo fabricante do dispositivo e armazena as informações sobre os componentes, para ser usada no momento da inicialização. Ela não permite que seus dados sejam apagados, mas apenas acessados e configurados.

    A configuração será realizada através de um software como o SETUP, para definir os parâmetros da BIOS (Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída), utilizados no POST (Power On Self Test – autoteste da inicialização).

    Existem modelos de memória ROM que permitem o apagamento dos dados e uma nova gravação.

    A memória ROM poderá ser de diferentes formatos de construção, como:
    - ROM (memória somente leitura - Read Only Memory, que não permite regravações).
    - PROM (memória somente leitura programável - Programmable Read-Only Memory).
    - EPROM (memória somente leitura programável e apagável - Erasable Programmable Read-Only Memory).
    - EEPROM (memória somente leitura programável e apagável eletricamente - Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory).


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A memória ROM é um tipo de memória em que as informações são gravadas pelo fabricante uma única vez. Esse tipo de memória não permite que as informações sejam apagadas, apenas acessadas.

  • Este trem de palavras "exclusivas, restritivas, diminutiva." funcionou não em fi. Segue o baile.

    Dica: Estude. esqueça de dica, criem as de vcs. muitas pessoas passam em concursos e não sabem nem como passou ai depois, viram, COACHINGG.

    Ka ka ka ka ka ka ka ka Deus do céu. Jesus pai amado. Afasta de mim.

  • Gabarito: Certo.

    ROM apenas leitura.

    EPROM e EEPROM podem ser apagadas e reprogramadas.

    Bons estudos!

  • A memória ROM é um tipo de memória em que as informações são gravadas pelo fabricante uma única vez. Esse tipo de memória não permite que as informações sejam apagadas, apenas acessadas. 

    MEMÓRIA RAM ARMAZENA DADOS DO FABRICANTE.


ID
3167335
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere  que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras; expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Acerca  dos  conceitos  de  hardware,  do  sistema  operacional  Windows 8 e dos conceitos de redes de computadores, julgue o item.


Um  teclado  pode  ser  conectado  ao  computador  por  meio de diversos tipos de conexões, como, por exemplo,  PS‐2, USB e Wireless

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Correto. Veja que um mouse pode possuir qualquer uma dessas entradas PS2 (computadores antigos de "mesa", USB (mais usual) e Wireless (tecnologia sem fio).

  • PS-2 é aquela conexão redonda com 6 pinos, antigamente bastante utilizada para mouse e teclados.

    Origem do nome: Criado pela IBM em 1987 para os IBM Personal System/2, por isso, PS-2.

  • QUASE sempre que a questão falar em recurso tecnológico na informatica a questão ta certa.

  • Quem nunca quebrou um pininho da entrada ps2 kkkk

  • Gabarito: Correto!

  • mesmo na tecnologia wireless é utilizado a usb do pc para inserir o receptor do teclado. questão mal feita.

  • Achei que PS-2 era somente para áudio.

  • Wireless esta relacionado a "tecnologia sem fio" e não "internet sem fio".

  • O teclado é um periférico de entrada de dados, que permite a digitação de teclas que acionarão comandos nos programas.

    Ele poderá ser conectado na CPU (Central Processor Unit - Unidade Central de Processamento) através de conexões como:
    - DIN - usada nos primeiros modelos populares dos anos 80.
    - PS/2 - usada nos modelos dos anos 90/2000, também conhecido como mini-DIN.
    - USB - usada nos modelos dos anos 2000, em portas Universal Serial Bus.
    - wireless - sem fio, geralmente com Bluetooth.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Show papai, manda mais Senhor.

    Alô PCRN, mia fia tá ai. o txio tá chegando.

    Agora, papel e caneta, em breve, pistola e distintivo.

  • kkk quem achou q era playstation 2

    eu nao

  • teclado wireless usa o que para se conectar com computador? USB, logo wireless é USB. não tem sentido a questão separar USB e wireless.

  • Boa noite. Algumas pessoas estão se questionando sobre Wireless (tecnologia sem fio).

    *Algumas Motherboard estão vindo com placa de rede (Wireless) integrada.

    *Já existem no mercado mouse e teclado sem fio que conectar diretamente no dispositivo que tenha wi-fi. Não precisando conectar dispositivo USB.

    Desta forma,

    Gabarito C


ID
3167338
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere  que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras; expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Acerca  dos  conceitos  de  hardware,  do  sistema  operacional  Windows 8 e dos conceitos de redes de computadores, julgue o item.


Por meio da barra Charms do Windows 8, o usuário pode  ter  acesso  às  configurações  do  computador  e  realizar  ajustes de volume e brilho da tela, entre outros. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     É nela em que se localizam as “Charms”, funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

  • Gab. C

    Você pode acessar as configurações e as informações de aplicativos em andamento, mas também os parâmetros generosos do PC. Você pode, além de outras coisas, conectar-se em uma rede, regular o som e a luminosidade de sua tela, mascarar provisoriamente as notificações, modificar o idioma do teclado e do sistema.

    Fonte: https://br.ccm.net/faq/13460-como-e-a-barra-de-charms-do-windows-8

  • Certo.

    No ícone de Configurações há várias ferramentas como internet, volume, brilho, notificações, liga/desliga, teclado e outras.

  • No Windows 8 foi apresentada a Barra Charms.

    Localizada na lateral direita, permite acesso às opções Pesquisar, Compartilhar, Iniciar, Dispositivos e Configurações.



    Através do item Configurações, o usuário poderá alterar os ajustes de volume e brilho da tela.

    A Barra Charms foi descontinuada no Windows 10.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Diferentemente do tradicional botão iniciar e da barra de tarefas, a Charm Bar nem sempre está aparente na tela. Ela é ativada por gestos - em telas sensíveis ao toque - pelo atalho Windows + C ou pela passagem do cursor sobre os cantos superior ou inferior, no lado direito da tela.


ID
3167344
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere  que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras; expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Acerca  dos  conceitos  de  hardware,  do  sistema  operacional  Windows 8 e dos conceitos de redes de computadores, julgue o item.


Uma das formas de se apurar, com precisão, o tamanho  da maior rede de computadores, a Internet, é por meio  da quantidade de computadores conectados a ela. Para  isso, basta saber a quantidade de computadores do tipo  desktop que estão conectados à Internet. 


Alternativas
Comentários
  • não apenas desktop's mas também outros dispositivos que não se utilizam de cabos para conexão, como tablets, smastphones, notebooks etc., logo, para se saber a quantidade de dispositivos conectados, tem de ser feito um apanhado geral tanto os via ethernet, quanto via Wi-Fi.

  • Gabarito errado para os não assinantes.

    Ele existe e todo mundo imagina que seja (quase) imensurável, mas, afinal, qual o tamanho do universo da internet? A estimativa é de que, hoje, o tráfego de dados na internet produza por hora informação suficiente para ser contida em 7 milhões de DVDs.

    E esse universo atual ainda deve ser expandido quatro vezes mais. É o que divulgou a Cisco, nesta quinta-feira , em seu estudo anual Visual Networking Index, com base em dados coletados por provedores de internet.

    Em 2015, segundo o estudo, serão 966 exabytes (unidade que corresponde a 1,000,000,000,000,000,000 bytes) de informação consumidos, o equivalente a 28 milhões de DVDs preenchidos por hora.

    Para se ter uma ideia da velocidade no aumento do consumo, os dados apontam que somente o aumento do tráfego entre 2014 e 2015 já será maior do que todo a informação que circulou na internet em 2010.

    Achei essa reportagem legal, quem quiser conferir:

    https://exame.abril.com.br/tecnologia/voce-sabe-qual-e-o-tamanho-da-internet/

  • É praticamente quase impossível mensurar a quantidade de usuários, pelo fato de que um usuário só tem acesso à internet através de seu notebook, celular, tablet, etc..

  • É praticamente quase impossível mensurar a quantidade de usuários, pelo fato de que um usuário só tem acesso à internet através de seu notebook, celular, tablet, etc..

  • Acho que só os EUA conseguem medir o tamanho.

  • Creio que o cerne da questão está em relação à classificação das redes pela sua abrangência (tamanho), o que torna a internet uma WAN.

  • Estamos na era da "Internet das Coisas" ou Internet of Things (IoT), praticamente tudo é conectado à internet atualmente.

    Acredito ser imensurável (com precisão) o tamanho da internet (rede das redes), pois a quantidade de equipamentos conectados simultaneamente, bem como a volatilidade das conexões (que são feitas, desfeitas e refeitas de forma frenética e incessante - pense, a todo instante alguém se conecta e alguém "sai" da internet) impede definir número certo.

    De toda forma, se houver meio capaz de medir a quantidade de equipamentos conectados, certamente se terá hábeis à mensuração desejada. Mas, retornando ao dito no início, quanto a estarmos na era da IoT, não basta aferir apenas os notebooks conectados, é preciso verificar todo e qualquer equipamento online.

  • Eu vislumbrei dois erros: 1: a palavra “precisão”, acho que é bem difícil medir com tamanha precisão. 2- Desktop, pois existem notebook, telefones, tablets. Não sei se é inteligente, mas assim que acertei.

  • A Internet é a rede mundial de computadores.

    Ela é formada pela interligação de diferentes dispositivos. Confira alguns modelos:
    - desktop - computadores com gabinete, monitor, teclado e mouse.
    - notebook - portáteis com tela, teclado e mouse (touch pad) integrados.
    - smartphones - móveis com conexões sem fio.
    - impressoras.
    - aparelhos domésticos.
    - automóveis.
    - servidores de rede - computadores de grande porte para fornecer serviços aos clientes.
    - switches - concentradores, para vários dispositivos em várias redes.
    - repetidores de sinal - que recebem e enviam dados para aumentar o alcance da rede.
    - Entre muitos outros.

    Logo, não é possível determinar o tamanho da Internet considerando somente os modelos desktop conectados nela.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Dica - Número de computadores e velocidade NÃO SÃO PADRÕES PARA SE DIFERENCIAR AS REDES.

    São padrões utilizados para se classificar as redes de computadores:

    Tamanho físico

    tecnologia de transmissão

    topologia

  • A Internet é a rede mundial de computadores.

    Ela é formada pela interligação de diferentes dispositivos. Confira alguns modelos:

    - desktop - computadores com gabinete, monitor, teclado e mouse.

    - notebook - portáteis com tela, teclado e mouse (touch pad) integrados.

    - smartphones - móveis com conexões sem fio.

    - impressoras.

    - aparelhos domésticos.

    - automóveis.

    - servidores de rede - computadores de grande porte para fornecer serviços aos clientes.

    - switches - concentradores, para vários dispositivos em várias redes.

    - repetidores de sinal - que recebem e enviam dados para aumentar o alcance da rede.

    - Entre muitos outros.

    Logo, não é possível determinar o tamanho da Internet considerando somente os modelos desktop conectados nela.


ID
3167347
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere  que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras; expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Acerca  dos  conceitos  de  hardware,  do  sistema  operacional  Windows 8 e dos conceitos de redes de computadores, julgue o item.


O  programa  ping  é  uma  importante  ferramenta  para  testar  a  conectividade  entre  dois  servidores.  Ele  funciona tanto em servidores quanto em computadores  pessoais (PCs). 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Ping ou latência é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede utilizando o protocolo ICMP.

  • Ping (Packet Internet Network Grouper algo como Procurador de Pacotes da Internet) é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede. Ele basicamente envia dados para esses aparelhos e fica aguardando as respostas. Se o equipamento responder, significa que está ativo.

     

    Fonte: TechTudo.

  • Podemos considerar o "comando" PING como um "programa"?

  • SÓ QUEM É GAMER, SABE! RS

  • Gabarito C para os não assinantes.

    PING: Trata-se de um comando usado para verificar a conectividade entre equipamentos (normalmente entre sites de internet). Seu funcionamento é simples, consiste no envio de pacotes para o equipamento ou site de destino e na "escuta" das respostas. Se o equipamento de destino ou site estiver ativo, uma "resposta" será devolvida ao solicitante.

    http://blogdoconcursopb.blogspot.com/2011/04/informatica-o-que-e-ping-e-arp.html

  • CORRETO - embora questionável

    Como fazer o teste do ping no cmd?

    Segure o botão com o ícone do Windows no lado esquerdo do seu teclado e pressione " R " para abrir a janela "Executar" . Digite "cmd" e pressione "OK ". O Prompt de Comando do Windows será aberta. Digite " ping" seguido pelo endereço IP do computador que você gostaria de testar a sua conectividade de rede com.

    obs: o Comando Ping é um teste de conectividade, não necessariamente um programa.

    Fonte: clube do hardware . com

    Bons estudos.

  • Sério que Ping é um programa? Nos termos da questão eu JURAVA que ping era um comando... Comando não é programa. Dadá Maravilha: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Programa é Programa e Comando é Comando.

  • Em uma prova do CESPE marco errada, ping nunca foi um programa, é somente um comando.

  • Uma das ferramentas que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede é o comando ping. Para quem não conhece, o ping é dos comandos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade, ao nível do IP, entre equipamentos.

  • Gabarito: Certo!

    Ping ou latência como podemos chamar, é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos.

  • Se vc estuda para o Cespe. Saiba que o ping não é um programa ok

  • PING não é um programa e sim um COMANDO inserido no PROMPT DE COMANDO (CMD). Serve para testar a conectividade entre DOIS servidores:

    Força!

  • correto

    ping é um programa sim, por isso ele precisa de um comando pelo CMD, tanto que existe alguns outros programas que utilizam sua base de funcionamento

  • GAb C

    Ping ou latência como podemos chamar, é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. É um comando disponível praticamente em todos os sistemas operacionais.

  • Só não é considerado um programa.

  • comando ping é um método muito comum para pesquisar defeitos a acessibilidade dos dispositivos. Usa uma série de mensagens de eco do protocolo de controle de mensagens de Internet (ICMP) (ICMP) para determinar:

    Tá com duvida? segue então a maior empresa referência de redes de computadores...

    www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ios-nx-os-software/ios-software-releases-121-mainline/12778-ping-traceroute.html

  • Ping não é um programa, quadrix imunda.

  • Nunca pensei que o Call of Duty iria me fazer gabaritar informática

  • Complementando o que os colegas ja disseram, o comando ping serve para:

    • Verificar o funcionamento da placa de rede através de um PING no endereço de loopback (127.0.0.1);

    • Verificar a conectividade entre equipamentos de uma forma geral, seja em um mesmo enlace de rede ou em redes distintas;

    • Verificar o tempo de resposta entre os dispositivos;

    • Verificar o tamanho do MTU suportado nos enlaces;

    • Verificar a resolução de endereços DNS e a conexão com a Internet através do comando "ping www.domínio.com.br", em que o domínio pode ser qualquer URL da Internet;

    • Entre outros testes de nível lógico.

  • Ping ou latência como podemos chamar, é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. É um comando disponível praticamente em todos os sistemas operacionais.

  • @Nayara Mariana Sim.. o ping, telnet, ipconfig, ssh, etc.. são programas que rodam via terminal.. A diferença entre ele e um word da vida é apenas q interface gráfica.. (falando da forma mais básica possível).

    Se vc pesquisar na internet vai achar softwares q fazem o mesmo papel q o ping, so q uma interface gráfica bonitinha.. e features adicionais.. (tipo um wireshark)

  • Vamos analisar a questão.

    Os dispositivos conectados em uma rede de computadores poderão enviar e receber informações quando houver conectividade estabelecida por equipamentos de ligação, como roteadores, switches, hubs, bridges, etc.

    Um roteador (router) é um equipamento que encaminha o pacote de dados pela melhor rota.

    Um switch (selecionador) conecta vários dispositivos de diferentes redes.

    Um hub (concentrador) conecta vários dispositivos de uma rede.

    Uma bridge (ponte) conecta segmentos distantes de redes.

    Um gateway (portão) conecta redes diferentes.

    Como se pode observar, o simples pedido para navegar em um site na Internet, passará por muitos equipamentos até chegar ao servidor web. E por vezes, o servidor web pode não responder, por estar offline.

    Para verificar a conectividade entre um dispositivo e outro, podemos usar o comando PING. Ele está disponível tanto em servidores de redes quanto em computadores pessoais (PCs).

    O dispositivo de origem envia pacotes de dados e aguarda a resposta do destino. Então será medido o tempo de resposta e montadas estatísticas de eficiência do envio.

    Para executar o comando PING o usuário pode executar o Prompt de Comandos e digitar ping com um endereço IP ou URL do destino.


    Gabarito do professor: CERTO.
  • O professor coloca comando em negrito no próprio comentário mas mesmo assim considera a questão como certa... vai entender né.

  • Programa?

    CESPE: O PING consiste em uma ferramenta de rede que tem por objetivo verificar se um pacote pode alcançar um destino. O PING encapsula mensagens ICMP de echo request e echo reply. Já o TRACEROUTE consiste em uma ferramenta de rede que tem por objetivo identificar a rota por onde um pacote irá passar ate chegar ao seu destino final. O TRACEROUTE permite o uso de pacotes UDP, sendo esta uma grande vantagem, pois geralmente os firewalls bloqueiam mensagens ICMP em suas portas de entrada. CERTO

    Em suma, o PING TESTA O SERVIDOR!

  • O PING testa a conectividade entre máquinas, servidores, páginas da internet e blá blá blá.

    Fonte: meu marido (profissional da área).

  • Conquer online me ajudou!


ID
3167350
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico  Microsoft  Outlook  2016,  aos  sítios  de  busca  e  pesquisa na Internet e aos conceitos de organização e de gerenciamento  de arquivos e pastas, julgue o item.


No  Outlook  2016,  um  arquivo  de  pastas  particulares  (.pst) armazena as configurações da conta de e‐mail. Ao  movê‐lo  para  outro  computador,  as  configurações  da  conta de e‐mail também serão transferidas

Alternativas
Comentários
  • No Outlook 2016, um arquivo de pastas particulares (.pst) armazena as configurações da conta de e‐mail. Ao movê‐lo para outro computador, as configurações da conta de e‐mail também serão transferidas.

    Se você tiver uma conta POP ou IMAP, todas as informações já serão armazenadas em um arquivo de pastas particulares (. pst). Você pode mover este arquivo para um novo computador e manter as informações. Mover um arquivo. pst de um computador para outro não transfere as configurações de sua conta de email. Se você precisar configurar o Outlook em um novo computador, copie o arquivo. pst do computador antigo e configure sua conta de email no novo computador. Em seguida, você pode abrir o arquivo. pst do novo computador.

    Gabarito: Errado

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/localizar-e-transferir-arquivos-de-dados-do-outlook-de-um-computador-para-outro-0996ece3-57c6-49bc-977b-0d1892e2aacc

  • Quando o usuário do Microsoft 365 contas, contas do Exchange ou contas do Outlook.com, Hotmail.com ou Live.com quiser mudar de computador, ele terá a possibilidade de transferir algumas informações de uma máquina para outra, uma vez que backups são feitos pela plataforma, como, por exemplo: emails, seu catálogo de endereços pessoal, configurações do seu painel de navegação, assinaturas, modelos, estilos de impressão, assinaturas, configurações de envio/recebimento e etc. No entanto, você não terá um arquivo de pastas particulares (.pst). Você pode ter um arquivo de pastas offline (.ost), mas esse arquivo é automaticamente recriado pelo Outlook quando você adiciona uma nova conta de email. Não é possível mover o arquivo de um computador para outro.

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/localizar-e-transferir-arquivos-de-dados-do-outlook-de-um-computador-para-outro-0996ece3-57c6-49bc-977b-0d1892e2aacc

  • Vamos analisar a questão.

    O Microsoft Outlook é o cliente de e-mail do pacote Microsoft Office que envia e recebe mensagens de correio eletrônico, entre outras tarefas profissionais como reuniões, calendários, tarefas, contatos etc.

