- ID
- 3177442
- Banca
- IF-PE
- Órgão
- IF-PE
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
A Sra. Maria chega ao consultório odontológico se queixando de “uma dor muito forte no lado esquerdo da boca que não para”. O dentista pede-lhe para indicar o dente específico que está lhe causando dor, mas ela diz que não tem certeza. Além dos dados oferecidos pelo exame clínico e radiográfico, o conhecimento sobre o padrão de distribuição da dor referida (ou irradiada) e sobre como interpretar os resultados dos diferentes tipos de testes de vitalidade é muitas vezes essencial para a definição do dente originário da sintomatologia dolorosa. A esse respeito, analise as seguintes afirmações.
I. A dor dental raramente se irradia para o lado oposto da linha média da arcada.
II. A dor de molares superiores pode ocasionalmente se irradiar para outros dentes do mesmo quadrante ou para dentes do quadrante antagonista inferior.
III. A dor de molares inferiores frequentemente se irradia para o ouvido, o ângulo da mandíbula ou a região posterior do pescoço.
IV. Testes de vitalidade térmica repetidos em um mesmo dente podem produzir resultados falso negativos se um intervalo adequado entre os testes não for respeitado.
V. Consumo excessivo de álcool, trauma dental recente ou extensa calcificação do canal radicular podem produzir resultados falso positivos no teste de vitalidade elétrico.
É CORRETO apenas o que se afirma em