SóProvas


ID
317503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue
os itens que se seguem.

No organograma linear de responsabilidade, dispõem-se as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação que existem em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • O organograma linear de responsabilidade revela:
    1. A atividade ou decisão relacionada com uma posição ou cargo organizacional, mostrando quem participa e em que grau,
    quando uma atividade ou decisão deve ocorrer na empresa.
    2. As relações e os tipos de autoridade que devem existir quando mais de um responsável contribui para a execução de um
    trabalho comum.

    Vantagens:
    # Permite a visualização da responsabilidade pela função
    # Possibilita caracterizar a forma pela qual uma posição se
    relaciona com as demais dentro da empresa.
    # Permite a efetivação de análises objetivas de estrutura
    # Possibilita eliminar ambigüidade no processo decisório.

    Desvantagens:
    # Não considera a estrutura informal.
    # Não é de fácil leitura.
  • O organograma em questão trata do ORGANOGRAMA FUNCIONAL: é o tipo de estrutura que aplica o princípio da especialização das funções. 
  • Não seria um organograma do tipo linha-staff que combina o organograma linear e funcional?

  • Lembrando que organograma linear jamais conseguiria dispor hierarquias.

  • Tipos de organogramas:

    Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.

    Não clássicos - São todos os demais tipos como abaixo:

    Em barras - representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.

    Profissional (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.

    Gocha (solar, circular) - o seu objetivo é mostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

    Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.

    Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.

    Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

    Informativo - apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.

    Dial de Wyllie - na forma de um disco separado por círculos concêntricos conforme o grau hierárquico e, dentro de tais sessões, órgãos representados por círculos menores, cuja posição relativa aos órgãos representados em sessões mais próximas ao centro indicam sua subordinação hierárquica. O organograma Dial de Wyllie tem por objetivo representar organizações de hierarquia dinâmica, com vinculações variando conforme o desenvolvimento de novos projetos interdepartamentais.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Organograma

  • Tipos de organograma

     

    O. Vertical

    O modelo mais comum e tradicional de organograma empresarial é o vertical, seguindo uma linha hierárquica de forma mais rígida, utilizado para mostrar a hierarquia de cima para baixo. Nesse modelo, a diretoria está no mais alto nível, enquanto que os subordinados são inseridos nas figuras que vêm abaixo.

     

     

    O. Circular ou Radial

    Nesse modelo de organograma empresarial, também é apresentada a hierarquia, embora de forma mais suave, colocando-se os cargos lado a lado.

    O modelo circular ou radial começa no centro, com a gerência e a diretoria, espalhando-se pelos lados os cargos diretamente ligados.

    O organograma circular ou radial não tem a preocupação de mostrar a estrutura hierárquica, sugerindo mais a ideia de uma colaboração entre os profissionais, com a participação entre as áreas, que são representadas em círculos concêntricos.

    Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

     

    O Funcional

    O modelo de organograma funcional possui muitas semelhanças como organograma vertical, embora, em vez de representar as relações de trabalho de forma hierárquica, ele traz as relações funcionais ( ou relações de comunicação ) dentro da organização.

     

     

    O. Matricial

    Aplicado para representar a estrutura de empresas que não mantêm uma definição clara das unidades funcionais, e sim dos grupos de trabalho, que podem ser temporários, oferece maior flexibilidade, enquadrando-se nos modelos de empresas com estrutura dinâmica e mutável, como aquelas de consultoria, engenharia e outras, orientadas para projetos.

     

    O Linear de responsabilidade

    No organograma linear, temos um modelo diferente, representando a relação entre os cargos e a execução de tarefas.

     

    A sua estrutura pode ser mais complexa, em razão da variedade de rotinas existentes dentro da empresa, permite uma análise mais objetiva da estrutura da organização. Adequado a empresas com estrutura formal e rígida, onde cada profissional executa estritamente sua responsabilidade, dando pouca margem à criatividade e à inovação.

     

    O. em Barras

    No organograma em barras ou em retângulos, os cargos são distribuídos através da utilização de barras com tamanhos diferentes e proporcionais à importância e à autoridade de cada cargo.

     

    É um organograma pouco utilizado, já que não permite a visualização das relações entre os órgãos, apresentando apenas o nível de hierarquia, ou seja, quanto mais alto o cargo, mais alto e maior também é o retângulo ou barra.

     

    https://blog.softwareavaliacao.com.br/organograma/

  • RESOLUÇÃO: A estrutura linear apresenta linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade e responsabilidade entre superior e subordinados, não abrange as unidades funcionais.

    Resposta: E