    As mensagens são armazenadas em arquivos com extensão PST (post, correio) e ao ser copiado para outro computador, somente elas serão transferidas.

    As configurações de conta são definidas na primeira execução do programa no novo computador, e depois o arquivo PST poderá ser recuperado.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • ERRADO

    As mensagens são armazenadas em arquivos com extensão PST (post, correio) e ao ser copiado para outro computador, somente elas serão transferidas.

    As configurações de conta são definidas na primeira execução do programa no novo computador, e depois o arquivo PST poderá ser recuperado.


ID
3167353
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico  Microsoft  Outlook  2016,  aos  sítios  de  busca  e  pesquisa na Internet e aos conceitos de organização e de gerenciamento  de arquivos e pastas, julgue o item.


Por padrão, os grupos no Outlook 2016 são criados como  públicos, ou seja, qualquer pessoa na organização pode  exibir o conteúdo deles. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Nome do grupo: crie um nome que represente a essência do grupo.

    Privacidade: por padrão, os grupos são criados como privados. Isso significa que somente os membros aprovados na organização poderão ver o conteúdo do grupo. Esse conteúdo do grupo estará indisponível para as pessoas não aprovadas.

  • Gabarito: Errado!

    O padrão é PRIVADO!

  • Por padrão, os grupos no Outlook 2016 são criados como PRIVADOS.

  • Vamos analisar a questão.

    O Microsoft Outlook é o cliente de e-mail do pacote Microsoft Office que envia e recebe mensagens de correio eletrônico, entre outras tarefas profissionais como reuniões, calendários, tarefas, contatos, etc.

    Os grupos do Microsoft Outlook são internos da organização.

    Ou seja, o usuário da conta corporativa cria um grupo para envio de mensagens com endereços de outros colaboradores da organização, e estes grupos poderão ser acessados por outros usuários.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • ERRADO

    O Microsoft Outlook é o cliente de e-mail do pacote Microsoft Office que envia e recebe mensagens de correio eletrônico, entre outras tarefas profissionais como reuniões, calendários, tarefas, contatos, etc.

    Os grupos do Microsoft Outlook são internos da organização.

    Ou seja, o usuário da conta corporativa cria um grupo para envio de mensagens com endereços de outros colaboradores da organização, e estes grupos poderão ser acessados por outros usuários.

  • agrupamento ENVIAR E RECEBER > GRUPOS DE ENVIO/RECEBIMENTO > DEFINIR GRUPOS

  • Lógica: Quem faz grupo quer `"privacidade".


ID
3167359
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico  Microsoft  Outlook  2016,  aos  sítios  de  busca  e  pesquisa na Internet e aos conceitos de organização e de gerenciamento  de arquivos e pastas, julgue o item.


O site de pesquisa Google não armazena as imagens das  quais  o  usuário  tenha  realizado  upload  para  fins  de  pesquisa.  Elas  são  descartadas  após  a  finalização  da  pesquisa. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Google é a busca reversa, que permite usar imagens para fazer pesquisas.

  • Google armazena "tudo"!

  • O Google armazena tua vida inteira!!! o que seria algumas imagens para ele??

    GABA: ERRADO!

  • Gabarito: Errado!

    O Google permite a pesquisa por imagem!

    Upload - ato de enviar uma informação, ger. um arquivo, para um computador remoto.

    Download - Nas redes de computadores, o download significa receber dados de um sistema remoto, normalmente um servidor como um servidor Web, um servidor FTP, um servidor de email ou outros sistemas similares.

  • Errado

    Tudo que falar que o Google não é capaz de fazer estará errado kkkk

    Google pode tudo, tenha a mente aberta.

  • O GOOGLE pode tudo

  • Vamos analisar a questão.

    Na Internet, as informações armazenadas em servidores web poderão ser localizadas com o uso de um site de pesquisa.

    Nos servidores web temos arquivos com textos, imagens, músicas (áudios), vídeos, entre outros formatos.

    Os sites de pesquisas, como Microsoft Bing e Google Buscas, permitem pesquisar a partir do carregamento de uma imagem que o usuário possui em seu dispositivo.

    As imagens que são carregadas em sites de pesquisas pelo usuário são armazenadas e indexadas pelo sistema. Desta forma, as próximas pesquisas similares apresentarão resultados mais precisos.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • O site de pesquisa Google não armazena as imagens das quais o usuário tenha realizado upload para fins de pesquisa. Elas são descartadas após a finalização da pesquisa.

    Questão extremamente subjetiva e confusa. Discordo da maioria dos colegas, não considero como uma questão sobre a capacidade do Google, mas sobre privacidade.

    Entendi que é sobre a pesquisa reversa, onde o usuário envia uma imagem no site https://images.google.com/.

    Porém, a imagem ficaria gravada no Google, já que não há uma página em que ela esteja hospedada?

    Logo, para mim não faz sentido...

  • Só pensar que os DADOS hoje são equivalentes ao PETRÓLEO: valem muito dinheiro.


ID
3167362
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico  Microsoft  Outlook  2016,  aos  sítios  de  busca  e  pesquisa  na  Internet e aos conceitos de organização e de gerenciamento  de arquivos e pastas, julgue o item.

No sistema operacional Windows, as pastas não podem  ser  copiadas,  pois  a  operação  copiar  é  destinada  especificamente aos arquivos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A opção copiar e destinada para as pastas e aos arquivos.

  • Gabarito: ERRADO

  • lembrar que se eu no momento da cópia:

    disco diferente -------> copia

    mesmo disco ---------> move

    Se acha difícil guardar isso, pense o seguinte:

    imagine que você tem um pen drive(disco F:\) tu conectou ele no computador do teu amigo para mostrar as fotos da sua posse no concurso público. Ele gostou demais de uma foto e vai arrastar para uma pasta dele no disco C:\ ele vai COPIAR porque são discos diferentes.... se não você perderia sua foto.... entendeu?

    agora

    se ele clicar SHIFT, CTRL, ALT o resultado independerá de qualquer local que será movido

    SHIFT ------------> mover

    CTRL -------------> Copiar

    ALT ----------------> ALTalho

    pertencelemos!

  • Vamos analisar a questão.

    O sistema operacional Windows é a plataforma que gerencia os softwares executados e realiza a comunicação com o hardware.

    As informações são arquivos, e gravadas em discos de armazenamento.

    As pastas são diretórios, divisões lógicas no disco de armazenamento, para organização de arquivos e outras pastas.

    Elas poderão ser copiadas, recortadas, deletadas e renomeadas, como qualquer outro objeto armazenado no Windows, desde que as devidas permissões tenham sido atendidas.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Errado.

    Tanto as pastas, quanto os arquivos podem ser copiados. E, copiando a pasta, todos os arquivos nela contidos vão juntos pro destino final.

    ______

    Bons Estudos.


ID
3167365
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico  Microsoft  Outlook  2016,  aos  sítios  de  busca  e  pesquisa  na  Internet e aos conceitos de organização e de gerenciamento  de arquivos e pastas, julgue o item.

No  Windows  7,  o  usuário  pode  abrir,  ou  até  mesmo  copiar, versões anteriores de arquivos que foram criados  pelo backup do Windows, sem ter de restaurá‐las. 

Alternativas
Comentários
  •  Se você não consegue encontrar um arquivo no computador ou se modificou ou excluiu um arquivo acidentalmente, pode restaurá-lo a partir de um backup (se estiver usando o backup do Windows) ou pode tentar restaurá-lo de uma versão anterior. As versões anteriores são cópias de arquivos e pastas que o Windows salva automaticamente como parte de um ponto de restauração. Às vezes, as versões anteriores são chamadas de cópias de sombra.

    Fonte: suporte do Windows

  • GABARITO: ERRADO

  • Basta restaurar a versão anterior .
  • Acrescentando a informação da @Isabela Veloso.

    Se você não consegue encontrar um arquivo no computador ou se modificou ou excluiu um arquivo acidentalmente, pode restaurá-lo a partir de um backup (se estiver usando o backup do Windows) ou pode tentar restaurá-lo de uma versão anterior.

    As versões anteriores são cópias de arquivos e pastas que o Windows salva automaticamente como parte de um ponto de restauração. Às vezes, as versões anteriores são chamadas de cópias de sombra.

    Somente arquivos restaurados pelo sistema podem ser abertos e copiados.

    Gabarito: ERRADO!

  • Gabarito: Errado!

    Somente arquivos restaurados pelo sistema podem ser abertos e copiados.

  • Vamos analisar a questão.

    Os dados do usuário poderão ser protegidos contra perdas (e ataques maliciosos como o ransomware, que sequestra os arquivos com criptografia para pedir resgate) através do backup.

    O backup é a cópia de segurança dos arquivos do usuário. A cópia de segurança possui formato próprio, com ou sem compactação. A extensão é BKF (Backup Files) e só poderá ser acessado pelo aplicativo de Restauração do Backup do Windows.

    O arquivo aberto será organizado, de acordo com o método que foi empregado em sua criação, e o usuário poderá localizar e recuperar as informações desejadas.

    As cópias de segurança só poderão ser recuperadas quando o usuário restaurar o backup, completamente ou apenas dos itens selecionados.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO

    Acrescentando >

    Restauração do sistema

     Restauração do Sistema é um recurso presente no Windows que permite restaurar o estado de arquivos de sistema e configurações para momentos anteriores pré-determinados, chamados de Pontos de Restauração.

    Imagem do sistema

    Uma imagem do sistema inclui o sistema operacional, todos os programas instalados, todas as configurações e também todos os arquivos do usuário. Ou seja, no caso de um desastre qualquer, de uma falha no HD, de um problema no sistema operacional, tudo pode ser restaurado.

  • Nishimura é o krai

  • Observação:

    Você não pode abrir nem copiar versões anteriores de arquivos que foram criados pelo Backup do Windows, mas você pode restaurá-las. Para restaurar uma versão anterior, selecione a versão anterior e clique em Restaurar.

  • Backup NÃO cria nada!

  • morri com o coment do Carlos Francisco haha

ID
3167368
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um carro gasta 30 L de gasolina para percorrer 360 km  e gasta 22 L de álcool para percorrer 198 km.   Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

Se  o  tanque  do  carro  tiver  20  L  de  gasolina  e  20  L  de  álcool e seu rendimento se mantiver proporcional nessa  mistura, então o carro percorrerá mais de 400 km. 

Alternativas
Comentários
  • Um carro gasta 30 L de gasolina para percorrer 360 km e gasta 22 L de álcool para percorrer 198 km. Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

    Se o tanque do carro tiver 20 L de gasolina e 20 L de álcool e seu rendimento se mantiver proporcional nessa mistura, então o carro percorrerá mais de 400 km.

    Se com 30 L de gasolina é percorrido 360 km, então o carro está fazendo 12 Km/L.

    Se com 22 L de álcool é percorrido 198 km, então o carro está fazendo 9 Km/L.

    Gasolina: 12 Km/L x 20 L = 240 Km

    Álcool: 9 Km/L x 20 L = 180 Km

    = 20 L Gasolina + 20 L de Álcool = 240 + 180 = 420 KM

    A capacidade total com essa quantidade de combustível é 420 Km

    CERTO

  • GABARITO CERTO

    Se o carro com 30 litros de gasolina percorre 360 km, então podemos calcular quantos kilometros ele faz por litro: 360 ÷ 30 = 12 Km / l

    Se o carro com 22 litros de álcool percorre 198 km, então podemos calcular quantos kilometros ele faz por litro: 198 ÷ 12 = 9 Km / l Distância percorrida com: Gasolina: 12 Km / l x 20 l = 240 Km Álcool: 9 Km / l x 20 l = 180 Km

    Assim temos a capacidade total com essa quantidade de combustível: 240 + 180 = 420 km 

  • Temos a quantidade percorrida por litro de combustível:

    360/30 = 12

    198/22 = 9

    12.20= 240

    9.20= 180

    180+240= 420

    420km percorrido


ID
3167371
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um carro gasta 30 L de gasolina para percorrer 360 km  e gasta 22 L de álcool para percorrer 198 km.   Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

Se o preço do álcool for 70% do preço da gasolina, então  é  mais  vantajoso  financeiramente  abastecer  com  gasolina. 

Alternativas
Comentários
  • Um carro gasta 30 L de gasolina para percorrer 360 km e gasta 22 L de álcool para percorrer 198 km. Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

    Se o preço do álcool for 70% do preço da gasolina, então é mais vantajoso financeiramente abastecer com gasolina.

    Se com 30 L de gasolina é percorrido 360 km, então o carro está fazendo 12 Km/L.

    Se com 22 L de álcool é percorrido 198 km, então o carro está fazendo 9 Km/L.

    Simulei uma situação onde vamos percorrer 100 km, que gastaria 8,33 L de gasolina e 11,11 L de álcool.

    A assertiva traz: Se o preço do álcool for 70% do preço da gasolina (...)

    Supondo que a gasolina seja 1$ o litro e que o álcool seja 0,70$, gastaríamos de gasolina 8,33$ e 7,77$ de álcool.

    ou seja... a conclusão

    "então é mais vantajoso financeiramente abastecer com gasolina."

    É FALSA

    pois o álcool no caso seria mais vantajoso.

  • Se o carro gasta 30 L de gasolina para andar 360 km.

    Para andar 360 km com álcool:

    22 - 198

    x - 360

    198x = 7920

    x = 7920/198

    x = 40 litros

    Então precisaríamos de 40 litros de álcool para andar os mesmos 360 km.

    Supondo que a gasolina seja R$ 1 o litro e que o álcool seja R$ 0,70, gastaríamos de gasolina R$ 30 para andar 360km, e gastaríamos de álcool R$ 28 para percorrer a mesma distância.

    Gabarito: ERRADO!

  • Se com 30 L o carro percorre 360 Km então ele faz c/ gasolina 12 Km/L

    Se com 22 L o carro percorre 198 Km então ele faz c/ álcool 9 Km/L

    então :

    9 / 12 = 0,75 ou 75%

    Questão Errada


ID
3167374
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todo advogado é homem. 

Todos os médicos são mulheres. 

Nenhum homem é motorista. 

Algumas mulheres são motoristas. 


Considerando  que,  em  uma  cidade,  sejam  verdadeiras  as  afirmações acima, julgue o item.


Nenhum advogado é médico. 

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Certo!

    Se tivesse um Advogado+Médico

    essa criatura seria Homem e Mulher ao mesmo tempo.

    O que é impossivel na lógica (princípios de Identidade, Não Contradição e Terceiro Excluido).

  • GABARITO: CERTO

    http://sketchtoy.com/69277566

  • eu considerei errado pois nos tempos atuais o cara pode ser homem e mulher ao mesmo tempo ....


ID
3167377
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todo advogado é homem. 

Todos os médicos são mulheres. 

Nenhum homem é motorista. 

Algumas mulheres são motoristas. 


Considerando  que,  em  uma  cidade,  sejam  verdadeiras  as  afirmações acima, julgue o item.


Todo homem é advogado. 

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Errado!

    Pode ser que tenha homem Policial, Homem enfermeiro, homem mercador, etc..

    as premissas não falam em momento nehhum de "Todo homem".

  • GABARITO: ERRADO

    http://sketchtoy.com/69277567

  • Todo advogado é homem, mas nem todo homem é advogado.

  • a gente lê os comentários esperando um bizu assim


ID
3167380
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todo advogado é homem. 

Todos os médicos são mulheres. 

Nenhum homem é motorista. 

Algumas mulheres são motoristas. 


Considerando  que,  em  uma  cidade,  sejam  verdadeiras  as  afirmações acima, julgue o item.


Todo motorista é médico. 

Alternativas
Comentários
  • Talvez seja... Talvez não seja!

    Gaba: ERRADO!

  • GABARITO: ERRADO

    http://sketchtoy.com/69277569

  • Motoristas e medicos estão contidos no conjunto mulheres, mas a questão não dá informações a mais, as duas profissões podem ser ou não interligadas.


ID
3167383
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todo advogado é homem. 

Todos os médicos são mulheres. 

Nenhum homem é motorista. 

Algumas mulheres são motoristas. 


Considerando  que,  em  uma  cidade,  sejam  verdadeiras  as  afirmações acima, julgue o item.


Alguma mulher motorista é médica. 

Alternativas
Comentários
  • Errei, mas pensei um pouco a respeito. E vi onde estava o erro do meu raciocínio. Veja: Todos OS MÉDICOS são mulheres. Ou seja: esse ofício é exclusivo das mulheres. Mas isso não quer dizer que todas o exerce. Ou seja: existem mulheres que não são médicas, apesar de ser um ofício só delas. A questão ressalta que ALGUMAS mulheres são motoristas. A banca pergunta: posso dizer que alguma mulher é médica e motorista? SIM!!! Você pode, banca. AGORA O PULO DO GATO: Mas, banca, existe mulher que pode não ser motorista, piorou médica. Como a afirmação não pode ser falsa e verdadeira ao mesmo tempo, a resposta está errada!

  • Talvez tenha.... talvez não tenha!

    Gaba: Errado!

  • Dizer que todos os médicos de determinada cidade são mulheres é diferente de dizer que todas as mulheres são médicas. Ou seja, alguma mulher motorista pode ou não ser médica.

  • Em suma, não há nenhuma premissa que forneça essa conclusão.

  • GABARITO: ERRADO

    http://sketchtoy.com/69277570

  • Se não posso afirmar, então não é uma conclusão válida.
  • Em lógica com esses diagramas de Venn só podemos afirmar o que temos certeza. Se não temos certeza então está errado

  • É possível, mas não necessariamente o será, portanto não pode ser afirmado e isso faz com q o gabarito esteja ERRADO

  • CUIDADO! Tem gente que tudo faz diagramas (EU me incluo nisso kkkkkkkkkkk), mas ao fazê-lo, precisamos acima de tudo: INTERPRETAR!

    Ao dizer: "Alguma mulher motorista é médica" ... sim, PODE SER, porém não posso provar (com absoluta certeza) que seja! Então se eu não posso afirmar que pode ou não pode, não tenho uma conclusão válida! Por isso a resposta é: ERRADO!

  • Venho reiterar os comentários dos colegas: não é possível afirmar com certeza absoluta. Pode ou não acontecer. A banca não deu informações suficientes para "bater o martelo". Logo, item falso.

    Segue diagrama: https://sketchtoy.com/70174508

    Percebam que existem duas possibilidades, a P1, em que as mulheres que são motoristas não são médicas; e a P2, em que as mulheres que são motoristas incluem médicas e não-médicas.


ID
3167386
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A é verdadeira. 

B é falsa. 

C = A → B. 

D = A˅B. 


A partir das afirmações acima, julgue o item.


C é verdadeira. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A é verdadeira.

    B é falsa.

    C = A → B. = V - F ( FALSA) (VERA FISH É FALSA)

    D = A˅B. = V OU F (VERDADEIRA)

    C é falsa.

  • no SE ENTÃO, o único jeito de ser falso é cair na regra da Vera Fischer, V-->F=F.

    algum equívoco corrija me!

  • C = A(V) → B(F). F

    D = A(V)˅B(F). V

    C é verdadeira.

    GAB: E


ID
3167389
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A é verdadeira. 

B é falsa. 

C = A → B. 

D = A˅B. 


A partir das afirmações acima, julgue o item.


D é verdadeira. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A é verdadeira.

    B é falsa.

    C = A → B. = V - F = FALSA

    D = A˅B. = V OU F = VERDADEIRA

    D é verdadeira.

  • no conectivo OU, só precisamos de uma verdade, para tudo ser verdade!

  • A = V

    B = F

    C = V -> F = F

    D = V v F = V

    D é verdadeiro.

    Questão certa.

  • C = A (V) → B(F). F

    D = A(V)˅B(F). V

    D é verdadeira

    GAB: C


ID
3167392
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A é verdadeira. 

B é falsa. 

C = A → B. 

D = A˅B. 


A partir das afirmações acima, julgue o item.


