SóProvas


ID
3170908
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta para padronização da catalogação nas bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Norma Internacional de Descrição Bibliográfica (ISBD), a qual determina os elementos de dados a serem registrados ou transcritos em uma ordem específica para a descrição do item que será catalogado, utilizando uma pontuação com o intuito de facilitar a comunicação internacional das informações bibliográficas (DESCRIÇÃO..., 2012). A ISBD serviu de base para construção de códigos ou regras de catalogação de aplicação nacional em todo o mundo.

    TOLENTINO, V. S.; ORTEGA, C. D. A descrição sob o ponto de vista da catalogação, da bibliografia e da catalografia. Encontros bibli: Revista Eletrônica de biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n.46, p. 2-18, 2016.DOI:  Acesso em: 02 abr. 2020.

  • A questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre a catalogação em unidades de informação.

    O enunciado pede a identificação de uma ferramenta de padronização de catalogação em bibliotecas sem fornecer mais informações sobre o tema. No entanto, ao ler as alternativas, o candidato que tiver algum conhecimento sobre normas de padronização da Biblioteconomia e outras de áreas correlatas (Arquivologia, Ciência da Informação, Informática, etc), resolverá a questão facilmente.

    Vejamos as descrições de cada um dos itens elencados nas alternativas:

    a) DTD (Definição de Tipo de Documento) “é um conjunto de declarações de marcação que definem um tipo de documento para uma linguagem de marcação da família da SGML (SGML, XML, HTML)"(1).

    b) EAD (Descrição Codificada de Arquivos) “é uma norma para a codificação de instrumentos de descrição documental arquivísticos utilizando a linguagem XML mantida pela Biblioteca do Congresso e pela Society of American Archivists." É um tipo de DTD utilizada por arquivos, bibliotecas e museus na descrição de fundos e coleções. (2)

    c) ISBD (Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada) “é um padrão desenvolvido pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) para a criação de descrições bibliográficas. A ISBD especifica os elementos necessários para descrição de diversos tipos de documentos (por exemplo, livros, mapas, partituras, gravações de áudio, etc.), a ordem em que estes elementos devem ser registrados e a pontuação utilizada entre os elementos". (3)

    d) SKOS (Sistema Simples de Organização do Conhecimento) “é uma recomendação do W3C projetada para representação de tesauros, esquemas de classificação, taxonomiassistemas de controle de autoridade ou qualquer outro tipo de vocabulário controlado estruturado". (4)

    e) ISAAR (CPF) (Norma Internacional de Registro de Arquivo de Autoridade para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias) “dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. (5)

    Com base nestas descrições, identificamos a alternativa C como a correta, pois é a única que estabelece regras para a catalogação bibliográfica. As alternativas B e E estão ligadas à área de Arquivologia enquanto a alternativa D se aproxima das atividades de classificação e indexação e a alternativa A trabalha com marcações de documentos em linguagens web.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Fontes

    (1) Site W3 Schools

    (2) Site W3 Schools

    (3) Site IFLA

    (4) Site W3

    (5) Site Conarq