SóProvas


ID
3176827
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Constitui ato de improbidade administrativa negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação, de quem tenha interesse direto na ação decorrente das atribuições do agente público.
II. No Microsoft Word 2016, não é possível mostrar os números de linha na margem de um documento. Assim, o usuário é impedido de fazer referência a linhas específicas no documento usando números de linha na margem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • por que tem informatica na minha improbidade???

  • kkk muito loca essas questões

  • Que bizarro! Rsrsrs

  • Ah se essa moda pega... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Alternativa A) Contabilidade

    Alternativa B) Direito Penal Especial

    Alternativa C) Inglês

    Alternativa D) Português

  • Nível dessa pergunta é mais ou menos assim:

    Perguntas: (Só pode usar o SIM e o NÃO apenas uma vez.)

    1 - Você não estudou para a prova? ( );

    2 - Você está mentindo? ( );

    Que comecem os jogos.

  • Conhecimentos exigidos: Improbidade administrativa (Lei 8.429/92) / Informática.

    I. “Constitui ato de improbidade administrativa negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação, de quem tenha interesse direto na ação decorrente das atribuições do agente público”.

    Falsa: o art. 9º, inciso I, da Lei 8.429/92, assim preconiza: “Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público”. Como se nota, a configuração repousa no ato de “receber”, não “negar”, como sustentado nessa afirmação.

    II. “No Microsoft Word 2016, não é possível mostrar os números de linha na margem de um documento. Assim, o usuário é impedido de fazer referência a linhas específicas no documento usando números de linha na margem”.

    Falsa: é totalmente possível mostrar os números de linhas na margem de um documento no Word.

    Como se vê, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • isso sim são questões de informática que deveriam ser cobradas. Não coisas bizarras sem sentido que um servidor comum não precisa saber

  • A questão indicada está relacionada com a improbidade administrativa.

     
    ·         Improbidade administrativa: artigo 37, § 4º, da Constituição Federal de 1988; Lei nº 8.429 de 1992

    ·         Espécies de Improbidade administrativa:

    - Atos de improbidade administrativa que geram enriquecimento ilícito (artigo 9º, da LIA): condutas de maior gravidade.

    - Atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário (artigo 10, da LIA): condutas com gravidade intermediária.

    - Atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública (artigo 11, da LIA): comportamentos de menor gravidade.

    - Atos de improbidade administrativa decorrentes de concessão ou de aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário (artigo 10-A, da LIA): a doutrina entende que para configurar o referido ato de improbidade exige-se a presença de dolo.
     

    ·         Itens:

    I – ERRADO. De acordo com o artigo 9º, Inciso I, da Lei nº 8.429 de 1992, “receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público" constitui ato de improbidade que gera enriquecimento ilícito.
    No item foi indicado que o agente que “negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação" constitui ato de improbidade, logo, o item I está ERRADO.

    II – ERRADO. No Microsoft Word é possível mostrar os números de linha na margem de um documento.

    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens são falsos.



    Gabarito do Professor: D)