C → D é falsa. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A = V

    B = F

    C = A → B. (V - F = FALSA)

    D = A˅B ( V OU F = VERDADEIRA)

    C → D

    F - V = VERDADEIRA

  • C = A → B. (V - F = FALSA)

    D = A˅B ( V OU F = VERDADEIRA)

    C → D

    F - V = VERDADEIRA

  • Gabarito Errado.

    A é verdadeira.

    B é falsa.

    C = A B.

    C = V F = F

    _________________________________________________________________________________________________________________________________

    D = A ˅ B

    D=V v F= V

    _________________________________________________________________________________________________________________________________

    Pega o resultado das outras proposições compostas anteriores.

    C D

    FV = V

    Na condicional só será falso quando o antecedente for verdadeiro e o consequente for falso, EX: V → F = F

    _________________________________________________________________________________________________________________________________

    Bons estudos!✌

  • C = A(V) → B(F). F

    D = A(V)˅B(F). V

    C (F) → D (V) é falsa. V

    GAB: E


ID
3167395
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um  professor  deve  ministrar  30  aulas  em  4  dias  consecutivos.  Em  cada  dia,  ele  tem  a  opção  de  ministrar  exatamente 6, 8 ou 10 aulas. 

Com  base  nessa  situação  hipotética,  julgue  o  item.


O professor obrigatoriamente precisa ministrar 10 aulas  em algum dos dias. 

Alternativas
Comentários
  • Três dias com 8 matérias e um dia com 6 matérias.

  • gab: errado

    8+6+6+6=26 não dá

    8+8+8+6=30 dá

    ,ou seja, não é obrigado a ministrar 10 aulas em um único dia.


ID
3167398
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um  professor  deve  ministrar  30  aulas  em  4  dias  consecutivos.  Em  cada  dia,  ele  tem  a  opção  de  ministrar  exatamente 6, 8 ou 10 aulas. 

Com  base  nessa  situação  hipotética,  julgue  o  item.


Se o professor ministrar  10 aulas em algum dia, então  não  poderá  ministrar  10  aulas  em  mais  nenhum   outro dia. 

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Visto que se ministrar 10 em um dia, restarão: 6+6+8= 20. Qualquer outra estratégia de aulas não estará de acordo com o que a questão propõe, que é ser na exatidão do quantitativo proposto. Ou passará de 30 ou não dará exato.

  • dias> prim seg terc quarto

    aulas> 10 + 8 + 6 + 6 = 30


ID
3167401
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Um  professor  deve  ministrar  30  aulas  em  4  dias  consecutivos.  Em  cada  dia,  ele  tem  a  opção  de  ministrar  exatamente 6, 8 ou 10 aulas. 

Com  base  nessa  situação  hipotética,  julgue  o  item.


O número  total de opções para o número de aulas do  professor, em cada um dos dias, é superior a 15. 

Alternativas

ID
3167404
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca  da  ética  na  função  pública,  julgue  o  item.


O  refinamento  moral  da  sociedade  desafia  as instituições, públicas e privadas, a fomentar a cultura da moralidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O grande expoente a tratar de refinamento moral é David Hume.


ID
3167407
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca  da  ética  na  função  pública,  julgue  o  item

A  moral  política  é  absolutamente  distinta  da  moral comum.

Alternativas
Comentários
  • Para respondermos à questão em análise, precisamos voltar ao Princípio da Moralidade que está contido na Constituição Federal de 1988. Segundo esse Princípio, a moralidade administrativa tem como norte a clara distinção entre a boa e má administração. A partir desta escolha pela honestidade, pelo justo e pelo legal, o Estado define os rumos da função administrativa.

    Com isso, esses rumos estarão de acordo com a ordem ética acordada com os valores sociais prevalecentes na sociedade e voltada para a realização da finalidade da administração pública, que é atender ao interesse público. Portanto, a moral política, originária da moral administrativa, sofre, também, influência do interesse público, ou seja, decorrente da moral comum prevalecente na sociedade. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois existe relacionamento entre a moral política e a moral comum.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
  • ERRADO

    A moral política, originária da moral administrativa, sofre, também, influência do interesse público, ou seja, decorrente da moral comum prevalecente na sociedade. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois existe relacionamento entre a moral política e a moral comum.


ID
3167410
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética na função pública, julgue o item.


O  agir  ético  é  obrigação  não  somente  de  agentes,  pessoas  físicas,  mas  também  de  todas  as  instituições,  entidades e órgãos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi onde está o erro!

  • esta banca horrorível

  • Nem eu.

  • XIIIIIIIIIIII, BOIEI.

  • Maconha pura

  • Qual erro da questão?

  • **O agir ético é obrigação não somente de agentes, pessoas físicas, mas também de todas as instituições, entidades e órgãos.

    Também não entendi o porquê do erro?! Talvez seja o fato de não mencionar pessoa jurídica...

  • Vou simplesmente ignorar o gabarito. rsrs

  • A questão inverteu os conceitos de moral para ética? O correto seria a moral é obrigação....

  • Ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, porém muitos não conseguem assimilar e agir segundo os princípios éticos. A ética é essencial para qualquer profissão de qualquer área, esse valor deve ser um atributo obrigatório, pois está em função para o bem de todos.

    http://faculdadelasalle.edu.br/eticaprofissionalecidadania/a-etica-e-a-lei

  • Acredito que o erro da questão é colocar o agir ético como uma obrigação das instituições, entidades e órgãos. Acho que o agir ético é humano. Dessa forma, dado que as instituições, entidades e órgãos não são humanos, eles não poderiam agir de maneira ética.

  • só pessoas físicas praticam a ética, não tem como cobrar a ética das pessoas jurídicas, acredito que seja esse o raciocínio da banca.

  • Vou tomar café que é melhor !

  • O agir ético é uma ação de acordo com as normas e valores e possui três elementos: ação, intenção e circunstância.

  • Vou ser sincero, prefiro as questões de ética e moral da CESPE, em vez das questões da Quadrix. Acho a CESPE direta, sem muita "viagem". A Quadrix complica demais.

  • errado, por que o estado não tem vontade própria e os agentes atuam em nome dele.
  • uai, gente, esta errada?

  • a ética só serve para os pensantes humanos, empresa etc são criações humanas logo empresa órgão não existem mas as pessoas nelas, logo nao pode se comparar ser humano com empresa e exigir algo de uma empresa, o correto é a etica deve ser praticada pelos empregados de empresas órgão etc..

ID
3167413
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética na função pública, julgue o item.


A ética não é algo inevitável ou imprescindível em uma  sociedade, mas  seguramente  torna a  convivência mais  segura e fácil.

Alternativas
Comentários
  • A ética não é algo inevitável ou imprescindível em uma sociedade, mas seguramente torna a convivência mais segura e fácil.

  • GABARITO: ERRADO

    A ética não é algo inevitável ou imprescindível em uma sociedade, mas seguramente torna a convivência mais segura e fácil.

  • Você consegue se imaginar em uma sociedade sem ética? Pois bem, é isso que a questão propõe, por isso ela está errada.

  • nao inevitável ou imprescindível = a negação inverte. evitável é prescondivel. por isso errado.

ID
3167416
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética na função pública, julgue o item.


Atualmente,  a  ética  não  pode  mais  ser  considerada como  um  conceito  controverso  ou  complexo;  de maneira muito simples, quer dizer agir corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Para nao assinantes: ERRADO

  • gabarito errado - Não é que a ética seja complexa ou controversa, uma vez que ela vem para compreender o comportamento moral do homem, que será direcionado através dos seus valores, virtudes, regras estabelecidas e aceitas pela sociedade humana.

    sendo a moral normativa - devemos agir de acordo com as normas.

    sigamos firmes! até a posse.

  • Que tiro foi esse?!

  • O melhor exemplo que posso dar para esta questão (Usarei o exemplo da mentira) é o seguinte:

    Imagine em plena segunda guerra mundial, o exército alemão caçando pessoas. Você não é um dos procurados mas esconde dentro de casa alguém que é.

    Se o exército vir te perguntar se vc conhece alguém que ele procura, vc vai mentir (o que é eticamente errado) e manter a pessoa viva? Ou vai falar a verdade, condenando aquela pessoa à morte certa?

    Seja ha mil anos atrás ou mil anos no futuro, a ética nunca será um sistema simples de decisões. Não somos robôs que calculam todas as ações num sistema binário

    Baixa o app Kwai com meu link pelo celular e faz o login, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg


ID
3167419
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com  base  na  Lei  n.º  8.429/1992,  julgue  o  item.



Somente são sujeitos ativos dos atos de improbidade os agentes públicos enquadrados como servidores.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º  Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.

  • Gabarito: ERRADO

    SUJEITOS 

    ATIVOS

    AGENTE PÚBLICO: AINDA QUE TRANSITORIAMENTE OU SEM REMUNERAÇÃO. INCLUI AGENTES POLÍTICOS (PREFEITO, VEREADOR, DEPUTADO E SENADOR).

    PARTICULAR: PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA QUE INDUZA OU CONCORRA PARA A PRÁTICA DE ATO DE IMPROBIDADE OU DELE SE BENEFICIE SOB QUALQUER FORMA DIREITA OU INDIRETAMENTE (DEVE HAVER PARTICIPAÇÃO DE AGENTE PÚBLICO)

    PASSIVOS

    PARTIDOS POLÍTICOS: PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DIRETA E INDIRETA DE TODOS OS PODERES DA (U, E, DF E M).

    EMPRESA INCORPORADA AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

    .ENTIDADE PRIVADA: DA QUAL O ERÁRIO PARTICIPE COM + DE 50% DO PATRIMÔNIO OU DA RECEITA ANUAL.

    ENTIDADE PRIVADA: DA QUAL O ERÁRIO PARTICIPE COM - DE 50% DO PATRIMÔNIO OU DA RECEITA ANUAL (SANÇÃO LIMITA-SE À CONTRIBUIÇÃO DO PODER PÚBLICO)

    .ENTIDADE PRIVADA: DA QUAL RECEBA SUBVENÇÃO, BENEFÍCIO OU INCENTIVO FISCAL OU CREDITÍCIO DE ÓRGÃO PÚBLICO (SANÇÃO LIMITA-SE À CONTRIBUIÇÃO DO PODER PÚBLICO).

     

  • ERRADO

    Podem ser praticados por qualquer agente público, servidor ou não. É possível a responsabilização de qualquer pessoa, ainda que não seja considerada agente público, quando induzir ou concorrer para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficiar de forma direta ou indireta (pessoas físicas e jurídicas).

    Fonte: IFG

    Bons estudos...

  • Sujeitos Ativos

    Þ   Agente público: Ainda que transitoriamente ou sem remuneração. Inclui agentes políticos (prefeito, vereador, deputado e senador).

    Þ   Particular: Pessoa Física ou Jurídica que induza ou concorra para a prática de ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direita ou indiretamente (deve haver participação de agente público).

    Þ   Sucessor: daquele que causar lesão ao patrimônio ou enriquecer ilicitamente (até o valor deixado da herança).

    GAB = ERRADO

  • Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

  • ERRADO

  • Errado

    Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.429/1992, também denominada Lei de Improbidade Administrativa, que assim afirma:

    Art. 1º Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    A nomenclatura AGENTE PÚBLICO deve ser compreendida da maneira mais ampla possível, incluindo todas as pessoas que tenham qualquer vínculo com o Estado, mesmo que essa relação seja transitória e sem remuneração, como acontece, por exemplo, com mesários ou jurados convocados para atuarem junto ao Tribunal do Júri.

    Além disso:

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

    Assim, o particular, ou seja, aquele sem nenhum vínculo com o Poder Público, pode vir a ser enquadrado como autor de um ato ímprobo? A resposta é sim.

    Desta forma, se o particular induzir, concorrer ou se beneficiar do ato irregular, será tido como agente ativo do ato de improbidade administrativa.

    Para finalizar importante tema, trabalhemos uma hipótese na qual Marina, servidora pública federal, com particular Rafaela, pratique ato de improbidade que resulte em substancial prejuízo ao erário. Como já observado, sabemos que as duas poderão ser processadas por tal conduta. No entanto, é possível que a particular Rafaela figure sozinha no polo passiva da ação de improbidade?

    A resposta é não. Conforme entendimento já sedimentado no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, o particular apenas poderá vir a ser processado por improbidade caso o agente público também o seja em conjunto, caso contrário, deverá ser movida uma ação civil comum contra o particular.

    Desta forma, em conclusão, afirmar que somente seriam sujeitos ativos dos atos de improbidade os agentes públicos enquadrados como servidores encontra-se equivocado, pelas justificativas acima expostas.

    Gabarito: ERRADO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • O conceito de agentes públicos, tal como utilizado pela Lei 8.429/92, revela-se bastante amplo, abrangendo todos aqueles que de qualquer forma exerçam função pública, seja em caráter definitivo, seja de forma transitória, seja gratuitamente, seja, por fim, mediante remuneração, de modo que não se limita aos servidores públicos, tão somente.

    No ponto, eis a norma do art. 2º do aludido diploma legal:

    "Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior."

    Incorreta, pois, a afirmativa lançada pela Banca, ao restringir indevidamente o conceito de agentes públicos passíveis de cometimento de atos de improbidade.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • gaba ERRADO

    ainda que não seja servidor

    vale lembrar que o particular que usar caneta BIC na lei de improbidade adm também poderá responder.

    • Benificiar
    • Induzir
    • Concorrer

    pertencelemos!


ID
3167422
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com  base  na  Lei  n.º  8.429/1992,  julgue  o  item.


Para serem condenados em sanções por enriquecimento  ilícito, os agentes públicos devem ser remunerados, de algum modo, pelo Estado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração...LEI 8.429/1992.

  •    Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

            Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

       

      Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    GAB = ERRADO

  • ERRADO

  • 2º Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração...LEI 8.429/1992.

    Ademais, o particular também responde por improbidade ad.

  • Errado

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.429/1992, também denominada Lei de Improbidade Administrativa, que assim afirma:

    Art. 1º Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    A nomenclatura AGENTE PÚBLICO deve ser compreendida da maneira mais ampla possível, incluindo todas as pessoas que tenham qualquer vínculo com o Estado, mesmo que essa relação seja transitória e sem remuneração, como acontece, por exemplo, com mesários ou jurados convocados para atuarem junto ao Tribunal do Júri.

    Desta forma, em conclusão, para serem condenados em sanções por enriquecimento ilícito, os agentes públicos NÃO PRECISAM NECESSARIAMENTE SER REMUNERADOS, de algum modo, pelo Estado.

    Gabarito: ERRADO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • O cometimento de atos de improbidade administrativa geradores de enriquecimento ilícito independe, na verdade, de que o agente público esteja percebendo alguma remuneração estatal. Basta, em rigor, que haja incremento patrimonial indevido, por uma das variadas maneiras descritas, em caráter inclusive não exaustivo, no rol do art. 9º da Lei 8.429/92.

    Imagine-se, por exemplo, um mesário que esteja trabalhando em uma dada eleição, o qual se caracteriza como particular em colaboração ou agente honorífico, a depender da denominação doutrinária adotada.

    Referida pessoa exerce função pública, de maneira transitória e sem remuneração. Mesmo assim, acaso, por hipótese, aceite receber vantagens indevidas para realizar alguma fraude no âmbito do pleito eleitoral, terá cometido ato de improbidade passível de enquadramento no art. 9º da Lei 8.429/92.

    A propósito do alcance da expressão agentes públicos, cumpre considerar o teor do art. 2º do mencionado diploma legal, in verbis:

    ""Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior."

    Logo, incorreta a assertiva em exame.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • gaba ERRADO

    LIA

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    CP

    Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

    pertencelemos!


ID
3167425
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com  base  na  Lei  n.º  8.429/1992,  julgue  o  item.


A perda de bens é uma das sanções possíveis em razão de ato de improbidade que consista em enriquecimento ilícito.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º  Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente...

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

    I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

  • CORRETO

    As sanções contra o ato de improbidade administrativa são :

    (a) a perda de bens, 

    (b) a perda da função pública,

    (c) a suspensão temporária dos direitos políticos,

    (d) o pagamento de multa civil,

    (e) o ressarcimento do dano, 

    (f) a proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios

    (g) Ressarcimento do dano

    Fonte: enciclopédia jurídica PUC

    Bons estudos...

  • ACHEI QUE ERA APENAS A INDISPONIBILIDADE DO BEM, NO CASO NEM CONSIDERO SANÇÃO.

  • CORRETO, "uma das sanções possíveis". Via de regra, no que diz respeito aos bens, poderão ser apenas "acautelados" por meio da indisponibilidade de bens. Contudo, se um bem for acrescido ao patrimônio, será uma hipótese de perda do bem. "I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio(...)".

  • GABARITO: CERTO

     

     

    | Lei 8.429, de 2 de Junho de 1992 - Lei de Improbidade Administrativa

    | Capítulo II - Dos Atos de Improbidade Administrativa

    | Seção I - Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    | Artigo 9

         "Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:" 

     

     

    | Capítulo III - Das Penas

    | Artigo 12

    | Inciso I

         "na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;"

  • CORRETO

    Em ação de improbidade administrativa, é possível que se determine a indisponibilidade de bens (art. 7º, Lei n. 8.429/1992) em valor superior ao indicado na inicial da ação visando garantir o integral ressarcimento de eventual prejuízo ao erário, levando-se em consideração, até mesmo, o valor de possível multa civil como sanção autônoma (REsp 1.176.440-RO, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, julgado em 17/9/2013).

    Entende o STJ que a decretação da indisponibilidade dos bens alcança aqueles adquiridos anteriormente à prática do suposto ato de improbidade.1

    Fone: Manual Didático de Direto Administrativo - Gustavo Scatolino - 7ª Ed. 2019, Pág. 890.

  • CERTO

  • CERTO. Complementando que no rol de penalidades do art. 12 da lei 8.429/92, a "perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio" são nas situações de enriquecimento ilícito, caracterizada SOMENTE POR DOLO; a "indisponibilidade dos bens" na verdade trata-se de uma medida cautelar.

    Fonte: Devo Saber Direito Administrativo - Thalius Moraes p. 351

    Bons estudos...

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.429/1992, também denominada Lei de Improbidade Administrativa, que assim afirma:

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

    I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

    A fim de complementarmos o estudo, façamos um resumo com as punições de acordo com cada espécie de ato ímprobo.

    Punições: Resumo

    Enriquecimento ilícito: Perda da função pública. Ressarcimento do dano, caso haja. Perda dos bens/valores adquiridos ilicitamente. Multa de até 3 vezes o valor do enriquecimento. Suspensão dos direitos políticos por 8 a 10 anos. Proibição de contratar e receber benefícios do Poder Público por 10 anos.

    Prejuízo ao erário: Perda da função pública. Ressarcimento do dano. Perda dos bens/valores adquiridos ilicitamente, se houver acréscimo ilícito de bens. Multa de até 2 vezes o valor do prejuízo ao erário. Suspensão dos direitos políticos por 5 a 8 anos. Proibição de contratar e receber benefícios do Poder Público por 5 anos.

    Atentado contra princípios: Perda da função pública. Ressarcimento do dano, se houver. Multa de até 100 vezes o valor da remuneração. Suspensão dos direitos políticos por 3 a 5 anos. Proibição de contratar e receber benefícios do Poder Público por 3 anos.

    Concessão/Aplicação indevida de benefício tributário ou financeiro: perda da função pública. Ressarcimento do dano. Multa de até 3 vezes o valor do benefício concedido. Suspensão dos direitos políticos por 5 a 8 anos.

    Gabarito: CERTO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • A questão trata sobre sanções cabíveis em casos de ato de improbidade do tipo enriquecimento ilícito. A resposta se encontra no art. 12, inciso I, da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa):

    "Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:
    I - na hipótese do art. 9° (enriquecimento ilícito), perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos".

