-
GABARITO: LETRA B
? Tão complexa quanto contestada, a noção de popular em Tarsila remete a uma identidade nacional e à construção de uma brasilidade.
? a noção... remete (sujeito, logo somente artigo definido "a" presente);
? remete a alguma coisa (preposição "a"), mas já temos o artigo indefinido "uma", logo somente a preposição é usada; e a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "construção" (=crase ? à construção).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Pessoal, essa questão, apesar de ser mais do mesmo, quando o assunto é crase. Essa não estava simples respondê-la, exceção para os maiorais. Assim, escrevi o comando da questão e ficou claro que, o 3 (terceiro) A permite, claramente, colocar (PARA A) e não fica sem sentido. Asim, o 2 (segundo) A já está descartado. Quanto ao 1 (Primeiro) A, tente colocar o (PARA A) e veras que ficará sem sentido. Assim, ficou mais simples, digo para mim,respondê-la.
É isso. Um passo por vez, mas sempre prosseguindo. Chegaremos lá.
-
Tarsila remete __________ uma identidade nacional e __________ construção de uma brasilidade.
ambas lacunas vao usara a transitividade do verbo remeter para respondermos.
REMETER = VTDI = tem que ter crase, porem quando for poribida não colocaremos.
-> antes de artigo indefinido não vai crase (a uma identidade)
-> antes de a construção = crase (à construção)
-
Remete alguma coisa a outra.
-
Bizu Antes de artigo indefinido no caso UMA não admite crase, sendo assim já eliminara 3 questões, o resto e só seguir os macetes dos colegas acima.
-
-
Gabarito: B
Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:
Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.
Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.
Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural.
DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!