SóProvas


ID
317386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

No dia 1.º de janeiro 2011, o Congresso Nacional reconheceu o resultado das eleições presidenciais de 2010, ao diplomar e declarar Dilma Roussef como presidenta do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Em dezembro, o TSE diplomou a candidata Dilma Roussef.
  • A Diplomação ocorre antes da posse no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).. O evento serve para atestar que ambos foram efetivamente eleitos e que estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro.


    A posse: Dilma Rousseff tomou posse a 1 de janeiro de 2011 como 36.ª presidente da República Federativa do Brasil, e como a primeira mulher a assumir o cargo no país. Em cerimônia iniciada às 14 horas (horário local), no plenário do Congresso Nacional, em Brasília. Ela foi empossada juntamente com o vice-presidente, Michel Temer. A cerimônia foi conduzida pelo então presidente do Senado Federal, José Sarney.
    Origem: wikipédia

    Bons estudos!!!
  • Dilma Roussef tomou posse como a nova presidente do país no dia 1o de janeiro de 2011. A diplomação antecedeu a posse.
  • A economista Dilma Rousseff (PT) se tornou a primeira mulher eleita presidente na história do Brasil. Ela obteve 56% dos votos válidos no segundo turno, no dia 31 de outubro, contra 44% do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

    A vitória da petista se deve, em grande parte, à popularidade do presidente Lula. O presidente atuou como o principal cabo eleitoral da campanha de Dilma e conseguiu transferir para ela parte de sua popularidade recorde entre os brasileiros.

    A disputa presidencial foi a sexta desde o fim do regime militar (1965-1985) e a primeira sem a participação de Lula como candidato. A campanha foi marcada por escândalos, ataques pessoais, boatos na internet, debates religiosos e a neutralidade da candidata Marina Silva (PV), terceira colocada no primeiro turno.

    Dilma nunca havia disputado uma eleição antes. Durante a ditadura, ela foi militante de movimentos políticos de esquerda, e depois presa e torturada. Exerceu cargos políticos em governos no Rio Grande do Sul antes de entrar para o governo Lula em 2002. No Planalto, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e ministra-chefe da Casa Civil.

    Em todo o mundo, apenas 17 mulheres exercem funções de presidente e primeira-ministra, segundo o estudo "As Mulheres do Mundo", da Organização das Nações Unidas (ONU). Na América Latina, ela será a 11ª mulher a ocupar o cargo de presidente.

    Entre os desafios do novo governo está o investimento em infraestrutura, para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e as reformas na previdência e no sistema tributário. Dilma precisa ainda avançar na economia e nos programas sociais do governo, além de governar com autonomia do presidente Lula
  • Questão errada, pois não podemos confundir diplomação com posse.
    A diplomação ocorre antes da posse: A diplomação da presidente Dilma ocorreu em 17/12/2010  e a posse, em 01/01/2011.  
    Bons estudos!
  • Quem reconhece não é o congresso e sim o TSE.

    ERRADO
  • A questão está errada. Não se deve confundir diplomação com posse. A primeira é o ato de reconhecimento do resultado das eleições pela justiça eleitoral. No caso do presidente da República, a diplomação é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral. A diplomação atesta quem foram os candidatos efetivamente eleitos e os habilita a tomar posse. A diplomação de Dilma Rousseff ocorreu em 17 de dezembro de 2010. Já a posse é ato de competência do poder legislativo. Dilma tomou posse em 1o de janeiro de 2011 em sessão solene no Congresso Nacional.  






  • Diplomação ocorreu 14 dias antes da posse.