    Logo, realmente, a perda de bens é uma das sanções possíveis em razão de ato de improbidade que consista em enriquecimento ilícito segundo o art. 12, I, da Lei 8.429/92.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
  • A perda dos bens acrescidos ao patrimônio do agente em razão de enriquecimento ilícito é uma das possíveis sanções de improbidade.


ID
3167428
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com  base  na  Lei  n.º  8.429/1992,  julgue  o item.

Os princípios da legalidade e da moralidade por parte de  agentes  públicos  não  observa  hierarquia:  todos,  sem  exceção, devem por eles zelar.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    Gabarito: Certo

  • GABARITO CERTO

    Professor Hebert Almeida afirma que não há hierarquia entre os princípios

    bons estudos

  • Marquei como certa, mas tive um pouco de medo, kkkk

  • Correto, uma vez que ordens manifestamente ilegais não obrigam a obediência em razão da hierarquia.

  • Não existe hierarquia entre os principios... Somente ponderação.

  • Esse sem exceção me quebrou as pernas

  • Gabarito: Certo

    Todos devem seguir o LIMPE, sem exceções.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema princípios administrativos, pedindo ao candidato que julgue o item abaixo:

    Os princípios da legalidade e da moralidade por parte de agentes públicos não observa hierarquia: todos, sem exceção, devem por eles zelar.

    Certo. Isso porque os princípios administrativos devem ser observados pela Administração Direta ou Indireta, bem como de todos os agentes públicos que integram à Administração.

    No mais, vale dizer que o princípio da legalidade dispõe que o administrador público só pode fazer o que a lei determina ou autoriza (legalidade estrita).

    Já o princípio da moralidade exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública.  

    Inteligência do art. 37, caput, CF:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidadeimpessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    Gabarito: Certo.

  • A questão trata sobre as disposições gerais da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). A sua resposta se encontra no art. 4º desta lei:

    “Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos".

    Logo, realmente, os princípios da legalidade e da moralidade por parte de  agentes  públicos  não  observam  hierarquia:  todos,  sem  exceção, devem por eles zelar. Percebam que é exatamente o que expressa o artigo 4º da LIA.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

ID
3167431
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com  base  na  Lei  n.º  8.429/1992,  julgue  o  item.


As  sanções  em  sede  de  improbidade  não  afastam   ou  prejudicam  sanções  civis  ou  criminais  pelo   mesmo fato.

Alternativas
Comentários
  • LIA - Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (...)
  • CORRETO

    O que se entende por independência das instâncias administrativas, civil e criminal?

    Uma conduta pode ser classificada ao mesmo tempo como ilícito penal, civil e administrativo. Nesse caso poderá ocorrer a condenação em todas as esferas ou não, ou seja, na ação civil poderá ser condenado e na ação penal absolvido, pois vale a regra da independência e autonomia entre as instâncias.

    Mas há exceções, nas quais haverá vinculação entre as instâncias, o que significa que não poderá ser condenado na esfera civil ou administrativa quando for absolvido na esfera penal por:

    - inexistência de fato;

    - negativa de autoria.

    Observe os dispositivos legais

    Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Fonte: IFG

    BOns estudos...

  • As sanções em sede de improbidade não afastam ou prejudicam sanções civis ou criminais pelo mesmo fato.

    NÃO ENTENDI O ENUNCIADO. ALGUÉM TRADUZ POR FAVOR!

  • Jaqueline, quer dizer que o fato de voce ter sido punido por improbidade administrativa não impede que, pelo mesmo fato, voce venha a receber outra sanção civel ou criminal.

  • independência entre as instâncias (o resultado da ação de improbidade não influencia o resultado da ação penal ou da administrativa, e vice-versa); 

    GAB = CERTO

  • CERTO

  • CORRETO

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

  • LIA - Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (...)

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre improbidade administrativa, pedindo ao candidato que julgue o item abaixo:

    As sanções em sede de improbidade não afastam ou prejudicam sanções civis ou criminais pelo mesmo fato.

    Antes de adentrar ao tema propriamente dito, vale dizer que a Lei de Improbidade Administrativa se deu em virtude do princípio da moralidade, ao qual exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública.

    Pois bem.

    Atualmente, uma única conduta praticada pelo agente público pode desencadear seis processos distintos de responsabilização: 1) civil; 2) penal; 3) administrativo disciplinar; 4) improbidade administrativa; 5) responsabilidade política; 6) processo de controle.

    Como regra, o resultado em um processo não interfere nos demais. Todavia, a absolvição criminal por negativa de autoria ou ausência de materialidade faz coisa julgada nas esferas civil e administrativa. Desta feita, conclui-se que a sentença penal absolutória impede a condenação do agente, pelo mesmo fato, na ação de improbidade administrativa.

    No mais, considerando a independência dos Poderes, as sanções em sede de improbidade não afastam ou prejudicam sanções civis ou criminais pelo mesmo fato. Portanto, assertiva correta.

    Gabarito: Certo.

  • A questão trata sobre sanções cabíveis em casos de ato de improbidade. A sua resposta se encontra no art. 12 da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa):

    "Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato".


    Logo, realmente, as  sanções  em  sede  de  improbidade  não  afastam   ou  prejudicam  sanções  civis  ou  criminais  pelo   mesmo fato. O agente pode responder pela improbidade e por sanções nas demais esferas cumulativamente.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
  • Achei que não prejudicaria as sanções administrativas e penais já que a sanção de improbidade é cível

  • gaba CERTO

    Realmente existe independência entre as estâncias, contudo o servidor que for absolvido na esfera penal por ser gente FINA, não responderá na esfera cível.

    gente FINA lembre-se:

    Fato

    Inexistente

    Negativa

    Autoria

    pertencelemos!


ID
3167434
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  diz  respeito  à  Lei  n.º  9.784/1999,  julgue  o  item.


Quando  a  comprovação  de  fatos  alegados  pelo  interessado  depender  de  documentos  em  poder   da  Administração,  deverá  o  órgão  provê‐la,  independentemente de requerimento. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

    Gab:C

  • Não entendi nada! Sem requerimento, isso mesmo? Eu hem!!!!

  • Quando o interessado declarar.........( não faz referencia ao requerimento ?).  estranho, passiva de anulação 

  • Gabarito: certo.

    Lei 9.784

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

  • CERTO

  • O artigo 37 da lei e preciso, específico e deixa claro que os documentos estarão na própria administração ou a ela ligado. A questão tá vaga e a banca poderia dar o gabarito que quisesse aqui.
  • Num primeiro momento conclui pelo erro da afirmativa. Contudo, a Lei fala em declaração, que é um ato distinto de requerimento. Comunicar não é o mesmo que requerer providências.

  • Questão mais confusa que minha vida! O certo e o errado já não existem mais...

    Em ambas, não sei o que fazer kkkk

  • Interpretação da lei:

    Independe de requerimento ou seja da solicitação do interessado na documentação basta um oficio do órgão competente para obtenção do documento.

  • GABARITO: CERTO

    Significado de 'Declarar': tornar público, oralmente ou por escrito; anunciar(-se), revelar(-se), manifestar(-se).

    Significado de 'Requerer': pedir por meio de requerimento.

    Art. 37. Quando o interessado declarar(tornar público) que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

    Basta informar que a administração resolve tudo. Não precisa requerer!!

    "Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31 

  • CORRETO

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) e exigiu conhecimento do art. 37 dessa legislação:

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, DE OFÍCIO, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

    O aludido dispositivo traduz o PRINCÍPIO DO IMPULSO OFICIAL ou OFICIALIDADE, de acordo com o qual compete à Administração impulsionar o processo administrativo, mesmo que este tenha sido iniciado a pedido do interessado.

    Faz referência, ainda, ao PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL ou VERDADE REAL, pelo qual a Administração deve adotar todas as providências necessárias (ainda que de ofício) para esclarecer a verdade dos fatos.

    GABARITO: CERTO

  • Não precisa de requerimento, a Administração vai ADIVINHAR que o interessado necessita do documento! Meu Deus...

  • A presente questão trata do tema Processo Administrativo, disciplinado na Lei n. 9.784/1999.



    Em resumo, a citada lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.



    Cabe destacar ainda, que os preceitos da norma também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.



    Pois bem. Especificamente sobre a questão trazida pela Banca, o art. 37 da Lei 9.784/99 dispõe expressamente:


    “Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias".




    Pelo exposto, totalmente correta a assertiva apresentada pela banca, pois a partir do conhecimento da existência de fatos e dados em seu poder, necessários a instrução do processo administrativo, caberá a própria Administração, de ofício, promover a obtenção dos competentes documentos ou das respectivas cópias.




    Gabarito da banca e do professor: CERTO

  • Correta

    Basta o interessado informar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração.

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.


ID
3167437
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  diz  respeito  à  Lei  n.º  9.784/1999,  julgue  o  item.


É do interessado o ônus da prova de suas alegações no  processo administrativo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução e do disposto no art. 37 desta Lei.

    Gab:C

  • CERTO

  • CORRETO

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

  • A questão versa sobre Processo Administrativo Federal (lei 9.784/99) e cobrou a literalidade do art. 36 dessa legislação:

    Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução e do disposto no art. 37 desta Lei.

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

    A assertiva está correta, conforme os dispositivos citados; porém, cabe ressaltar o denominado PRINCÍPIO DO IMPULSO OFICIAL ou OFICIALIDADE, de acordo com o qual compete à Administração impulsionar o processo administrativo, mesmo que este tenha sido iniciado a pedido do interessado.

    Ademais, pelo PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL ou VERDADE REAL, a Administração deve adotar todas as providências necessárias (ainda que de ofício) para esclarecer a verdade dos fatos.

    GABARITO: CERTO

  • A presente questão trata do ônus da prova em sede de Processo Administrativo, disciplinado na Lei n. 9.784/1999.



    Em resumo, a citada lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.



    Cabe destacar ainda, que os preceitos da norma também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.



    Especificamente sobre a questão trazida pela Banca, o art. 36 da Lei 9.784/99 ensina que o ônus da prova é do interessado, isto é, cabe a ele provar os fatos que alega. Todavia, existe importante exceção no mencionado dispositivo, segundo a qual se o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria administração responsável pelo processo, o órgão incumbido da instrução do processo deve providenciar, de ofício, a obtenção desses documentos ou suas cópias.



    Vejamos o que dispõe expressamente o artigo:


     “Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução e do disposto no art. 37 desta Lei".



    Para conhecimento, cabe transcrever também o art. 37:


    “Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias".




    Pelo exposto, totalmente correta a assertiva apresentada pela banca, conforme dicção expressa da norma.



    Gabarito da banca e do professor: CERTO


ID
3167440
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  diz  respeito  à  Lei  n.º  9.784/1999,  julgue  o  item.


É admissível, no processo administrativo, a designação  de  consulta  pública  destinada  à  manifestação  de  terceiros sobre o objeto em análise. 

Alternativas
Comentários
  •  Art. 31. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

    Gab:C

  • Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral.

  • Acrescentando aos comentários que a abertura da consulta pública deverá ser divulgada pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas. :)

  • Da Instrução

    Art. 31 Quando a matéria do processo envolver assunto de INTERESSE GERAL, o órgão competente PODERÁ, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de TERCEIROS, ANTES da decisão do pedido, se não houver prejuízo da parte interessada.

    ...

    Art. 32 Antes da tomada de decisão, a juízo da autoridade, diante da RELEVÂNCIA da questão, poderá ser realizada AUDIÊNCIA pública para debate sobre a matéria do processo.

    Assim, no processo administrativo é cabível tanto a consulta pública quando se tratar de assunto de interesse geral, bem como audiência pública para debater a matéria relevante.

    Gabarito: certo.

  • CERTO

  • Gab. Certo

    .

    CPI no AR

    Consulta Pública => Interesse Geral

    Audiência Pública => Relevância da Questão

  • CORRETO

    Art. 31. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

  • A questão versa sobre Processo Administrativo Federal (lei 9.784/99) e cobrou a literalidade do art. 31 dessa legislação:

    Art. 31 da lei 9.784/99. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

    Observe que o dispositivo traduz o espírito democrático na Administração Pública ao ventilar a possibilidade de que terceiros se manifestem, através de consulta pública, sobre assuntos de interesse da sociedade de modo geral.

    DICA – Cuidado para não confundir consulta pública com audiência pública na lei 9.784/99:

    CONSULTA PÚBLICA – assunto de interesse geral (art. 31 da lei 9.784/99)

    AUDIÊNCIA PÚBLICA – relevância da questão (art. 32 da lei 9.784/99)

    GABARITO: CERTO

  • A presente questão trata da possibilidade de realização de consulta pública em sede de Processo Administrativo, disciplinado na Lei n. 9.784/1999.



    Em resumo, a citada lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.



    Cabe destacar ainda, que os preceitos da norma também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.




    Sobre o tema objeto da questão, cabe mencionar que a Lei n. 9.784/1999 faculta a abertura de consulta pública, mediante despacho motivado do órgão competente, quando a matéria objeto do processo envolver assunto de interesse geral.



    Nessa hipótese, terceiros – não enquadrados na definição de interessado – poderão examinar os autos e oferecer alegações escritas. A administração é obrigada a responder fundamentadamente às alegações, mas pode ser dada uma resposta comum a todas as alegações substancialmente iguais.



    Além da possibilidade de consulta pública, também se mostra possível realizar audiência pública, quando a autoridade competente para a tomada de decisão entender que, em face da relevância da questão, sejam necessários debates sobre a matéria do processo.



    Vejamos o que expressa a legislação:


    “Art. 31. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.


    § 1o A abertura da consulta pública será objeto de divulgação pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas.


    § 2o O comparecimento à consulta pública não confere, por si, a condição de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administração resposta fundamentada, que poderá ser comum a todas as alegações substancialmente iguais.

    Art. 32. Antes da tomada de decisão, a juízo da autoridade, diante da relevância da questão, poderá ser realizada audiência pública para debates sobre a matéria do processo".

     



    Pelo exposto, totalmente correta a assertiva apresentada pela banca, conforme dicção expressa da norma.


    Gabarito da banca e do professor: CERTO


ID
3167443
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  diz  respeito  à  Lei  n.º  9.784/1999,  julgue  o  item.


A  instrução  somente  acontece  por  provocação  e  no  interesse do administrado. 

Alternativas
Comentários
  • INSTRUÇÃO Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
  • GABARITO: ERRADO

    LEI 9.784/99

    O "somente" deixa errada a questão.

    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

    Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução e do disposto no art. 37 desta Lei.

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

  • Errado

    As atividades de instrução realizam-se de ofício (princípio da oficialidade).

    Entretanto, isso não exclui o direito dos interessados propor atuações probatórias e aduzir alegações referentes à matéria objeto do processo. Nesse caso, a Administração deve impulsionar a instrução.

  • GABARITO: ERRADO

    DA INSTRUÇÃO

    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Gabarito: Errado

    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

  • ERRADO

  • "somente" Gab:. Errado. também se dá de ofício ou mediante impulsão do órgão

  • >> As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante imúlsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo de propor atuações probatórias.

  • ERRADO

    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) e está mais diretamente associada a quatro dispositivos da referida legislação:

    Art. 5º. O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

    Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução e do disposto no art. 37 desta Lei.

    Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados estão registrados em documentos existentes na própria Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das respectivas cópias.

    Todos os aludidos dispositivos traduzem o denominado PRINCÍPIO DO IMPULSO OFICIAL ou OFICIALIDADE, de acordo com o qual compete à Administração impulsionar o processo administrativo, mesmo que este tenha sido iniciado a pedido do interessado.

    Aludem, ainda, ao PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL ou VERDADE REAL, pelo qual a Administração deve adotar todas as providências necessárias (ainda que de ofício) para esclarecer a verdade dos fatos. 

    Portanto, a instrução NÃO ocorre somente por provocação e no interesse do administrado, mas também de ofício e a assertiva está errada.

    GABARITO: ERRADO

  • À luz dos princípios da oficialidade e da verdade real, que informam os processos administrativos, a instrução pode se dar de ofício ou mediante provocação, o que tem apoio expresso no art. 29, caput, da Lei 9.784, abaixo transcrito:

    "Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias."

    Logo, incorreta a assertiva em exame, ao sustentar que a instrução somente poderia se dar por provocação e no interesse do administrado, o que não é verdadeiro.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • diferença entre o PAD e o PROC CIVIL é justamente essa: PODE INICIAR-SE DE OFÍCIO


ID
3167446
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  diz  respeito  à  Lei  n.º  9.784/1999,  julgue  o  item.


É  possível  à  Administração  adotar  providências  acautelatórias,  desde  que,  sempre,  mediante  prévia  oitiva do interessado.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

    Gab:E

  • Complementando o comentário da colega.

    Nesse caso, o interessado manifesta em momento posterior.

  • Gab: errado.

    Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

  • GABARITO: ERRADO

    DA INSTRUÇÃO

    Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    A providência concreta tomada pelo órgão judicial para eliminar uma situação de perigo para direito ou interesse de um litigante, mediante conservação de estado de fato ou de direito que envolve as partes, durante todo o tempo necessário para o desenvolvimento do processo principal só pode ser adotada SEM a prévia oitiva/manifestação do interessado, se feita MOTIVADAMENTE e em caso de RISCO IMINENTE.

    LEI 9.784/99 Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

    "Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31 

  • >> Em caso de risco iminente, a administração pública PODERÁ MOTIVADAMENTE adotar providências acautelatórias SEM PRÉVIA MANIFESTAÇÃO DO INTERESSADO.

  • ERRADO

    Lei 9.784/99

    Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

  • A questão versa sobre a fase de INSTRUÇÃO no Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    Após o encerramento da referida fase de instrução, a REGRA é que seja oportunizada a manifestação do interessado no prazo de 10 dias; contudo, se houver RISCO IMINENTE, dispensa-se essa manifestação prévia. É o que podemos deduzir da dicção dos arts. 44 e 45 da lei 9.784/99. Vejamos:

    Art. 44. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.

    Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

    Ressalta-se, contudo, que isso não significa que o interessado não possa se manifestar APÓS as providências acauteladoras; o que não haverá no caso de risco iminente é a manifestação PRÉVIA.

    Portanto, a assertiva está ERRADA, já que nem sempre as providências acautelatórias exigem prévia oitiva do interessado.

    GABARITO: ERRADO

  • A presente questão trata da possibilidade de se adotar medidas acautelatórias em sede de Processo Administrativo , disciplinado na Lei n. 9.784/1999.


    Em resumo, a citada lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.


    Cabe destacar ainda, que os preceitos da norma também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


    Pois bem. Especificamente sobre a questão trazida pela Banca, o art. 45 da Lei 9.784/99 dispõe expressamente:

    “Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado ".


    Pela rápida leitura do dispositivo conseguimos concluir pela incorreção da assertiva apresentada pela banca . Isto porque:

    i)                a legislação possibilita o uso de medida acauteladora sem a prévia oitiva do interessado;

    ii)              contudo, deve ser provado risco iminente;

    iii)             além disso, somente será possível a concessão dessas providências mediante expressa motivação da Administração Pública.


    Assim, mostra-se errada a afirmação de que somente é possível à Administração Pública a adoção de providências acautelatórias mediante prévia oitiva do interessado .


    Gabarito da banca e do professor : ERRADO

  • Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.


ID
3167449
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


No  âmbito  da  assistência  farmacêutica,  as  farmácias  requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a  responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico  habilitado na forma da lei. 



Alternativas
Comentários
  • gabarto certo

    os que são dispensados de ter a referida obrigação são os postos de medicamentos e as unidades de dispensação

  • Certo

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 5º No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.


ID
3167452
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Segundo sua natureza, são classificados como drogarias  os  estabelecimentos  de  manipulação  de  fórmulas  magistrais  e  oficinais  e  de  comércio  de  drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica,

    assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou

    dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos,

    insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

    Parágrafo único. As farmácias serão classificadas segundo sua natureza como:

    I - farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas,

    medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

    II - farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de

    comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de

    dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de

    assistência médica.

