SóProvas


ID
3172294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O aumento da cobertura vegetal em toda extensão de determinada bacia hidrográfica, por meio de um planejamento eficiente e execução posterior de serviços de reflorestamento, corresponde a uma medida

Alternativas
Comentários
  • Medidas estruturais:

    ......Medidas físicas reduzir o risco de enchentes.

    ......Intervenções diretas no sistema hídrico, florestal e agrário.

    Medidas Extensivas:

    ...........Pequenos armazenamentos disseminados na bacia,

    ...........Recomposição de cobertura vegetal

    ...........Controle de erosão do solo, ao longo da bacia de drenagem;

  • Achava que aumento da cobertura vegetal era uma medida não-estrutural...

  • Ou seja, se for feito em campo com execução de serviços: ESTRUTURAIS.

    Teoria e legislação: NÃO Estrutural.

    "Medidas não estruturais: São as medidas que buscam reduzir os danos ou as consequências das inundações, não por meio de obras, mas pela introdução de normas, regulamentos e programas que visem, por exemplo, o disciplinamento do uso e ocupação do solo, a implementação de sistemas de alerta e a conscientização da população para a manutenção dos dispositivos de drenagem. Para Barbosa (2006, p. 44) "

    "Medidas estruturais: As medidas estruturais são medidas de controle de enchentes e inundações que são essencialmente construtivas, como represas, reservatórios de retenção, melhoramento de canal de rio, canais de desvio e barragens. Essas medidas “não são projetadas para dar uma proteção completa, pois isso exigiria uma proteção contra a maior enchente possível.” (ENOMOTO, 2000, p. 76). "

    Fonte:

    MEDIDAS ESTRUTURAIS E NÃO ESTRUTURAIS IMPLEMENTADAS PARA MINIMIZAR IMPACTOS COM AS INUNDAÇÕES NO MUNICIPIO DE TAIÓ

    Orli José Machado

    Maristela Macedo Poleza 

  • porque a C está errada?

  • As ações de  controle de enchentes dividem-se em: medidas estruturais, que são medidas físicas de engenharia, ou seja, obras e intervenções estruturais ou medidas não estruturais, que atuam no controle do uso e ocupação do solo no entorno da bacia. Pode-se entender que as medidas não estruturais são normas e regulamentos.

    As medidas estruturais dividem-se ainda em: intensivas (atuam no curso de água) e extensivas (atuam na bacia).

    Note que o aumento da cobertura vegetal em toda a extensão da bacia é uma medida estrutural extensiva, pois requer replantio ou recomposição da vegetação por meio de obras físicas. 

    Gabarito do Professor: Alternativa A.

    Comentando as demais questões, tem-se:

    B) ERRADA. O aumento da cobertura vegetal aumenta o tempo de concentração da chuvas, pois retém maior quantidade de água, causando a diminuição do escoamento superficial, além de diminuir impactos erosivos no solo. Ela não transfere a enchente para um nova área, na verdade o efeito é contrário.

    C) ERRADA.  O aumento da cobertura vegetal é no âmbito da macrodrenagem, pois estamos falando do impacto ao longo de toda a bacia. Tenha em mente que a microdrenagem compõe-se de: sarjetas, sarjetões e bocas de lobos. 

    D) ERRADA. O aumento da cobertura vegetal diminui o pico de concentração, ou seja, a inundação da área leva um tempo maior para acontecer, pois há uma diminuição do escoamento superficial.

    E) ERRADA.  O tempo de concentração é o tempo que resulta no escoamento da vazão máxima na bacia, ou seja, é o evento em que toda a bacia contribui para o escoamento superficial da área. Ele está intimamente ligado a episódios de inundação. 

    Note que o aumento da cobertura vegetal provoca o aumento do tempo de concentração da bacia, pois reduz o escoamento superficial. 
  • Pqp...Inacreditável são os comentários tentando explicar um erro grosseiro desses na questão

  • Estrutural ?

  • C) Microdrenagem é boca de lobo, por exemplo.

  • Concordo com os colegas. Onde que esse tipo de obra simples é estrutural?