SóProvas


ID
3170191
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

No que diz respeito ao trabalho e às práticas empregatícias desenvolvidas por crianças e adolescentes, sob amparo legal, é possível dizer:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Fundamentações conforme o ECA (8069/90):

    A) Somente os adolescentes com mais de 16 anos podem receber benefícios como bolsa aprendizagem, entre outros, como auxílios previdenciários. ? incorreto, art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

    B) O trabalho pode ser desenvolvido à noite pelos adolescentes, entretanto, todas as garantias devem ser asseguradas, tais como adicional noturno, entre outros benefícios, considerando as particularidades de atividades que demandam maior esforço. ? incorreto, é VEDADO (art. 67): I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

    C) Está previsto que todo adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observadas a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e a sua vinculação precedente ou sustentada por capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

    Art. 69. O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros:

    I - respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento;

    II - capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

    D) Está previsto que qualquer pessoa com menos de 18 anos pode trabalhar, salvo na condição de aprendiz, que é a partir dos 16 anos. ? incorreto, art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    E) Todos os adolescentes podem receber remunerações pelos trabalhos prestados, é um direito constituído, contudo, a dimensão educativa e pedagógica somente acontece quando ele recebe treinamentos específicos condizentes com a função desempenhada. ? incorreto, a dimensão pedagógica deve sempre estar presente.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Israel, o menor aprendiz deve possuir carteira profissional. Deve ser matriculado em algum curso profissionalizante (por exemplo o SENAI), o empregador (que também deve possuir vínculo com o SENAI ou com o governo se não me engano) deve assinar a carteira e pagar todos direitos empregatícios do menor. Mas como o nome diz, é um profissional em aprendizado e em desenvolvimento. Sem as mesmas responsabilidades de um empregado comum. Acredito que foi isso que a questão se referiu.