  • LEI 13.021/ 2014

    DROGARIA: dispensação e comércio de Drogas, medicamentos, insumos

    farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. SEM MANIPULAÇÃO!


ID
3167455
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Para  o  funcionamento  das  farmácias,  exige‐se,  entre  outras  condições,  que  disponha  de  equipamentos  necessários  à  conservação  adequada  de  imunobiológicos. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 6º Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:

    I - ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;

    II - ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário;

    III - dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos;

    IV - contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.


ID
3167458
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


É  permitido  ao  fiscal  farmacêutico  exercer  outras  atividades  profissionais  de  farmacêutico,  ser  responsável  técnico  ou  proprietário  e  participar  da  sociedade em estabelecimentos farmacêuticos. 

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.


ID
3167461
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Para atendimento exclusivo a seus usuários, podem os  estabelecimentos  hoteleiros  e  similares  dispor  de  medicamentos anódinos que não dependam de receita  médica, desde que seja observada a relação elaborada  pelo órgão sanitário federal.  

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Lei nº 5.991/1973.

    Art. 6º - A dispensação de medicamentos é privativa de:

    a) farmácia;

    b) drogaria;

    c) posto de medicamento e unidade volante;

    d) dispensário de medicamentos.

    Parágrafo único. Para atendimento exclusivo a seus usuários, os estabelecimentos hoteleiros e similares poderão dispor de medicamentos anódinos, que não dependam de receita médica, observada a relação elaborada pelo órgão sanitário federal.


ID
3167470
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


O farmacêutico, no exercício efetivo da profissão, deve  respeitar  o  direito  de  decisão  do  usuário  sobre  seu  tratamento,  mesmo  que,  mediante  laudo  médico  ou  determinação judicial, o usuário tenha sido considerado  como incapaz de discernir sobre sua própria saúde e seu  bem‐estar. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

    IV - respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar;

  • ESSE MESMO QUE, não está conforme o inciso IV, do art -12.


ID
3167473
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


Manter‐se  atualizado,  aprimorar  seus  conhecimentos  técnicos e zelar pelo desempenho ético de sua profissão  são deveres do profissional farmacêutico.  

Alternativas
Comentários
  • ''Manter‐se atualizado, aprimorar seus conhecimentos técnicos e zelar pelo desempenho ético de sua profissão são deveres do profissional farmacêutico '' isto não é dever, é principio fundamental


ID
3167476
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


No âmbito profissional e sanitário, a obrigatoriedade de  que a  fiscalização seja exercida por um  farmacêutico é  um direito do farmacêutico.  

Alternativas
Comentários
  • ✔️Direito de ser fiscalizado por outro farmacêutico

  • Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico;


ID
3167479
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


Nos  casos  em  que  o  farmacêutico  também  exerça  a  medicina,  deverá  solicitar  o  registro  de  tal  condição  junto ao Conselho Regional de Farmácia para que possa  realizar a manipulação de medicamentos. 

Alternativas
Comentários
  • É proibido ao farmacêutico exercer simultaneamente a medicina.

  • CÓDIGO DE ÉTICA FARMACÊUTICA:

    ❌ PROIBIÇÃO: EXERCER SIMULTANEAMENTE A MEDICINA

  • Infração MEDIANA: Multa de 1 a 3 salários mínimos regionais (reincidência multa em dobro ou suspensão).

    EXERCER simultaneamente a MEDICINA.


ID
3167485
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere às normas relacionadas ao Conselho Federal  de Farmácia e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o  item.


A  responsabilidade  administrativa  de  cada  Conselho  Regional  cabe  ao  presidente  do  Conselho  Federal  de  Farmácia,  inclusive  a  prestação  de  contas  perante  o  órgão federal competente. 

Alternativas
Comentários
  • lei 3.820

    Art. 11 - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

  • Questão traiçoeira, pois deve-se tomar cuidado com a letra de lei, a questão trata do Art. 11º (A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente), mas para quem não está muito atento a letra da lei pode acabar se confundindo com o Parágrafo 2º do Art. 31º (A prestação de contas dos Presidentes dos Conselhos Regionais será feita ao referido Tribunal por intermédio do Conselho Federal de Farmácia).

    Art. 11º. Responsabilidade administrativa e prestação de contas (órgão federal) = Responsabilidade do respectivo presidente do CRF

    Art 31º §2. Prestação de contas (Tribunal de Contas da União) = Prestação por intermedio do CFF

  • GABARRITO: ERRADO

    LEI 3.820/1960

    Art. 11 - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

    Art. 31.

    §2º - A prestação de contas dos Presidentes dos Conselhos Regionais será feita ao referido Tribunal por intermédio do Conselho Federal de Farmácia.


ID
3167488
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere às normas relacionadas ao Conselho Federal  de Farmácia e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o  item.


Em  cada  Conselho  Regional,  serão  inscritos  os  profissionais  de  farmácia  que  tenham  exercício  em   seu  território  e  que  constituirão  o  seu  quadro  de  farmacêuticos. 

Alternativas
Comentários
  • Referência da resposta: Art. 14 - Em cada Conselho Regional serão inscritos os profissionais de Farmácia que tenham exercício em seus territórios e que constituirão o seu quadro de farmacêuticos

  • GABARITO: CERTO

    LEI Nº3.280/1960

    Art. 14 - Em cada Conselho Regional serão inscritos os profissionais de Farmácia que tenham exercício em seus territórios e que constituirão o seu quadro de farmacêuticos.


ID
3167491
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere às normas relacionadas ao Conselho Federal  de Farmácia e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o  item.


O mandato da Diretoria dos Conselhos Regionais terá a  duração  de  quatro  anos,  sendo  seus  membros  eleitos  por meio do voto direto e secreto, por maioria relativa. 

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo único. O mandato da diretoria do Conselho Federal terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta.

  • Art. 5º O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.           

    Parágrafo único. O mandato da diretoria do Conselho Federal terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta.            

  • Referência da resposta: Paragrafos únicos dos Art. 5º (Federal) e Art. 12º (Regionais)

    Esses dizem que o mandato dos membros da diretoria de ambos os conselhos é de 2 ANOS, com voto DIRETO E SECRETO com maioria ABSOLUTA dos membros

    Erros da questão: 4 ANOS e maioria RELATIVA.

  • GABARITO: ERRADO

    LEI Nº 3.820/1960

    Art. 12.

    Parágrafo Único. O mandato da diretoria dos Conselhos Regionais terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta. (Obs.: Acrescida pela Lei número 9.120, de 26/10/1995).


ID
3167494
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.


A  finalidade  da  documentação está  relacionada  com  a  comunicação da informação científica e técnica

Alternativas
Comentários
  • Documentação é a disciplina que trata da organização e do processamento de documentos ou dados, incluindo identificação, análise, armazenamento, recuperação e disseminação da informação (CASTILHO, 1991, p.121);

  • A questão aborda conceitos básicos sobre a Documentação como disciplina. 

    A assertiva identifica uma das características da Documentação que é a disciplina que organiza e processa documentos e dados por meio de análise, identificação, tradução, representação, armazenagem e disseminação. 

    Esta última característica está ligada diretamente ao estabelecimento de comunicação científica e técnica que, por sua vez, depende de todos outros processos elencados para ser estabelecida.  

    A finalidade da documentação é organizar para disseminar o conhecimento, promovendo a comunicação entre disciplinas, instituições e pesquisadores. Sendo assim, a assertiva está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

  • As técnicas documentárias são orientadas à análise e disseminação de materiais mais diversos, como relatórios de pesquisa, teses, patentes, normas, artigos de periódicos, etc, conjunto de materiais estes que vieram a se chamar de informação científica, e o que, por sua vez deu origem a explosão documentária, a qual requereu técnicas de organização e análise detalhadas e profundas.


ID
3167497
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.


O impulso de desenvolvimento da indústria editorial no  fim  do  século  XIX  impactou  decisivamente  a  teoria  da  documentação. 

Alternativas
Comentários
  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos históricos sobre a Documentação.

    O desenvolvimento da teoria da documentação que resulta na publicação do Tratado de Documentação de Paul Otlet publicado em 1934, é impactado decisivamente pelo crescimento da produção científica do fim do século XIX.

    O desenvolvimento da indústria editorial está ligado diretamente ao desenvolvimento da Documentação. Porém, Otlet indica em seu tratado que esse desenvolvimento se intensifica já no século XX. Logo, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Ref: Otlet, Paul (1868–1944). Tratado de documentação: o livro sobre o livro teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2018. 742 p
    .

  • Para os não assinantes - Gab. Errado.


ID
3167500
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.



 A  criação  do  Instituto  Brasileiro  de  Bibliografia  e  Documentação  (IBBD)  nos  anos  1950  foi  um  passo  fundamental  para  a  coordenação  e  o  estímulo  da  documentação no Brasil. 

Alternativas
Comentários
  • Desde a sua criação como IBBD, até o ano de , já denominado IBICT, o Instituto tinha os seguintes objetivos: promover a criação e o desenvolvimento dos  especializados de  e ; estimular o intercâmbio entre  e centros de documentação, no âmbito nacional e internacional; incentivar e coordenar o melhor aproveitamento dos recursos bibliográficos e documentários do país, tendo em vista, em particular, sua utilização pela  e tecnológica.

    Fonte: Origem: Wikipédia

  • Esta questão aborda a história da Documentação no Brasil. 

    O desenvolvimento da Documentação e outras disciplinas correlatas no Brasil passa pela criação do IBBD em 1954, então como órgão do CNPq. Em 1976, o instituto foi renomeado IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 

    O IBBD/IBCIT é um marco no desenvolvimento da Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia e das Ciências da Informação, sendo até hoje um dos principais órgãos fomentadores destas áreas no cenário nacional.  

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
3167503
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.



A documentação ocupa‐se da disponibilização de guias  ou catálogos de acervos bibliográficos. 

Alternativas
Comentários
  • Muito esclarecedor, obrigada

  • Esta questão avalia o conhecimento dos candidatos sobre os conceitos básicos de Documentação. 

    A Documentação é uma disciplina que tem como escopo o estudo da criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações, tendo grande influência no desenvolvimento da Biblioteconomia e na criação da Ciência da Informação na metade do século XX. 

    A disponibilização de guias ou catálogos de acervos bibliográficos está ligada a maioria dos processos que fazem parte do escopo da documentação, mas são apenas parte do escopo desta disciplina. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3167506
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da ciência da informação e da biblioteconomia, julgue  o item.


A ciência da informação é uma área interdisciplinar, com  forte influência das ciências matemáticas, físicas, sociais  e humanas. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     A ciência da informação tem seu conteúdo apoiado na interdisciplinaridade: é uma área de conhecimento influenciada pelas ciências matemáticas, físicas, ciências sociais e humanas.

    Segundo Pinto (2007, p. 137) [...] "a partir da História da Ciência da Informação, fica mais evidente o fato que este campo do conhecimento, pela sua própria natureza de construção e de seu objeto de estudo - o fenômeno da informação - já nasceu transdisciplinar, com inúmeros outros campos, destacando-se a Matemática, Física, Biblioteconomia, Comunicação, Linguística, Informática, Sociologia, Psicologia, História, Economia e administração".

    Fonte: PINTO, V. B. Epistemologia do registro e da organização do conhecimento no contexto da saúde. In: PINTO, V. B; CAVALCANTE, L. E; VIDOTTI, S. A. B. G. (Orgs.). Ciência da Informação e contemporaneidade: tessituras e olhares. Fortaleza: Edições UFC, 2007.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre a Ciência da Informação. 

    A interdisciplinaridade é uma das principais características da Ciência da Informação. A Ciência da informação usa direta ou indiretamente conceitos e instrumentos da Biblioteconomia, Documentação, Comunicação, Matemática, Informática, Linguística e de várias Ciências Sociais e Humanas. 

    Em períodos diferentes da história da CI, a disciplina se aproximou mais ou menos de uma área, porém, sempre mantendo seu caráter interdisciplinar. 


    Gabarito do Professor: CERTO

ID
3167509
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da ciência da informação e da biblioteconomia, julgue  o item.


A  ciência  da  informação  consolidou‐se  a  partir  do  conceito de documentação. 

Alternativas
Comentários
  • A Ciência da Informação nasceu do consenso entre bibliotecários e documentalistas, por isto, não é possível afirmar que sua consolidação ocorreu somente devido à DOCUMENTAÇÃO. ERRADO.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre as origens da Ciência da Informação. 

    É difícil precisar o marco inicial da Ciência da Informação, visto que sua história interdisciplinar indica diversos momentos ao longo do fim do século XIX até a metade do século XX de grande importância para área.  

    Mais frequentemente, o período pós-Segunda Guerra Mundial é considerado o período em que a Ciência da Informação é nomeada e passa a ser estudada com mais atenção pela sociedade acadêmica e científica.  

    A consolidação da denominação, princípios, métodos e teorias da Ciência da Informação se dá no fim do século XX utilizando conceitos e instrumentos de áreas diversas com as quais a CI se relaciona interdisciplinarmente, entre elas a Documentação, disciplina citada no enunciado. 

    Porém, ainda que a Documentação tenha grande importância na consolidação da CI, não é correto afirmar que a CI se consolida no conceito da Documentação, uma vez que a CI tem origem e desenvolvimento interdisciplinar e conversa com outras tantas áreas. 

    Desta forma, a assertiva está incorreta. 


    Gabarito do Professor: ERRADA 

ID
3167512
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da ciência da informação e da biblioteconomia, julgue  o item.


Os bibliotecários priorizam a preservação da informação  em detrimento do acesso, fato que se materializa como  uma  restrição  ao  desenvolvimento  dos  serviços  informacionais nas bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

    Agora eu não sei que bibliotecários são esses! Na faculdade a palavra que você mais ouve é "USUÁRIO"....

  • Que absurdo senhor bibliotecários, "inovadores" rs? Claro que passível de anulação a questão. "CRF-BA"

    Não seria CRB- BA ? .


ID
3167515
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da ciência da informação e da biblioteconomia, julgue  o item.


As especializações no contexto da biblioteconomia têm  suas bases assentadas na interdisciplinaridade da ciência  da informação. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Acredito que o que tenha como base a interdisciplinaridade seja programas de pós-graduação (mestrado, doutorado). As especializações, no geral, são mais voltadas para a atuação profissional e voltam-se mais para a própria biblioteconomia.

  • Questão que aborda as relações entre Biblioteconomia e Ciência da Informação. 

    A assertiva não oferece maior contexto sobre a utilização do termo “especialização" neste caso.  

    Abordando do ponto de vista da disciplina e sua prática profissional e acadêmica, podemos identificar que a especialização na área de Biblioteconomia está assentada nas bases da própria Biblioteconomia e não na interdisciplinaridade da Ciência da Informação, voltando o seu conteúdo para a especialização das práticas profissionais. 

    Todavia, muitos dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu oferecem curriculum que se apoiam na interdisciplinaridade das Ciências da Informação, vide as especializações em preservação e restauro e as voltadas para a arquitetura da informação. 

    Desta forma, entendo que a questão e sua afirmativa foram mal formuladas e são passíveis de anulação. 

    Gabarito do Professor: Anulação 

    Gabarito da Banca: ERRADO.


ID
3167518
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando  as  noções  de  informática  para  bibliotecas,  julgue o item.


Dispositivos  de  entrada  e  saída  são  denominados  periféricos, enquanto a memória auxiliar é considerada  como memória RAM. 

Alternativas
Comentários
  • Memória principal: RAM e ROM

    Memória auxiliar: Disco Rígido (HD) e mídias removíveis

  • Acrescentando...

    Conforme Rowley (2002, p. 25):

    A memória principal armazena programas durante sua execução, armazena dados que estejam sendo usados pelo programa corrente, e armazena o sistema operacional, que controla o funcionamento do computador.

    A memória secundária ou auxiiar mantém um registro permanente de dados e programas, armazena o programa e os dados que estejam sendo processados, se a memória principal não os comportar, e serve de dispositivo de entrada e saída se estiverem em formato legível por computador.

    Gab. Errado

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.

  • Memórias do computador:

    Memórias principais:

    ROM: não volátil

    RAM: volátil

    Memórias auxiliares: discos (HD, CD, DVD, disquetes) e afins

    Memória intermediária: cache

  • Questão que cobra dos candidatos conhecimentos básicos sobre informática. 

    O conceito de periférico está corretamente apresentado na assertiva. Porém, há um equívoco na segunda metade da assertiva. 

    A memória auxiliar (também chamada de secundária) tem como função manter um registro permanente de dados e programas quando a memória principal não os comportar, servindo de dispositivo de entrada e saída para o computador. É o caso das mídias e sistemas de armazenagem como pen-drives, CDs, HDs, DVDs, disquetes e outros similares. 

    A memória RAM é um tipo de memória principal volátil que lê e acessa programas durante sua execução, dados que estejam sendo usados pelo programa corrente e o sistema operacional da máquina. 

    Desta forma, a assertiva está incorreta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
3167521
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando  as  noções  de  informática  para  bibliotecas,  julgue o item.


A memória  ROM  ou memória  de leitura pode  ser lida,  mas não apagada ou regravada. 

Alternativas
Comentários
  • Memória ROM (Read-Only Memory)

    ■ Memória onde são gravados os comportamentos básicos do equipamento 

    ■ Fabricada em forma de circuitos eletrônicos integrados (chip) como as memórias RAM

    ■ Não voláteis (não perde o conteúdo) 

    ■ Dados já são gravados na fábrica

    ■ Nenhum dado pode ser alterado, apagado ou adicionado

    ■ Somente pode ser lido, nunca escrito 

  • Certo.

    A memória ROM ou memória de leitura armazena os dados de modo permanente e os dados nelas registrados no momento da fabricação do computador não podem ser alterados.

    Complementando:

    Memória RAM: é usada para gravar programas e dados que serão armazenados temporariamente.

    Memória PROM: memória programável apenas para leitura. São não-voláteis, porém o usuário pode alterar itens nela presentes, se necessário, por meio de um gravador POM.


ID
3167524
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando  as  noções  de  informática  para  bibliotecas,  julgue o item


A  oferta  de  produtos  e  serviços  adaptados  às  necessidades de informação dos usuários em bibliotecas  depende da informática. 

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A oferta de produtos e serviços adaptados às necessidades de informação dos usuários em bibliotecas depende da automação.

  • Esta questão aborda a informática e a automação de bibliotecas. 

    A oferta de produtos e serviços adaptados às necessidades de informação dos usuários em bibliotecas não depende da informática ou da automação. 

    A adaptação dos produtos e serviços às necessidades de informação do usuário dependem de uma boa gestão dos processos de uma biblioteca, partindo da formação e do desenvolvimento da coleção, passando pelo processamento técnico e pelo serviço de referência, pela utilização do espaço da biblioteca, pela capacitação de seus colaboradores, chegando até o atendimento ao usuário nos serviços de circulação e consulta.  

    Todos estes processos quando bem estruturados podem, em maior ou menor grau, promover o atendimento das necessidades dos usuários. A informática e a automação, quando bem utilizadas e implantadas, podem trazer resultados melhores no atendimento ao usuário, mas não são essenciais. 

    Há de se lembrar os contextos de desenvolvimento socioeconômicos e tecnológico que muitos países se enquadram. O Brasil, por exemplo, possui em seu território uma diversidade (e grande desigualdade) de situações que influenciam na situação das bibliotecas por todo território. Porém, não serão poucos os exemplos de bibliotecas com menos recursos orçamentários e tecnológicos que, por serem bem geridas, atendem bem as necessidades de seus usuários, assim como teremos casos de bibliotecas com amplo uso da automação e dos avanços tecnológicos que não conseguem realizar este mesmo atendimento com qualidade. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
3167527
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das normas técnicas para a área de documentação,  julgue o item,


Os resumos de trabalhos acadêmicos, tais como teses e  dissertações, devem ter a extensão de 150 a quinhentas  palavras. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 6028 (2003, p. 2):

    3.3.5 Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

    a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos;

    b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;

    c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

    Gab. Certo

  • Esta questão aborda o uso da norma ABNT NBR 6028/2003 na redação de resumos. 

