SóProvas


ID
3167812
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para o Ministério da Saúde, as Redes de Atenção à Saúde são “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). Assim, considerando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), assinale a assertiva CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Comentários, plz!

  • A RAPS não integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sim o Sistema Único de Saúde (SUS).

  • O erro da questão "C" é que a RAPS NÃO integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas sim, o Sistema Único de Saúde (SUS).

     

    Art. 1º Fica instituída a Rede de Atenção Psicossocial, cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Gabarito D.

    A - A RAPS integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS); Centros de convivência de idosos e os Centros POP – para população de rua.

    ERRADA! A rede não integra serviços da Assistência Social e sim da Assistência em Saúde.

    A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

    Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. Atenção Básica em Saúde; Atenção Psicossocial Especializada; Atenção de Urgência e Emergência; Atenção Residencial de Caráter Transitório; Atenção Hospitalar; Estratégias de Desinstitucionalização; Reabilitação Psicossocial;

    B - A RAPS integra a Política Nacional de Saúde Mental, buscando consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. No entanto, sabemos que não é possível garantir a livre circulação de todas as pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade, precisando essas pessoas de internamento involuntário. Errado!

    Deve ser garantida a livre circulação de todas as pessoas com problemas mentais pelo serviço, essa é característica do trabalho em rede!

    C - A RAPS integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura; as Unidades de Acolhimento (UAs); e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). Errada!

    Como já foi mencionado a RAPS não integra o SUAS.

    D - A RAPS estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. Correto!

    E - A RAPS possui, em todos os estados brasileiros e municípios acima de 100 mil habitantes, o programa De Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. Errada!

    O Programa de Volta pra Casa não pressupõe população.