GABARITO: LETRA A
? ?Em relação ao ensino superior, o cenário não é muito diferente. Apenas 33% dos jovens brasilienses chegam à universidade?.
? Usa-se o "porque" junto e sem acento, ele marca uma conjunção coordenativa explicativa e é responsável por trazer um valor de explicação entre as orações.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre o uso dos porquês e quer saber qual alternativa apresenta a palavra correta para ligar as duas orações. Vejamos:
.
“Em relação ao ensino superior, o cenário não é muito diferente. ______ Apenas 33% dos jovens brasilienses chegam à universidade”
.
A) Porque.
Certo. Devemos usar PORQUE = pois, com valor de EXPLICAÇÃO (uma conjunção coordenativa explicativa, nesse caso). Ficará da seguinte forma: “Em relação ao ensino superior, o cenário não é muito diferente, porque apenas 33% dos jovens brasilienses chegam à universidade”.
.
Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.
.
B) Porquê.
Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.
.
C) Por que.
Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.
.
D) Por quê.
Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?
.
Gabarito: Letra A