    A redação de resumos é uma forma de representar os principais temas de um documento de forma sucinta que permita que o leitor identifique superficialmente se o documento tem uso para suas necessidades informacionais. Os resumos podem variar de tipo e tamanho de acordo com o público e o tipo do documento.  

    A ABNT NBR 6028/2003 é a norma que cria regras de apresentação e redação de resumos. A norma define tipos de resumos, regras gerais de apresentação e a extensão dos resumos. Segundo o item 3.3.5 da norma, os resumos podem ter as seguintes extensões: 

    a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; 
    b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; 
    c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. 
    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. 

    Com base nestas informações, identificamos que a assertiva apresentada nesta questão está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3167530
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das normas técnicas para a área de documentação,  julgue o item,


Os índices devem ser impressos no início do documento,  com paginação consecutiva ou em volume separado. 

Alternativas
Comentários
  • LOCALIZAÇÃO DO ÍNDICE

    - Deve ser impresso no FINAL do documento com (paginação consecutiva), ou em volume separado

  • Acrescentando...

    ABNT NBR 6034:2004

    Gab. Errado


ID
3167533
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  que  se  refere  ao  processo  de  indexação,  julgue  o   item.


As  linguagens  de  indexação  permitem  representar  o  conteúdo  dos  documentos  e  das  consultas  de  forma  analítica. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Slype (1991 apud Araújo Júnior, 2007, p. 33-34) distingue dois tipos de linguagens documentárias:

    Linguagens de indexação - permitem o conteúdo dos documentos e das consultas de forma analítica; e

    Linguagens de classificação - empregadasgeralmente para representar o conteúdo de forma sintética.

    Gab. Certo

    ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos sobre indexação e representação temática de documentos.

    Existem duas formas de representação do conteúdo de materiais de informação: a analítica e a sintética.

    A forma analítica é própria das linguagens de indexação que implicam na representação do documento com base em conteúdo utilizando termos que podem ser extraídos do próprio documento ou da área que ele se insere.

    A forma sintética é própria das linguagens de classificação que implicam na representação do documento também com base em seu conteúdo, porém, inserindo-o em um esquema de organização do conhecimento.

    Algumas linguagens documentárias combinam características analíticas e sintéticas, como é o caso das linguagens voltadas para o controle terminológico (ex. Tesauros).

    Com base nestas informações, identificamos a assertiva como correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3167536
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  que  se  refere  ao  processo  de  indexação,  julgue  o   item.


A atribuição de  termos de indexação a um documento  pode prescindir de um vocabulário controlado.




Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 19):

    A indexação por atribuição envolve a atribuição de termos ao documento a partir de uma fonte que não é o próprio documento.

    Mais frequentemente, a indexação por atribuição envolve o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado.

    Gab. Errado

  • Prescindir: Não precisar de; dispensar.

    A indexação por atribuição não pode dispensar o uso de alguma forma de vocabulário controlado, já que a atribuição de termos envolve uma fonte que não é o próprio documento.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre os processos de indexação. 

    O uso de vocabulários controlados nos processos de indexação garante maior uniformidade ao processo, tornando a escolha e uso dos termos mais padronizados. 

    No caso da indexação por atribuição, que envolve a escolha de termos oriundos de outra fonte que não o próprio documento, o uso de um instrumento como o vocabulário controlado é imprescindível. Sem o uso deste instrumento, a indexação pode variar em coerência e coesão, perdendo a uniformidade na representação temática. 

    O uso de vocabulários controlados só é dispensável quando o padrão de indexação utilizado é o de extração de termos dos próprios documentos. Mesmo assim, seu uso ainda pode ser feito nestas situações. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
3167539
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto  à  Classificação  Decimal  Universal  (CDU),  julgue  o  item.

A classificação 347.1 refere‐se a direito civil em geral. 


Alternativas
Comentários
  • Conforme a CDU:

    347

    Direito civil

    347.1

    Direito civil em geral

    Incluindo: Estado civil. Certidão de nascimento. Bilhetes de identidade. Conservatórias do registo civil.

    Registos de estado civil

    Gab. Certo

  • Questão que cobra do candidato conhecimentos específicos sobre a CDU. 

    A disciplina do Direito é parte da classe 3 da CDU que representa as disciplinas de Ciências sociais, Estatística, Política, Economia, Comércio, Direito, Administração e Governo, Assuntos militares, Assistência social, Seguro, Educação e Folclore. 

    O Direito é representado pela subdivisão 34 que por sua se divide em outras 10 classes específicas. O Direito Civil é representado pelo número 347. O Direito civil em geral é representado pela notação 347.1 que inclui as temáticas de estado civil, certidão de nascimento, registros de identidade, entre outras generalidades ligadas ao Direito Civil.  

    Em casos como este no qual a questão pede que o candidato identifique uma notação, lembrem-se que números muito próximos da subdivisão maior (os “ponto um") geralmente são utilizados para representar as partes mais genéricas de determinado assunto na CDU, como é o caso de “Direito Civil em geral". 

    Gabarito do Professor: CERTO. 

ID
3167542
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto  à  Classificação  Decimal  Universal  (CDU),  julgue  o  item.



A  CDU  está  dividida  em  doze  classes,  sendo  que  a   classe 7 se  refere à arte, às belas‐artes, à  recreação, a  diversões e a desportos. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A CDU está dividida em 10 CLASSES e a classe 7 se refere à arte, às belas‐artes, à recreação, a diversões e a desportos.


ID
3167545
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito ao desenvolvimento de coleções, julgue  o item.


A  política  de  desenvolvimento  de  coleções  é  uma  das  mais importantes atividades para a gestão dos recursos  informacionais em uma biblioteca. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dias, Silva, Cervantes (2012, p. 43):

    O termo desenvolvimento de coleções refere-se ao processo de, sistematicamente, construir coleções de bibliotecas para servirem ao estudo, ensino, à pesquisa e a outras necessidades pertinentes aos usuários de uma biblioteca, tornando-se a mediadora entre os materiais de informação e a comunidade universitária. Nesse sentido, Klaes (1991, p. 31) acentua que “o desenvolvimento de coleções constitui uma das atividades mais importantes, na medida em que dela depende a provisão dos recursos informacionais da biblioteca [...]”.

    Gab. Certo

    DIAS, Geneviane Duarte; SILVA,Terezinha Elisabeth da; CERVANTES, Brígida Maria Nogueira. Política de desenvolvimento de coleções para documentos eletrônicos: tendências nacionais e internacionais. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 34, p.42-56, maio./ago., 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n34p42. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/42152


ID
3167548
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito ao desenvolvimento de coleções, julgue  o item.



A  idade  dos  livros  é  indicador  frágil,  por  isso  é  desaconselhada  na  tarefa  de  desbaste  de  coleções em  bibliotecas. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Segundo Lancaster (1996, p. 112):

    O interesse do bibliotecário pela obsolência é prático e não teórico. Se o uso diminui com a idade, é preciso que se possam descartar itens com base em sua idade, ou pelo menos retirar itens mais antigos para depósitos menos acessíveis e menos dispendiosos.

    Fonte: LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília,DF: Briquet de Lemos,1996. 356 p.

  • A questão aborda conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento de coleções. 

    O desenvolvimento de coleções pode envolver processos de aquisição, seleção, descarte e desbastamento de materiais. O desbastamento consiste na retirada de determinado item do acervo disponível para um local separado no qual o acesso é restrito. 

    Muitos indicadores podem ser considerados no processo de desbastamento: a frequência das consultas, o estado físico do material, o suporte e, como mencionado na assertiva, a idade do livro.  

    Um livro muito antigo pode consistir uma raridade ou precisar de cuidados específicos em seu manuseio e preservação. Retirá-lo da coleção comum tem como função preservar a integridade do material que poderia ser prejudicada se o livro fosse mantido com a coleção comum. Logo, a idade do livro é sim um indicador importante a ser considerado nos procedimentos de desbastamento de uma coleção. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • aconselhada e não desconselhada.


ID
3167551
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito ao desenvolvimento de coleções, julgue  o item.



O  estudo  das  necessidades  informacionais  da  comunidade é uma das atividades mais importantes no  processo de desenvolvimento de coleções. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Miranda (2007, p. 88):

    Visando nortear a formação e expansão de seu acervo, a biblioteca deve estabelecer sua política de desenvolvimento de coleções que será materializada em documento, onde serão levadas em consideração, dentre outros, os seguintes dados essenciais: os objetivos da biblioteca, o estado atual da coleção, as necessidades informacionais da comunidade a ser servida, orçamento e outros recursos informacionais disponíveis (consórcios entre bibliotecas).

    Gab. Certo

    MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.87-94, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_49ba2f35c9_0012783.pdf


ID
3167554
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  


A  constituição  do  fundo  de  arquivo  depende  da  aplicação do princípio da proveniência. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: certo

    E pode ser fundo aberto(caso a entidade ainda esteja em funcionamento e recebendo arquivos)

    ou fundo fechado (caso a entidade não esteja mais em funcionamento e não mais recebendo arquivos)

  • fundo , proveniência , tudo a ver

  • O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos produzidos ou recebidos por uma instituição devem ser mantidos  junto a ela, sem que aconteça a mistura com documentos de outras instituições. 

    Um fundo de arquivo pode ser entendido como o conjunto de documentos de uma mesma instituição.

    A questão afirma que para que um fundo exista, o Princípio da Proveniência deve ser aplicado. Essa afirmação está correta porque se o princípio não for aplicado, os documentos de instituições diferentes podem ser unificados, ou seja, os fundos podem ser misturados. Dessa forma, perde-se a distinção de quais documentos pertencem a quais fundos.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Gabarito: certo

    Fonte: pdf gratuito estratégia concursos

    --

    Princípio da proveniência, procedência ou respeito aos fundos: consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É o principal princípio da arquivologia.

    Q557907. Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2015 - FUB - Técnico em Arquivo

    O fundo de arquivo é formado a partir da aplicação do princípio da proveniência. CERTO

  • Não só depende do princípio da proveniência (respeito aos fundos) como é o primeiro princípio a ser aplicado.

    • Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF-BA Prova: Quadrix - 2019 - CRF-BA - Analista de Documentação
    • (Q1055867) O princípio de respeito aos fundos é o primeiro princípio de classificação aplicado ao patrimônio documental de uma nação. (CERTO)

    • Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-GO Prova: Quadrix - 2019 - CRESS-GO - Auxiliar Administrativo
    • (Q1004628) A aplicação do princípio de proveniência gera um primeiro nível de classificação: o fundo de arquivo. (CERTO)

  • Certo!

    princípio da proveniência consiste em organizar os documentos de determinada instituição de forma a conservar sua ordem original.


ID
3167557
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  


Os  documentos  podem  ser  armazenados  em  locais  diferentes daqueles em que foram acumulados. É o que  defende o princípio da territorialidade.  

Alternativas
Comentários
  • Gab: errado

    Princípio da Territorialidade

    Os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território do qual foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • GABARITO: ERRADO

    Territorialidade ou proveniência territorial

    Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido.

    Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuando-se os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • Fonte: Renato Valentini

    Princípio da proveniência territorial (ou Princípio da territorialidade)os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • O princípio da Territorialidade determina que os documentos podem ser mantidos em local diverso daquele em que foram produzidos.

    Isso ocorre quando o documento, além de fonte de provas e informações sobre a instituição produtora, também é fonte de importantes informações sobre a história ou fato da comunidade ou local onde foi produzido. Por exemplo, os documentos relativos à exploração de diamantes nas Minas Gerais, à época do Brasil Colonial, apesar de pertencerem à Coroa Portuguesa (instituição produtora), são fontes de informações sobre a história daquele estado, e podem ser mantidos ali.

    Mas os documentos somente podem ser mantidos ou com a instituição produtora, ou no local onde foram acumulados (produzidos ou recebidos). No exemplo acima, caso esses documentos não estejam com o estado de Minas Gerais, somente podem estar com Portugal. Mas nunca podem estar em posse de terceiros, que não têm relação com os fatos que ele comprova.

    Gabarito do professor: Errado

ID
3167560
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  


Para a produção de um fundo de arquivo, a organização,  pública  ou  privada,  deve  possuir  um  nome  e  uma  existência jurídica.  

Alternativas
Comentários
  • Fiquei sem entender. Quer dizer que a União tem um fundo de arquivo somente? Daí mistura tudo la? Polícia, Educação, Saúde, Previdência??? Afinal, estes não tem CNPJ

  • CORRETO

    Michel Duchein, no estudo "O Respeito de Fundos em Arquivo: princípios teóricos e problemas práticos",

    DEFINIU 5 critérios para caracterizar um organismo como produtor de fundo de arquivo: 

    1 - Deve possuir um nome e uma existência jurídica própria resultante de uma ata, lei, decreto.

    2 - Deve possuir atribuições precisas e estáveis, definidas por um texto tendo valor legal e regulamentar.

    3 - A sua posição no seio da hierarquia administrativa deve ser definida com precisão.

    4 - Deve ter chefe responsável, beneficiando do poder de decisão correspondente ao seu nível hierárquico.

    5 - A sua organização interna deve, tanto quanto possível, ser conhecida e fixada num organograma.

  • Ter existência jurídica, ou personalidade judiciária, é presunção basilar para que organizações defendam suas prerrogativas e exerçam atividades administrativas.

    Sanando a dúvida do colega Igor INSS, a entidade deve manter, sim, somente um fundo arquivístico, mas esse fundo conterá classes, subclasses e espécies dos órgãos de acordo com a estrutura da entidade.

    Ex.:

    >> Fundo arquivístico da União

    Classe - Ministério da Economia / Subclasse - Secretaria Executiva / Espécie - Secretaria de Educação Básica (SEB)

    Classe - Ministério da Segurança e Justiça / Subclasse - Arquivo Nacional / Espécie - Coordenação-Geral de Administração

    (...)

  • Os documentos de arquivo são fontes de provas e informações sobre as atividades que os geraram e sobre as instituições que os produziram. Sendo assim, ele tem efeitos tanto no mundo administrativo quanto no mundo jurídico.

    Por isso, a entidade produtora dos documentos deve ter uma identidade própria e uma existência jurídica. Caso contrário, essa entidade "não existe", e se não existe, não pode realizar atividades.

    Imagine uma empresa que não tenha constituição formal. Ela não pode recolher impostos, não pode pagar salários, não pode atuar em parceria com outras empresas. Da mesma forma, uma pessoa sem identidade não pode abrir uma conta no banco, não pode tirar passaporte, não pode possuir um carro ou uma casa. Isso por que "não existe".

    Caso uma entidade não possua identidade no mundo jurídico, seus documentos produzidos não possuem qualquer validade jurídica.

    Gabarito do professor: Certo
  • GAB: CERTO

    1) Para produzir um Fundos de arquivo no sentido que o arquivista dá a este termo um organismo que seja público ou privado deve possuir um nome e uma existência jurídica própria resultante de uma ata, lei, decreto etc. preciso e datado.

    Fonte: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/56069


ID
3167563
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  


A relação natural entre documentos de um arquivo, em  decorrência das atividades da organização produtora, é  o que se entende como imparcialidade. 

Alternativas
Comentários
  • Se refere ao princípio da ORGANICIDADE :Determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. em outras palavras ( relação natural )

    gab errado

  • Imparcialidade: Está relacionada ao fato de que a produção documental ocorre em determinado contexto e para determinado fim. Segundo essa característica, os documentos de arquivo não nascem da vontade humana, mas sim da imposição administrativa que motiva sua criação.

    Inter-relacionamento: os docs estabelecem relação entre si e com as atividades que o geraram. O doc de arquivo deve ser entendido como peça de um conjunto orgânico e não como um elemento isolado de um contexto.

    Fonte: material Professor Darlan (IMP)

  • Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Organicidade:

    Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 127)

  • A questão trata das características arquivísticas imparcialidade e organicidade.

    A imparcialidade é uma característica dos documentos de arquivo que significa que aquele documento foi produzido ou recebido porque existe uma atividade institucional que precisa ser desenvolvida, ou seja, o documento existe porque existe uma função organizacional e uma atividade que é decorrente dessa função. Do contrário, os documentos arquivísticos não seriam imparciais, pois dependeriam de outros fatores para a sua criação, que poderiam ser manipulados, como por exemplo o fato do documento ser produzido exclusivamente para fins históricos.

    Já a organicidade é a característica que torna um documento qualquer em um documento arquivístico. Se o documento foi produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição, significa que ele foi produzido organicamente e isso o torna arquivístico.

    A questão afirma que essa relação natural entre os documentos em decorrência das atividades institucionais é o que compõe a imparcialidade, o que está incorreto. Os documentos de arquivo só possuem essa relação natural porque são criados no seio institucional, para exercer as funções da organização, que acabam se refletindo na relação que os documentos possuem entre si. A imparcialidade é uma característica importante, e que ratifica o fato de os documentos serem livres de objetivos pré-determinados e serem criados naturalmente, sem interferência, mas não é o que estabelece a relação.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Organicidade

    Princípio segundo o qual os arquivos refletem  a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas  relações internas e externas.

    GAB: ERRADO


ID
3167566
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  


Quando os documentos são reclassificados por assunto,  sem  levar  em  conta  a  proveniência,  o  princípio  da  pertinência está sendo utilizado.  

Alternativas
Comentários
  • Certo, o princípio da pertinência é o oposto da proveniência!

  • Princípio da pertinência (ou temático) – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original

    Apostila NOVA.

  • Assim é muito fácil ser examinador da QUADRIX. Só entrar no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística e fazer praticamente todas as questões a partir dele. Fala sério viu...

    Princípio da pertinência:

    Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 136)

  • Fonte: Renato Valentini

    Príncípio da pertinência (ou temático) – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA OU TEMÁTICA:

    → reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desse documento e sua classificação original.

    → agrupar tematicamente (temáticos)

    NÃO É MAIS UTILIZADO

    Gabarito: CERTO

  • A questão trata do Princípio da Pertinência, que também pode ser chamado de Princípio Temático.

    Por esse princípio, os documentos devem ser reclassificados tendo o assunto de seu conteúdo como elemento principal. Isso quer dizer que não importa qual instituição produziu ou recebeu o documento e nem em qual código o documento estava classificado, o que importa é o tema tratado em seu conteúdo.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • PerTinência: Tema
  • Princípio da pertinência

    – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original


ID
3167569
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  


A  conservação  do  arranjo  dado  pela  entidade  que  produziu os documentos define o princípio do respeito  aos fundos.  

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADO

    A questão se refere ao principio do RESPEITO PELA ORDEM ORIGNIAL

  • respeito aos fundos: os documentos produzidos por uma instituição não devem se misturar aos de outras.

    o melhor esta por vir!

  • Errada! Correção da questão:

    A conservação do arranjo dado pela entidade que produziu os documentos define o princípio do respeito à ordem original

    --> Resposta encontrada no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Princípio do respeito à ordem original:

    Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 137)

  • O princípio do Respeito aos Fundos, ou Proveniência, determina que os conjuntos de documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos conjuntos de documentos produzidos por outra instituição diversa.

    Isso por que a razão de existir dos arquivos é servir de fonte de provas e informações sobre a instituição produtora. Caso ocorra essa mistura, os conjuntos de documentos não podem cumprir sua missão, tornando-se inúteis.

    O arranjo é a organização que os documentos mantém quando estão nos setores de trabalho, antes de serem recolhidos aos arquivos permanentes. Tal informação deve sim ser mantida, mas em respeito ao princípio da Organicidade.

