SóProvas


ID
3172639
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

    A maioria da população brasileira não quer se armar. Uma minoria vocal nos faz pensar o contrário. Pesquisa do Datafolha realizada em dezembro de 2018 mostra que a maioria da população (61%) é contrária à posse de armas, percentual que sobe para 66% entre os mais pobres e chega a 71% entre as mulheres. A minoria que defende a liberação do porte se pauta em argumentos ideológicos e crenças que guardam pouca relação com a realidade.
    Trabalho com controle de armas e pesquiso a relação da arma de fogo com a violência há mais de 15 anos. A esmagadora maioria das evidências que passam pelo crivo do rigor científico atesta: quanto menos armas em circulação, menos mortes. A restrição do acesso às armas de fogo não pode ser tratada como uma questão de ideologia. É uma questão de segurança e saúde pública.
    As armas nascem legais e acabam caindo nas mãos de bandidos. Esse fluxo precisa ser interrompido. O primeiro passo é garantir que toda arma e munição vendida no Brasil seja marcada com tecnologia que possibilite seu rastreamento.
    Informação de qualidade é chave para aumentar a capacidade de investigação das polícias, fechar os canais de desvio para criminosos e punir responsáveis.
    No Brasil, segurança pública é um direito e só se garante pensando no interesse coletivo. A lógica de cada um por si é barbárie.
(Melina Risso. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opinião>. Acesso em: 23.03.2019. Adaptado)

Considerando-se os argumentos da autora, a resposta à pergunta – O acesso a armas de fogo deve ser restringido? – deverá ser

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A questão pede para que respondamos a seguinte pergunta baseado no texto, como se fosse uma resposta que a autora daria "O acesso a armas de fogo deve ser restringido?";

    ? Segundo a autora:  A restrição do acesso às armas de fogo não pode ser tratada como uma questão de ideologia. É uma questão de segurança e saúde pública [...]   No Brasil, segurança pública é um direito e só se garante pensando no interesse coletivo. A lógica de cada um por si é barbárie.

    ? Isto é, a autora responde negativamente a liberação de armas para a população.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva B

    Pesquisa do Datafolha realizada em dezembro de 2018 mostra que a maioria da população (61%) é contrária à posse de armas, percentual que sobe para 66% entre os mais pobres e chega a 71% entre as mulheres

  • Errei.

    Pensei que pergunta se referia à opinião da autora, que, do jeito que entendi, é a favor do acesso às armas desde que haja um controle....

  • Você concede o direito de segurança pública, que é horrível, infelizmente, - por causa do judiciário horroroso-. E acaba restringindo o direito a liberdade e de defesa.

    Ou concerta esse judiciário ou arrume defesa eficientes a fim de minimizar os danos a sociedade.

    Eu logo farei isso por vocês, servir e proteger a sociedade com honestidade e eficiência.

    Rumo à PM!

  •  A questão pede para que respondamos a seguinte pergunta baseado no texto, como se fosse uma resposta que a autora daria "O acesso a armas de fogo deve ser restringido?";

    "Trabalho com controle de armas e PESQUISO a relação da arma de fogo com a violência há mais de 15 anos. A esmagadora maioria das evidências que passam pelo crivo do rigor científico atesta: quanto menos armas em circulação, menos mortes. A restrição do acesso às armas de fogo não pode ser tratada como uma questão de ideologia. É uma questão de segurança e saúde pública."

    B - sim, com base em dados colhidos em pesquisas.

  • Amiguinha de Maria do Rosario !

  • Na verdade seria a letra A o gabarito.

  • É o tipo de questão que vc não precisa nem ler o texto, é só ver que a fonte é a folha kkkkkkkkk