- ID
- 3177499
- Banca
- IF-PE
- Órgão
- IF-PE
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Um paciente do sexo masculino, de 9 anos de idade, chega à unidade de saúde com relato de dor, apenas provocada, no dente 46. Durante o exame clínico, você observou a presença de uma cavidade de cárie, comprometendo as faces oclusal e mesial desse elemento dentário. O exame de imagem demonstra a presença de uma cárie profunda, com proximidade do corno pulpar mesial, integridade no espaço periodontal e ausência de lesões na região periapical. No aspecto clínico, após o preparo cavitário e a remoção do tecido cariado, não se observa exposição pulpar. O paciente apresenta alto padrão de higiene bucal e nenhum outro elemento dentário cariado ou restaurado.
Com relação aos materiais restauradores e suas características, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os preparos classe II, com envolvimento da crista marginal, devem ser restaurados com resina composta e ionômero de vidro.
II. As resinas compostas, que apresentam a vantagem de ter contração de polimerização semelhante à da dentina e do esmalte, evitam infiltração marginal e aumentam o tempo de vida das restaurações.
III. O uso do amálgama em cavidades amplas, com pouca estrutura dental remanescente, apresenta maior risco de fratura dental quando comparado ao uso de materiais restauradores adesivos.
IV. O amálgama oferece maior facilidade de estabelecer e manter um adequado ponto de contato, por ser resistente ao desgaste próximo à estrutura dentária.
V. Quanto mais para distal no arco e maior a extensão da restauração, pior é o prognóstico das restaurações de resina composta, devido ao maior número de contatos cêntricos e estresse mecânico.
Estão CORRETAS, apenas,