    Gabarito do professor: Errado
  • GAB: ERRADO

    Ordem original

    • A organização interna de um fundo de arquivo  é feita a partir do princípio da ordem original. 
    • Ordem original: Determina que o arquivo deva  conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
    • Ordem material: é a ordem física em que os  documentos se encontram.

ID
3167572
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.  



Manter a integridade arquivística é impedir a mistura de  fundos e a eliminação indiscriminada. 

Alternativas
Comentários
  • Principio da indivisibilidade ou integrigade: Determina que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    gab certo

  • Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Integridade Arquivística:

    Objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas. Também chamado integridade do fundo.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 108)

  • O princípio da Integridade Arquivística determina que os conjuntos de documentos não podem sofrer alterações, reduções ou adulterações não autorizadas, sob pena de comprometer seu caráter probatório.

    Significa que os conjuntos de documentos não podem ser alterados de qualquer forma, sem que isso tenha relação com as atividades da instituição produtora, pois se sua integridade for comprometida, também será comprometida a fidedignidade das informações que ele guarda.

    Sendo assim, não se pode eliminar, acrescentar ou mesmo modificar a ordem de guarda dos documentos sem um devido procedimento, aprovado por colegiado de profissionais devidamente constituído, e executado por profissionais de arquivo, em conformidade com as leis e com as normas institucionais.

    Gabarito do professor: Certo
  • Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: é preciso manter a integridade do arquivo, sem dispersar, mutilar, alienar, destruir sem autorização ou adicionar documento indevido.

    Gab. Certo.

  • Impedir a mistura de fundos não é o que diz o Princípio do respeito aos fundos/Princípio da proveniência? Alguém pode esclarecer isso?


ID
3167575
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.


Com a transferência de funções de uma autoridade para  outra  como  resultado  de  mudança  política  ou  administrativa,  os  documentos  também  serão  transferidos  para  se  assegurar  a  continuidade  administrativa.  Esse  conceito  é  conhecido  como  proveniência territorial.  

Alternativas
Comentários
  • gab: errado. De acordo com tal princípio, não necessariamente os documentos devem acompanhar a transferência. Devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional ou institucional.

  • Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.

  • Gente, a questão ta errada pq confunde conceitos, vejam:

    Princípio da PROVENIÊNCIA territorial: os documentos devem ser arquivados no território onde foram produzidos.

    Princípio da PERTINÊNCIA territorial: os documentos devem ser arquivados no território sobre o qual se referem.

    O correto seria PERTINÊNCIA.

    Bons estudos .

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Fonte: Fonte: ARQUIVO NACIONAL, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005)

    Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.

  • O princípio da Proveniência Territorial determina que os documentos devem ser mantidos nos serviços de arquivos que atendam ao local onde foram produzidos, com exceção dos documentos de operações militares e diplomáticas.

    Com a alteração informada na questão, deve sim haver a transferência de propriedade dos arquivos, a fim de dar continuidade à gestão institucional. Contudo, podemos ter resultados:

    Transferência de fundo aberto: quando a instituição continua a existir e funcionar, ela continua a produzir documentos, e, portanto, seus conjuntos continuam a se modificar.

    Transferência de fundo fechado: quando a instituição deixa de existir, não realizando mais atividades, seu conjunto de documentos será entregue à instituição sucessora, mas se manterá inalterável, apenas servindo de fontes de consulta.

    Em ambos os casos há o respeito ao princípio da Proveniência (e não Proveniência Territorial).

    Gabarito do professor: Errado

ID
3167578
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.



A  versão  preliminar  de  um  documento  sujeito  à  aprovação é uma minuta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto

    Minuta do edital XYZ

  • Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Minuta: Versão preliminar de documento sujeita à aprovação.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 123)

  • As fases de preparação do documento são o rascunho, a minuta, o original e a cópia.

    O rascunho é a montagem do documento em si, a estruturação da informação no suporte, que pode ser alterada várias vezes, até que se tenha a forma que o produtor deseja.

    A minuta é a versão preliminar do documento, ou seja, sua estruturação final, restando apenas o elemento de validação para tornar-se documento (geralmente a assinatura de autoridade competente).

    O original é a versão final do documento, aquele que foi aprovado e que será considerado para todos os efeitos (não pode mais sofrer alterações).

    A cópia é uma forma de disseminação da informação, uma maneira de ampliar seu alcance. A depender do caso, a cópia pode ou não ter validade jurídica.

    Gabarito do professor: Certo

ID
3167581
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.


A  responsabilidade  jurídica  de  guarda  e  proteção  de  arquivos,  independentemente  de  vínculo  de  propriedade, é conhecida como dação. 

Alternativas
Comentários
  • Dação - entrega de documentos e/ou arquivos em pagamento de uma dívida
  • Dação - entrega de documentos e/ou arquivos em pagamento de uma dívida - Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA)

  • Dação - entrega de documentos e/ou arquivos em pagamento de uma dívida - Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA)

  • A responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independentemente de vínculo de propriedade é chamada de Custódia.

  • GABARITO: ERRADO

    Dação: Entrega de documentos documentos e/ou arquivos pagamento de uma dívida.

    Custódia: Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos independentemente de vínculo de propriedade.

    FONTE: DBTA

  • Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, "dação" é a entrega de documentos ou arquivos com a finalidade específica de pagamento de dívida (não necessariamente monetária).

    A responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos é conhecida como custódia.

    Gabarito do professor: Errado
  • dação :devolução ao possuidor anterior; restituição.


ID
3167584
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item.


A  tabela  de  temporalidade  é  baseada  no  conceito  das  três idades documentais.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos. Deve ser concebida como o produto gerado pelo processo da avaliação documental.

  • Código de classificação e tabela de temporalidade CONARQ:

    Metodologia para elaboração:

    Para a elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das três idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 45)

  • A tabela de temporalidade é o instrumento que determina por quanto tempo cada documento ficará em cada fase do ciclo documental, além de definir se esses documentos serão eliminados ou guardados permanentemente.

    Para que esses prazos sejam atribuídos, as idades documentais devem existir. Do contrário, não existiria uma sistematização/estruturação para atribuição dos prazos.

    Gabarito do Professor: CERTO.




  • Gab: CERTO

    A tabela de temporalidade é baseada no conceito das três idades documental;

    • 1° Idade - Corrente,
    • 2° Idade - Intermediária,
    • 3° Idade - Permanente.

    Ademais, a unidade de tempo por ela utilizada é, geralmente, ANUAL (período de 12 meses).

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3167587
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item.



Devido à subjetividade do processo, a definição de quais  documentos  vão  ser  mantidos  permanentemente  deverá ser feita por meio da amostragem documental. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos

    e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos. Deve ser concebida como o produto gerado pelo processo da avaliação documental.

  • A avaliação documental é o processo que determina quais documentos serão mantidos na instituição e quais serão descartados. E, mesmo entre os que serão descartados, por quanto tempo eles ainda serão guardados.

    Este é um processo subjetivo, pois o prazo de guarda desses documentos tem relação com seu valor, com sua importância para a instituição, e esse valor não tem uma medida. Devido a essa subjetividade, a avaliação sempre deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar.

    A amostragem documental serve para identificar aqueles documentos que, originalmente destinados à eliminação, serão preservados permanentemente, em razão de informações que possam acrescentar à entidade produtora. Por exemplo, um documento destinado à eliminação possui informações triviais às suas rotinas (por isso será eliminado), mas também pode retratar a maneira como a instituição realiza seus procedimentos (informação secundária); neste caso, por amostragem, alguns desses documentos deverão ser preservados, e os demais, eliminados.

    Gabarito do professor: Errado
  • A Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos

  • Pelo que eu entendi do comentário do professor, a amostragem documental seria um procedimento posterior à escolha dos documentos destinados à eliminação.


ID
3167590
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item.



A  unidade  de  tempo  utilizada  na  tabela  de  temporalidade é o ano.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos

    e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos. Deve ser concebida como o produto gerado pelo processo da avaliação documental.

  • ONDE DIZ QUE É UM ANO ?

  • onde diz q é o ANO

  • O ano se refere aos prazos que constam na tabela.

    Outra:

    Q1039440: A prescrição da ação encontrada na legislação é fundamental para o estabelecimento de prazos da tabela de temporalidade.(CORRETO)

  • Código de classificação e tabela de temporalidade CONARQ:

    Prazos de guarda:

    Referem-se ao tempo necessário para arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, mencionado, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, pode ser expresso a partir de uma ação concreta que deverá necessariamente ocorrer em relação a um determinado conjunto documental.

    Se vocês derem uma olhada a partir da pág 53, perceberão que a maioria dos prazos nas fase corrente e intermediária está em anos.

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 44)

  • A tabela de temporalidade é o instrumento utilizado para definir por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental (arquivo corrente e arquivo intermediário), além de definir se esses documentos serão recolhidos ao arquivo permanente ou eliminados após cumprirem seus prazos.

    É usual que a unidade de tempo utilizada na tabela seja o ano, mas nada impede que a instituição adote outras unidades de tempo. Entretanto, a questão não foi restritiva quanto a isso.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A parte final da opção está errada quando diz: "considerando como causadora do dano a ação por si só apta a produzi-lo." Nem toda ação por si só é ensejadora do dano em si, mas sim aquelas ações consideradas relevantes.


ID
3167593
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item


A  transferência  é  feita  do  arquivo  corrente  para  o  arquivo intermediário e do arquivo intermediário para o  arquivo permanente.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Transferência - arquivo corrente para o intermediário

    Recolhimento: arquivo corrente/intermediário para o permanente

  • Errado

    A transferência é a passagem do documento da fase corrente para a intermediária. Já o recolhimento é o envio dos documentos para a fase Permanente (vindo das fases corrente ou intermediária).

  • ☑ GABARITO: ERRADO

    TRANSFERÊNCIA

    Passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário. 

  • A movimentação dos documentos nos arquivos ocorre de duas formas: transferência ou recolhimento.

    A transferência acontece quando os documentos são enviados do arquivo corrente para o arquivo intermediário. 
    O recolhimento acontece quando os documentos são enviados do arquivo corrente para o permanente e do intermediário para o permanente.

    A questão afirma que a movimentação do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se transferência, quando na verdade temos um recolhimento. 

    Dica: sempre que o destino for o arquivo permanente, teremos um recolhimento.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Gab: ERRADO

    1. Corrente e Intermediário são Transferidos, possuem valor Primário:
    2. Permanente é Recolhido e passa a ter valor Secundário. (Veja que APENAS o Permanente possui a fase de Recolhimento).

    Erros, mandem mensagem :)

  • Errado. Do arquivo intermediário para o permanente é o recolhimento.


ID
3167596
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item


A massa documental é resultado da ausência de tabela  de temporalidade que gerencie os prazos de guarda. 




Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A massa documental acumulada (MDA), composta por documentos remanejados dos setores de trabalho e depositados no Arquivo, sem que haja qualquer tratamento na fase corrente, é o nosso maior gargalo, pois acarreta prejuízos operacionais, informacionais e financeiros. 

    Assim, não foi sequer aplicada a TT na MDA.

    Fonte: Conceito Básico de Gestão Documental TRT 8

    <Acesso em: 24/04/2020>

  • Massa documental é um conjunto de documentos que não recebeu tratamento. Por esse motivo, informações como quantidade, tipos documentais, temporalidade, código de classificação, estado de conservação, tipos de suporte, formas documentais não são identificáveis nesse conjunto documental, a menos que se proceda ao tratamento.

    A aplicação da tabela de temporalidade faz com que os documentos fiquem pelo tempo correto em cada fase do ciclo documental, além da definição de sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Portanto, a ausência de aplicação da tabela pode ser entendida como uma das causas da produção da massa documental acumulada, já que os documentos estariam acumulados nos setores de trabalho ou nos próprios arquivos ao invés de serem encaixados no ciclo documental

    Gabarito do Professor: CERTO.





  • Massas documentais: acúmulo de documentos sem que tenham sido submetidos a qualquer tratamento arquivístico adequado.

    O instrumento utilizado para o tratamento das massas documentais acumuladas é o plano de destinação.

  • Gab: CERTO

    Massa documental é a NÃO-organização, isto é, o NÃO-tratamento de informações, de dados ou de arquivamento nos documentos. Assim, uma das etapas para se manter o princípio da Organicidade ativo é justamente a aplicação e análise da Tabela de Temporalidade. Com isso, gabarito certo.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3167599
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item



A comissão permanente de avaliação é responsável pela  elaboração dos instrumentos de pesquisa. 

Alternativas
Comentários
  • Gabrito: Errado

    Quem realizará a avaliação? Como a instituição, independentemente de sua área de atuação, acumula documentos de diversas áreas (financeira, jurídica, médica...), não há como indicar um profissional que conheça todas as áreas e suas particularidades, o que exige a formação de uma comissão multidisciplinar (composta por profissionais de todas as áreas ligadas à produção documental na instituição) que fará esta análise. Essa comissão é chamada de Comissão Permanente de Análise ou Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, mais conhecidas como CPAD.

    Não achei algo dizendo sobre instrumentos de pesquisas, pelo que vi essa comissão é responsável pela avaliação do documento.

    Enfim, foi a única base pra essa resposta que encontrei.

  • Gabarito: E

    De acordo com o Projeto "Como fazer", Como avaliar documentos de arquivo, as Comissões de Avaliação são divididas em 2: Centrais e Setoriais.

    As Comissões Setoriais elaboram a proposta de Tabela de Temporalidade e a encaminha para a Comissão Central.

  • DECRETO Nº 10.148, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2019

    Art. 9º Serão instituídas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal, órgãos técnicos com o objetivo de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção dos documentos produzidos e acumulados no seu âmbito de atuação para garantir a sua destinação final, nos termos da legislação vigente e das normas do Siga, com as seguintes competências:

    I - elaborar os códigos de classificação de documentos e as tabelas de temporalidade e destinação de documentos, que são instrumentos técnicos de gestão relativos às atividades-fim de seus órgãos e entidades e submetê-los à aprovação do Arquivo Nacional;

    II - aplicar e orientar a aplicação do código de classificação de documentos e a tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio da administração pública federal e de suas atividades-fim aprovada pelo Arquivo Nacional;

    III - orientar as unidades administrativas do seu órgão ou entidade, analisar, avaliar e selecionar o conjunto de documentos produzidos e acumulados pela administração pública federal, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos documentos destituídos de valor;

    IV - analisar os conjuntos de documentos para a definição de sua destinação final, após a desclassificação quanto ao grau de sigilo; e

    V - observado o disposto nos incisos I e II, submeter as listagens de eliminação de documentos para aprovação do titular do órgão ou da entidade.

    segundo este decreto não há tal atribuição

  • A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos é responsável pela avaliação documental. É ela quem decide por quanto tempo cada documento ficará em cada fase do ciclo documental e a destinação final dos documentos.

    Os instrumentos de pesquisa são ferramentas que facultam o acesso aos documentos de valor permanente, mas não são produzidos pela CPAD.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


  • Em minhas anotações, consta:

    Comissão de Aval. Permanente faz:

    I) Elabora Tabela de Temporalidade

    II) Eliminam Doc's (É um pré-requisito tê-la)

    Não creio que só isso fundamente e afirme o porquê dessa questão estar Errada, mas vale relembrar.

    GABARITO: ERRADO

  • A CPAD é responsável pela elaboração da TABELA DE TEMPORALIDADE.


ID
3167602
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item


O protocolo é um dos primeiros momentos de captura  dos metadados de um documento de arquivo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    No cumprimento de suas funções, a atividade de registro é a responsável pelos metadados, que são elementos que descrevem os atributos de determinado documento, bem como o contexto que permite a compreensão do documento de arquivo.

  • Metadados ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados. 

  • O Protocolo pode ser entendido como a porta de entrada e saída dos documentos na instituição. O serviço de Protocolo envolve ações de recebimento, registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 

    Na etapa de registro, ocorre a captura de metadados, que nada mais é do que a identificação das informações que representam o documento e a inserção em um sistema que, no caso, é informatizado. Essas informações servirão para controlar a tramitação desse documento e facultará o seu acesso.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Gab: CERTO

    Podemos dizer que o protocolo É UM DOS primeiros que fornece/ captura metadados para os documentos porque ele analisa, classifica e registra informações. Assim, a grosso modo, 'metadados' são dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar outros dados ao longo do tempo.

    Portanto, como as atividades do Protocolo abrangem tanto o recebimento, quanto a elaboração e as demais fases para se analisar um documento, podemos sim dizer que ele é um dos que agregam dados aos documentos de arquivos.

    1. Atividades do Protocolo:
    • RecebimentoRegistro e AutuaçãoClassificaçãoExpedição e DistribuiçãoControle e Movimentação.

    OBS: Vendo meu resumo de Arquivologia. Interessados, envie o e-mail solicitando amostra !

    Erros, mandem mensagem :)

  • Resolução: O Protocolo pode ser entendido como a porta de entrada e saída dos documentos na instituição. O serviço de Protocolo envolve ações de recebimento, registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 

    Na etapa de registro, ocorre a captura de metadados, que nada mais é do que a identificação das informações que representam o documento e a inserção em um sistema que, no caso, é informatizado. Essas informações servirão para controlar a tramitação desse documento e facultará o seu acesso.

    Resposta: certa


ID
3167605
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item



Os arquivos intermediários também são utilizados para  a guarda indefinida de documentos de arquivo. 

Alternativas
Comentários
  • Muito obrigado, Cristiane! Vamos aprendendo o Direito mais equilibrado e justo de todos que é o Administrativo, rs...
  • APENAS arquivos permanentes.

  • Errado!

    --> Prazos de guarda definido: arquivos correntes e intermediários. Após o cumprimento dos prazos, os documentos podem ser eliminados ou recolhidos à guarda definitiva.

    --> Prazos de guarda indefinidos: arquivos permanentes. Documentos inalienáveis e imprescritíveis.

  • Cada fase do ciclo documental possui um objetivo.

    Os arquivos correntes são responsáveis por armazenar os documentos em curso, que ainda estão cumprindo as funções pelas quais foram criados.

    Os arquivos intermediários, por sua vez, cumprem o papel de armazenamento temporário, e não definitivo, como afirma a questão. Esse tempo de armazenamento serve para o caso de os documentos serem solicitados, mas também possui caráter de preservação até que os documentos possam ter a sua destinação final aplicada.

    Já os arquivos permanentes têm como função preservar os documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados e que, ao invés de serem eliminados, são recolhidos aos arquivos permanentes porque possuem funções a mais, ou seja, possuem um outro valor para a instituição. Esses documentos são chamados de secundários e quer dizer que possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas.

    O única fase do ciclo documental que é definitiva é a permanente.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Gab: ERRADO

    A palavra "indefinida" está no sentido de ilimitado, que não se pode definir, que é incerto. Assim, para essas características, teremos apenas a utilização do Arquivo Permanente, tendo em vista este possuir valor secundário, definitivo e indefinido. Com isso, gabarito errado!

    OBS: Vendo meu resumo de Arquivologia. Interessados, envie o e-mail solicitando amostra !

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3167608
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



O princípio de respeito aos fundos é o primeiro princípio  de classificação aplicado ao patrimônio documental de  uma nação. 

Alternativas
Comentários
  • O princípio do respeito aos fundos é um conceito básico da Arquivística elaborado pelo historiador francês Natalis de Wailly. O conceito de "respeito aos fundos" estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras.

  • RESPOSTA PARA OS NÃO ASSINANTES :

    GABARITO CERTO

  • O Princípio de Respeito aos Fundos diz que os documentos produzidos ou recebidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos ou recebidos por outras instituições. Em outras palavras, um fundo não pode se misturar com outro fundo.

