SóProvas


ID
3169852
Banca
EXATUS
Órgão
Prefeitura de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gaiolas e Asas 
     
        Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. 
       Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. 
      Ao ouvir os relatos das professoras, vi uma jaula cheia de tigres famintos, dentes arreganhados, garras à mostra – e as domadoras com seus chicotes, fazendo ameaças fracas demais para a força dos tigres... Sentir alegria ao sair de casa para ir à escola? Ter prazer em ensinar? Amar os alunos? O sonho é livrar-se de tudo aquilo. Mas não podem. A porta de ferro que fecha os tigres é a mesma porta que os fecha com os tigres. Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes? Ou serão as escolas que são violentas? 
Rubem Alves – Disponível em:www.pensador.com/rubem_alves_textos  

Os porquês podem ser usados nas seguintes formas: Por que, porque, por quê e porquê. No fragmento: “Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros”. Sobre o termo em destaque, ele foi empregado respeitando a seguinte regra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Temos uma conjunção coordenativa explicativa "porque"; pode perfeitamente ser substituída por "pois", breve resumo:

    ? Porquê (substantivo, equivale a "motivo");

    ? Por que (por qual motivo);

    ? Por quê (por qual motivo, antes de pontuação);

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: A

    Perguntas = por que

    Respostas = porque

    Perguntas no fim das frases = por quê

    Substantivo = (o) porquê

  • PORQUE : conjunção/une orações - (sinônimo de POIS);

    PORQUÊ: substantivo/vem precedido de artigo ou outro determinante - ( o porquê, do porquê etc.);

    POR QUE: locução pronominal (pelo qual, por qual razão);

    POR QUÊ: pronome interrogativo (final de pergunta, direta ou indireta).

  • Porque deve ser grafado numa só palavra quando se trata de uma conjunção equivalente a UMA VEZ QUE, VISTO QUE, POIS, OU PARA QUE, seguido de uma explicação.

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer saber por qual motivo foi usado "porque" na frase “Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros”. Vejamos:

     . 

    A) é uma explicação, podendo a palavra - porque ser substituída pela conjunção - pois.

    Certo. PORQUE = pois (conjunção coordenativa explicativa)

     . 

    B) a frase é interrogativa.

    Errado. A frase não é interrogativa, mas, sim, declarativa. Frases interrogativas diretas apresentam um ponto de interrogação (?).

     . 

    C) a palavra se encontra entre o verbo - fazer e o substantivo -voo.

    Errado. Não é por esse motivo que foi usado "porque".

     . 

    D) há um verbo no início da frase.

    Errado. Não é por esse motivo que foi usado "porque".

     . 

    Para complementar:

    Uso dos porquês

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     . 

    Gabarito: Letra A