SóProvas


ID
3177502
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança de 4 anos de idade necessitou realizar uma pulpotomia no molar inferior direito devido a uma lesão de cárie com comprometimento pulpar. Durante o exame clínico, você pesou o pequeno paciente e observou que ele apresentava 20 kg de peso corporal. Sabendo que para realizar o procedimento acima seria necessário anestesiá-lo, caso você optasse pelo sal anestésico mepivacaína 2% com epinefrina 1:100.000, qual seria a dose máxima segura a ser utilizada?

Alternativas
Comentários
  • Para chegar a este resultado, multiplique o peso com a dose máxima do adulto. A dose máxima é diferente para alguns autores. No caso desta questão, usou-se a dose máxima abordada no livro Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica em odontologia, Série ABENO do autor Eduardo Dias cuja dose é 4,4 (20Kg x 4,4= 88mg) chega-se à dose máxima em miligramas que pode usar na criança com este peso, cerca de 2,4 tubetes.

    Para outros autores como no livro Manual de anestesia local de Malamed, a dose máxima de mepivacaína a 2% é 6,6.

    Portanto, seria 20 Kg x 6,6=132 mg. Mas como não há resposta para esta dose, a questão usou a do outro autor.

  • Importante se atentar para as questões, pois algumas vezes pedem o máximo de mg utilizado e outras pedem o numero de tubetes anestésicos a serem utilizados.