SóProvas


ID
31744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O primeiro período do texto remete ao tempo das guerras cisplatinas, contexto histórico marcante para o Brasil das primeiras décadas do século XIX. Relativamente ao tema, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Não se pode falar em política externa brasileira no Primeiro Reinado (1822-1831), pois que um tema - o reconhecimento da Independência - monopolizou as atenções da diplomacia do nascente Estado brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Bem, o amado cervo é incisivo em apontar outras preocupações da política externa no período, a saber: a relação com a argentina, a relação com o Paraguai, com os Estados Unidos, além do reconhecimento da independencia.
    boa questão para terceira fase.
    é isso.
    Amplexos.
  • No primeiro reinado o Brasil tinha ligações diretas com Portugal assim pelos fatos de:Estar sendo governado por um português e ser recente a colonização portuguesa no mesmo.
  • A própria independencia em questão, durante o período de 1822 a 31, alimentou a politica externa brasileira. Esta, através da diplomacia, concretizou diversos tratados que concederam beneficios aos países que reconhecessem o Brasil, como país independente e separado de Portugal. Todos decorrentes do Tratado de Aliança e Paz com Portugal, de 1825, negociado com a intermediação da Inglaterra.Após o reconhecimento português, várias outras nações da Europa e da América foram impelidas a realizarem o mesmo gesto político. Com isso, o Brasil poderia estabelecer negócio com outras nações do mundo através da assinatura de acordos e o estabelecimento de tratados de comércio. Nesse aspecto, a Inglaterra logo se apressou para que o governo brasileiro reafirmasse as taxas aduaneiras dos tratados de 1810.
  • O próprio reconhecimento do Brasil como independente se faz através da política externa. Podemos destacar a prorrogação de acordos comerciais com os ingleses, a intermediação dos ingleses no reconhecimento da independêcnia do Brasil por Portugal e demais nações européias, a execução da política externa americana através da Doutrina Monroe, desestimulando as pretensões coloniais da Santa Aliança, e, principalmente, os interesses do Brasil na região da Cisplatina.

  • Errado.

     

    Outros temas:

    Guerra da Cisplatina (1825-28),

    Incidente de Chiquitos (1825),

    Universalização do sistema de tratados desiguais (1828),

    Envolvimento de d. Pedro na crise sucessória de Portugal (1826),

    Questão do tráfico com a Inglaterra (convenção de 1826 e Lei Feijó de 1831),

    Missão de Duarte da Ponte Ribeiro a Lima (1829)

  • Errado.

     

    O processo de Independência do Brasil concluiu-se durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período conturbado da história nacional, em razão, entre outros fatores, de contradições da vida política INTERNA e da política EXTERIOR.

  • Coloquem as fontes. Os comentários estão bons, mas é legal a gente compartilhar de onde veio o conhecimento. Dá-le CACD2019! Portaria já publicada!