    A questão afirma que esse princípio é o primeiro a ser aplicado a uma nação e, de fato, todos os outros dependem dele. Caso essa "mistura" ocorra, os outros princípios trabalharão com documentos de origens diversas, sem contexto, sem ordem e sem organização, o que tornaria o trabalho infrutífero.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Princípio da proveniência, respeito aos fundos ou método histórico: os arquivos devem ser organizados em função da proveniência de seus documentos. Diz que os arquivos originários de uma instituição devem manter sua individualidade, SEM se misturarem a arquivos de outras entidades / origens. É possível identificar o fundo a que pertence determinado documento.. É princípio basilar da arquivologia

  • Resposta da prof aqui do QC:

    O Princípio de Respeito aos Fundos diz que os documentos produzidos ou recebidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos ou recebidos por outras instituições. Em outras palavras, um fundo não pode se misturar com outro fundo.

    A questão afirma que esse princípio é o primeiro a ser aplicado a uma nação e, de fato, todos os outros dependem dele. Caso essa "mistura" ocorra, os outros princípios trabalharão com documentos de origens diversas, sem contexto, sem ordem e sem organização, o que tornaria o trabalho infrutífero.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Ah, só lembrando que há três nomes para esse mesmo princípio: PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA, RESPEITO AOS FUNDOS OU MÉTODO HISTÓRICO


ID
3167611
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



  A estrutura orgânica é a base para a definição das séries  documentais. 

Alternativas
Comentários
  • SÉRIE DOCUMENTAL - Seqüência de documentos do mesmo assunto/tipo documental, produzidos pelo mesmo órgão/unidade, relativos à mesma função, subfunção e atividade e que resultam em idêntica forma de produção e tramitação, correspondendo aos mesmos prazos de vigência e destinação.

  • GAB. ERRADO

  • As séries documentais são conjuntos de documentos que têm em comum o mesmo assunto, código de classificação, função institucional e outros elementos que tornam esses documentos interligados.

    A base para a série são esses elementos e não a estrutura orgânica da instituição, que inclusive é mutável.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Gab. E

    A Estrutura Orgânica refere-se às classes correspondendo a “estruturas” - setores, divisões, departamentos. A série, por sua vez, é uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

    Vejam essa questão interessante do CESPE que caiu recentemente.

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Papiloscopista Policial Federal

    A respeito de arquivologia, julgue o item seguinte.

    A classificação estrutural, um dos tipos de classificação de documentos de arquivo, baseia-se na estrutura orgânica da entidade. Resposta: Certa.

  • Gabarito: Errado.

    Acrescentando que já foi cobrado:

    Q784206 (FCC) O instrumento de pesquisa que toma por unidade de referência a série documental é o → inventário.


ID
3167614
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 

Por serem realizadas em idades diferentes, o arranjo e a  classificação são operações distintas. 

Alternativas
Comentários
  • ARRANJO

    Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido

     CLASSIFICAÇÃO

    Organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.

    Análise e identificação do conteúdo de documentos seleção da categoria de assunto sob documentos, a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.

    Atribuição a documentos ou às informações neles contidas, de graus de sigilo conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.

    Fonte : Conarq

  • Errado! Classificação e arranjo não são operações distintas. A diferença é que a primeira ocorre nos arquivos correntes/intermediários e a segunda nos arquivos permanentes.

    Bellotto fala um pouco sobre isso:

    "O perigo de que os que se iniciam nos estudos arquivísticos pudessem deduzir que arranjo e classificação são operações distintas levou os estudiosos da terminologia arquivística brasileira a considerar que o termo "classificação" deve ser usado para documentos tanto em idade corrente quanto em idade permanente. Entretanto, na prática arquivística brasileira, tem permanecido o uso do vocábulo "arranjo" para designar a organização dos documentos nos arquivos de terceira idade. O importante é que o princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes - a obediência às atividades e às funções do órgão produtor - não se perca. Mesmo havendo as naturais lacunas decorrentes da aplicação das tabelas de temporalidade, o arranjo deve respeitar a classificação de origem, apenas admitindo-se algumas adaptações no caso dos documentos recolhidos sistematicamente."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes

  • A classificação de documentos é o ato de identificar a qual função o documento pode ser inserido e o arranjo é o ato de organizar os documentos a partir de níveis pré-determinados. Tanto o arranjo quanto a a classificação têm como resultado a reunião de documentos que possuem as mesmas características.

    A classificação de documentos é aplicada na origem, enquanto o arranjo é aplicado nos arquivos permanentes. Entretanto, ambos possuem o mesmo objetivo, que é a organização de documentos a partir de classificações e níveis pré-definidos.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A classificação de documentos é o ato de identificar a qual função o documento pode ser inserido e o arranjo é o ato de organizar os documentos a partir de níveis pré-determinados. Tanto o arranjo quanto a a classificação têm como resultado a reunião de documentos que possuem as mesmas características.

    A classificação de documentos é aplicada na origem, enquanto o arranjo é aplicado nos arquivos permanentes. Entretanto, ambos possuem o mesmo objetivo, que é a organização de documentos a partir de classificações e níveis pré-definidos.

    Gabarito do Professor: errada

     
  • CLASSIFICAÇÃO = PLANO DE CLASSIFICAÇÃO > ARQUIVOS CORRENTES E INTERMEDIÁRIOS

    CLASSIFICAÇÃO = ARRANJO > ARQUIVO PERMANENTE.

    ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO COM MESMA FINALIDADE E NATUREZA QUE OCORREM EM IDADES DOCUMENTAIS DIFERENTES.

  • Resolução:

    A classificação de documentos é o ato de identificar a qual função o documento pode ser inserido e o arranjo é o ato de organizar os documentos a partir de níveis pré-determinados. Tanto o arranjo quanto a a classificação têm como resultado a reunião de documentos que possuem as mesmas características.

    A classificação de documentos é aplicada na origem, enquanto o arranjo é aplicado nos arquivos permanentes. Entretanto, ambos possuem o mesmo objetivo, que é a organização de documentos a partir de classificações e níveis pré-definidos.

    Resposta: errada


ID
3167617
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 

O título é um dos elementos obrigatórios para descrição.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NOBRADE:

    Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis, sete são obrigatórios, a saber:

    - código de referência;

    - título;

    - data(s);

    - nível de descrição;

    - dimensão e suporte;

    - nome(s) do(s) produtor(es);

    - condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1).

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf

  • Cada norma de descrição possui um grupo de requisitos que devem constar em todos os elementos de descrição. A NOBRADE, por exemplo, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, possui os seguintes requisitos obrigatórios:

    Código de Referência
    Condições de Acesso
    Data(s) 
    Dimensão e Suporte
    Nome(s) do(s) produtor(es)
    Nível de descrição
    Título

    O título aparece entre os requisitos da NOBRADE. Na ISAAR(CPF), que é a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias, esse elemento não é essencial.

    O enunciado da questão trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e privados, portanto, o examinador deve ter considerado que a questão referia-se somente à NOBRADE, e não às normas, de uma forma geral. Nesse caso, o título aparece e a afirmação tona-se correta. 
    Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
    Conselho Internacional de Arquivos ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Metadados?


ID
3167620
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



O  registro de informação  sobre o acesso à unidade de  descrição é o objetivo da área de conteúdo e estrutura.  

Alternativas
Comentários
  • A banca misturou os conceitos de Área de conteúdo e estrutura com a Área de condições de acesso e uso.

    De acordo com a NOBRADE,as 8 áreas são:

    (1) Área de identificação, onde se registra informação essencial para identificar a unidade de descrição;

    (2) Área de contextualização, onde se registra informação sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição;

    (3) Área de conteúdo e estrutura, onde se registra informação sobre o assunto e a organização da unidade de descrição;

    (4) Área de condições de acesso e uso, onde se registra informação sobre o acesso à unidade de descrição;

    (5) Área de fontes relacionadas, onde se registra informação sobre outras fontes que têm importante relação com a unidade de descrição;

    (6) Área de notas, onde se registra informação sobre o estado de conservação e/ou qualquer outra informação sobre a unidade de descrição que não tenha lugar nas áreas anteriores;

    (7) Área de controle da descrição, onde se registra informação sobre como, quando e por quem a descrição foi elaborada;

    (8) Área de pontos de acesso e descrição de assuntos, onde se registra os termos selecionados para localização e recuperação da unidade de descrição.

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf

  • De acordo com os comentários questão errada!

  • As normas de descrição são estruturadas em áreas. Cada uma dessas áreas possuem um objetivo e é disso que a questão está tratando.

    O enunciado da questão trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, portanto, o examinador deve ter considerado que a questão referia-se somente à NOBRADE, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, e não às normas, de uma forma geral, pois cada uma estrutura de áreas diferente.

    Na NOBRADE, a área de conteúdo e estrutura tem como objetivo tratar do assunto e da organização da unidade de descrição. 

    O registro sobre o acesso à unidade do qual trata a questão é de responsabilidade da Área de Condições de Acesso e Uso.

    Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Que nível de aprofundamento é esse, irmão

ID
3167623
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 

O  instrumento  de  pesquisa  que  descreve  conjuntos  documentais ou partes do fundo é o inventário. 

Alternativas
Comentários
  •  INVENTÁRIO

    Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

    Fonte : Conarq

  • Belloto:

    Inventário

    "É o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes de um fundo. É um instrumento do tipo parcial, trazendo descrição sumária e não analítica, esta própria do catálogo.

    O fundamental no inventário é que não se faça uma seleção, não se "pulem" documentos, sendo a sequência dos verbetes, em geral, a mesma da ordem no arranjo. O inventário pode contemplar um fundo inteiro, um só grupo ou alguns deles, uma série ou algumas delas, ou mesmo parte de uma delas."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes

  • De acordo com o comentário questão certa!

  • Os instrumentos de pesquisa são ferramentas desenvolvidas no âmbito do arquivo permanente que visam facultar o acesso aos documentos de forma eficiente. Cada instrumento possui um objetivo e um âmbito de atuação.

    O Guia, por exemplo, é um instrumento mais geral, que visa situar o usuário sobre os documentos que podem ser encontrados no acervo, como acessá-los e informações práticas sobre a instituição. Já o inventário, instrumento de que trata a questão, descreve conjuntos de documentos ou partes de um fundo, como exposto.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3167626
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



Os arquivos privados que  forem identificados como de  interesse  público  e  social  poderão  ser  alienados  e  transferidos para o exterior.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8159.htm

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Técnico I - Área 4

    À luz da legislação pertinente à arquivologia, julgue o item subsecutivo.

    Os arquivos privados identificados pelo Estado como de interesse público e social não podem ser transferidos para o exterior.

    Gabarito: CORRETO.

  • GABARITO: ERRADO

    ⁂DOS ARQUIVOS PRIVADOS⁂

    ✦ Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.     

    LEI N 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • ERRADO

    Vejam como se repetem:

    Q1085735: Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRO-MT

    Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental nem transferidos para o exterior.(Correto)

    :)

  • A Lei nº 8.159/91 dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados. No capítulo III, ao tratar dos arquivos privados, a Lei estabelece que os arquivos privados que possuam características de interesse público e social devem ser protegidos de duas formas:

    Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.    
    A questão afirma que há a possibilidade de alienação e transferência para o exterior. A alienação não pode ocorrer com dispersão ou perda e a transferência não deve ocorrer.

    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • GABARITO ERRADO.

    Esses arquivos não poderão ser transferidos para o exterior.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
3167629
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 


Na  esfera  estadual,  os  arquivos  do  Poder  Executivo,   do  Poder  Legislativo  e  do  Poder  Judiciário  são  considerados como arquivos estaduais. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS PÚBLICAS

    Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

    § 2º - São Arquivos Estaduais os arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.

    LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

    § 2º - São Arquivos Estaduais os arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.

  • A Lei nº 8.159/91 dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados. No capítulo IV, a Lei trata sobre a organização e administração das instituições arquivísticas públicas e o parágrafo 2º do Art. 17 diz que: 

    § 2º - São Arquivos Estaduais os arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
    Portanto, a questão está correta ao afirmar que os arquivos dos três poderes são arquivos estaduais. 
    Dica: atenção aos arquivos municipais, que só envolvem o executivo e o legislativo.
    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3167632
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 


A desinfestação é uma das atividades de restauração. 

Alternativas
Comentários
  • É uma atividade de CONSERVAÇÃO. Macetes que peguei de colegas do QC:

    Conservação: Desinfetação; Restauração; Alisamento; Limpeza = DRAL

    Restauração: Banho de gelatina; Encapsulação; Laminação = BEL

  • Conservação (DRAL)

    Desinfestação

    Restauração ou Reparo

    Alisamento

    Limpeza

     

    Vai fazer Restauração ou Reparo? (LAMBA-SE TECIDO)

    LAMinação

    BAnho de Gelatina

    Silking

    Encapsulação

    TECIDO

  • A desinfestação tem como objetivo retirar os agentes que promovem a deterioração dos documentos. Essa técnica vai desde a retirada de poeira até microorganismos, entretanto, é uma técnica de conservação e não de restauração, como afirma a questão.

    As técnicas de restauração envolvem procedimentos que agem quando o dano já foi causado e a desinfestação visa evitá-lo.

    Gabarito do Professor: ERRADO.





  • A desinfestação tem como objetivo retirar os agentes que promovem a deterioração dos documentos. Essa técnica vai desde a retirada de poeira até microorganismos, entretanto, é uma técnica de conservação e não de restauração, como afirma a questão.

    As técnicas de restauração envolvem procedimentos que agem quando o dano já foi causado e a desinfestação visa evitá-lo.

    Gabarito do Professor: errada





  • Principais Operações de Conservação:

    • Desinfestação;

    • Limpeza

    • Alisamento

    • Restauração/Reparo

    Conceito de Desinfestação:

    Emprego de produtos químicos que buscam eliminar insetos eventualmente presentes no arquivo.

    O método mais eficiente de desinfestação é a fumigação.

    GABARITO: Errado

  • Resolução:

    A desinfestação tem como objetivo retirar os agentes que promovem a deterioração dos documentos. Essa técnica vai desde a retirada de poeira até microorganismos, entretanto, é uma técnica de conservação e não de restauração, como afirma a questão.

    As técnicas de restauração envolvem procedimentos que agem quando o dano já foi causado e a desinfestação visa evitá-lo.

    Resposta: errada

  • Principais operações (métodos) de CONSERVAÇÃO:

    Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo, entre outras.

    Desinfestação – combate ou inibe as atividades dos insetosO método mais eficiente para combatê-los é a fumigação.

    Limpeza – fase posterior à fumigação. Os documentos devem ser limpos com um pano macio, um aspirador de pó, uma escova adequada.

    Alisamento – documentos são passados a ferro.

    Restauração – são utilizados determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas dessa área (requer muito conhecimento desses profissionais).


ID
3167635
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 


A  temperatura  entre  20  e  22  graus  é  ideal  para  a  conservação dos documentos nos depósitos de arquivo.  

Alternativas
Comentários
  • Se nos referirmos a fotos coloridas ou P&B, estas temperaturas não são ideais, porém, conforme a Banca, a questão está correta.

  • A faixa segura de umidade relativa é entre 45% e 55%, com variação diária de +/- 5%. A temperatura deve também estar relacionada com a umidade relativa. A temperatura ideal para documentos é 20º C, com variação diária de +/- 1º C.

  • Eu sempre fico muito em dúvida nas questões de temperatura que fixam valores ideais, pois já vi diversos autores falando coisas diferentes. A verdade é que, apesar de pequenas divergências, a temperatura segue mais ao menos um padrão.

    Vou colocar duas fontes aqui.

    1) Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    "O mais recomendado é manter a temperatura o mais próximo possível de 20°C e a umidade relativa de 45% a 50%, evitando-se de todas as formas as oscilações de 3°C de temperatura e 10% de umidade relativa."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)

    2) Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo:

    "A adoção dos parâmetros recomendados por diferentes autores (de temperatura entre 15° e 22° C e de umidade relativa entre 45% e 60%) exige, nos climas quentes e úmidos, o emprego de meios mecânicos sofisticados, resultando em altos custos de investimento em equipamentos, manutenção e energia."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 12)

  • para os não assinantes: CERTO

  • Correta

    Umidade = Ente 45% e 58%

    Temperatura = Deve-se manter entre 20° e 22° graus.

    Fonte: Estratégia Concursos. Bons estudos!!!

  • Os parâmetros de temperatura e umidade relativa do ar variam de banca para banca. Entretanto, a média de temperatura é entre 20 e 22 graus. 

    Dica: desconfie somente se a variação for muito diferente.  

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • aí depende, né. o conarq diz o seguinte: "A adoção dos parâmetros recomendados por diferentes autores (de temperatura entre 15° e 22° C e de umidade relativa entre 45% e 60%) exige, nos climas quentes e úmidos, o emprego de meios mecânicos sofisticados, resultando em altos custos de investimento em equipamentos, manutenção e energia"

    seguindo esse guia do conarq, a questão estaria errada.

  • CERTO

    Temperatura >> Deve-se manter entre 20 e 22 graus Celsius>> ideal ar condicionado e desumidificador /sílica gel no fundo das gavetas.

  • Resolução:

    Os parâmetros de temperatura e umidade relativa do ar variam de banca para banca. Entretanto, a média de temperatura é entre 20 e 22 graus. 

    Dica: desconfie somente se a variação for muito diferente.  

    Resposta: certa


ID
3167638
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 


A microfilmagem foi muito utilizada nas décadas de 1970  e 1980. Atualmente, o custo ficou muito elevado e existe  muita dificuldade na manutenção dos equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico. no entanto, é um procedimento caro !

  • A microfilmagem, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens reduzidas, possui um alto custo de aplicação e manutenção, como afirma a questão. Portanto, o seu uso é recomendado para documentos que possuem uma temporalidade grande ou que sejam de valor permanente.

    Atualmente, outras técnicas são utilizadas, como a digitalização, que possui um custo baixo de aplicação e manutenção.
    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Resolução: A microfilmagem, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens reduzidas, possui um alto custo de aplicação e manutenção, como afirma a questão. Portanto, o seu uso é recomendado para documentos que possuem uma temporalidade grande ou que sejam de valor permanente.

    Atualmente, outras técnicas são utilizadas, como a digitalização, que possui um custo baixo de aplicação e manutenção.

    Resposta: certa

  • Gabarito: Certo

    A lei da microfilmagem é de 1968, já o decreto, que a regulamenta, é de 1996. Nesse período houve um "boom" da microfilmagem. No entanto, com o desenvolvimento tecnológico, os equipamentos para microfilmagem tornaram-se obsoletos, encarecendo ainda mais o procedimento. Hoje em dia, temos a digitalização, que por sinal é regulamentada.


ID
3167641
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



A  microfilmagem  é  mais  vantajosa  quando  aplicada  a  grandes volumes documentais, com prazo de guarda de  até cinco anos. 

Alternativas
Comentários
  • Modelo caro de arquivamento .

    Torna-se mais vantajosa quando aplicada a documentos com longo prazo de guarda.

  • ERRADO

    A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico.

    O volume e tamanho dos arquivos é drasticamente reduzido através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente. Além disso, proporciona acesso rápido, limpo, seguro e confere autenticidade às informações arquivadas.

     O microfilme é um recurso prático para facilitar o armazenamento de documentos de seu escritório. Armazenado adequadamente, é capaz de durar até 500 anos.

  • A microfilmagem, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens reduzidas, possui um alto custo de aplicação. Portanto, o seu uso é recomendado para documentos que possuem uma temporalidade grande ou que sejam de valor permanente. 

    Um prazo de guarda de cinco anos é considerado curto, o que torna desnecessário aplicar a técnica nesse conjunto documental extenso.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A microfilmagem foi muito utilizada nas décadas de 1970 e 1980. Atualmente, o custo ficou muito elevado e existe muita dificuldade na manutenção dos equipamentos.

  • Resolução:

    A microfilmagem, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens reduzidas, possui um alto custo de aplicação. Portanto, o seu uso é recomendado para documentos que possuem uma temporalidade grande ou que sejam de valor permanente. 

    Um prazo de guarda de cinco anos é considerado curto, o que torna desnecessário aplicar a técnica nesse conjunto documental extenso.

    Resposta: errada