SóProvas


ID
3168874
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os atos de improbidade administrativa, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    [L8.429/92]

    Na realidade,trata-se de um ato que atenta contra os Princípios da Administração Pública:

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    (...)

    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. [A]

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.[C]

    NÃO CONFUNDIR com quem tem legitimidade para propor a ação de improbidade: MP ou Pessoa Jurídica interessada:

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente..[D]

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

    Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado

  • Para que o candidato encontre a resposta, é necessário o conhecimento acerca da Lei nº 8429/92 - Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Vamos às alternativas, lembrando que é pedida a INCORRETA.

    Letra A: correta. A alternativa trouxe a literalidade do art. 5º, da LIA: “Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano”.

    Letra B: incorreta. A conduta narrada é considerada ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública (e não que causa lesão ao erário), nos termos do art. 11, VI, da LIA: “Art. 11 (...) VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo”.

    Letra C: correta. Nos termos do art. 14, da LIA: “Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade”.

    Letra D: correta. A alternativa trouxe o único crime previsto na LIA, tratado no art. 19, da mesma lei. Importante relembrar que a ação de improbidade tem natureza cível e que as instâncias penal, administrativa e cível são independentes (art. 12, da LIA), podendo o agente ser condenado em todas as três, inclusive.

    Gabarito: Letra B (pedia a INCORRETA).

  • Com o advento da nova lei de improbidade, a letra A está errada, uma vez que não há mais a figura culposa na LIA