SóProvas


ID
3176941
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Desvios éticos

Toda atividade governamental causa impacto na vida dos cidadãos. Na maioria das vezes, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

Contudo, os órgãos governamentais exibem grande variabilidade de atribuições, prerrogativas e orçamentos. Há órgãos que exibem enorme poder sobre os negócios das empresas e a vida dos cidadãos; há outras repartições que pouco interagem com o setor privado. Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.

Murilo Rodrigues Soares da Cunha
Mauro Sérgio Bogéa Soares
Disponível em: http://bit.ly/2lNx56L (com adaptações)

Com base no texto 'Desvios éticos', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores.
II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado.
III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens incorretos:

    I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores ? incorreto, pode provocar perdas ou ganhos.

    II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado ? incorreto, a intenção primária são ganhos monetários.

    III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado ? incorreto, temos uma extrapolação textual, o texto não apresenta nada relacionado a isso.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão demanda interpretação do pequeno texto de seu introito.

    Segundo este pequeno texto:

    I-                    Toda atividade governamental causa impacto na vida das pessoas. Estes impactos podem gerar ganhos e perdas.

    II-                  Os órgãos governamentais apresentam grande variação de atribuições e orçamentos.

    III-                 Existem órgãos governamentais de grande impacto na vida negocial de pessoas e empresas, ao passo que há outros órgãos de pouco impacto na vida das pessoas.

    IV-                Quanto maior o poder do órgão governamental, maior o impacto de suas ações e maior a possibilidade de relações ilegítimas com determinados entes.

    Diante do exposto, cabe comentar cada uma das assertivas.

    A assertiva I está INCORRETA. As ações dos órgãos governamentais não geram só perdas, mas também podem gerar ganhos para as pessoas.

    A assertiva II está INCORRETA. Em instante algum o texto diz que relações ilegítimas são levadas adiante para gerar melhorias e bem estar.

    A assertiva III está INCORRETA. Não é tido que sempre as relações entre órgãos governamentais e pessoas gera relações ilegítimas, tampouco existe menção no sintético texto sobre ação da sociedade civil diante de eventuais ilegimitidades nas relações entre entes públicos e privados.

    Diante do exposto, nenhuma assertiva está correta.

    LETRA A- CORRETA. Nenhuma assertiva está correta.

    LETRA B- INCORRETA. Nenhuma assertiva está correta.

    LETRA C- INCORRETA. Nenhuma assertiva está correta.

    LETRA D- INCORRETA. Nenhuma assertiva está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A