SóProvas


ID
31741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O primeiro período do texto remete ao tempo das guerras cisplatinas, contexto histórico marcante para o Brasil das primeiras décadas do século XIX. Relativamente ao tema, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Sem que tenha manifestado o desejo de se tornar independente, a Cisplatina foi incorporada por Buenos Aires, em 1825, decisão que, num primeiro momento, não suscitou atitude de represália por parte do Brasil. A mudança de atitude do governo do Rio de Janeiro foi determinada pela pressão da opinião pública, daí advindo a guerra contra a Argentina.

Alternativas
Comentários
  • "Em 1825, uma rebelião regional proclamou a separação do Brasil e a incorporação do futuro Uruguai às Províncias Unidas do Rio da Prata. Esse fato precipitou a guerra entre Brasil e Buenos Aires, a partir de dezembro de 1825.
    (...)
    Internamente, a guerra provocou o impopular e temido recrutamento da população por meio de métodos de pura força."

    FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006. pág. 83
  • "...em 1820, o Uruguai foi incorporado ao Brasil, passando a se chamar Provincia Cisplatina. Acontece que a populagao local nao tinha nenhum laço cultural econômico que a prendesse ao nosso país.
    Atiçados pelos argentinos e desejosos de se libertarem do jugo brasileiro, os uruguaios, liderados por Lavalleja, romperam com o Bra­sil e se incorporaram à Argentina (entao chamada Províncias Unidas do Rio da Prata). O Brasil, apoiado pelos ingleses que queriam o livre comercio na Prata, declarou guerra a Argentina.
    A Guerra foi um desastre para o Brasil, com grandes perdas mate­rials e humanas. O Imperador era bastante criticado por langar o pais numa guerra ingloria. Finalmente, em outubro de 1828, o Brasil reconheceu a perda da Cisplatina, que passou a se chamar Republica Orien­tal do Uruguai."

    A História Crítica da Nação Brasileira
    Renato Mocelin
  • A Cisplatina  de Lavalleja ou Banda Oriental, então anexada ao Brasil por D. João VI, MANIFESTOU SIM sua vontade de independência As províncias Unidas do Rio da Prata (Argentina), esta tinha o interesse  de anexar esse território que seria a República Oriental do Uruguai, o governo brasileiro regencial não gostou nenhum pouco, entendendo tal atitude como declaração de guerra,os barões e comerciantes brasileiros nem ligavam para aquele território que era afastado e improdutivo, e que tantos gastos em conflitos ja tinha proporcionado 

     

    Bons estudos!