- ID
- 3178225
- Banca
- ADM&TEC
- Órgão
- Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
HOMEM PLURAL
Trecho de entrevista com Bernard Lahire: Podemos considerar a educação, a cultura, e a literatura como observatórios empíricos da sua teoria da ação?
Esse foi, em todo o caso, o meu percurso. Comecei por trabalhar sobre questões escolares (insucesso escolar, casos de sucessos improváveis), antes de seguir em direção às questões culturais (práticas culturais dos franceses), e depois, literárias. O fio condutor de uma grande parte dos meus trabalhos é, no entanto, a escrita (produzida ou lida, comum ou literária): trabalhei sobre a cultura escrita escolar, os modos populares de apropriação dos textos, os usos domésticos e profissionais da escrita, as práticas de estudo (e nomeadamente de leitura) no ensino superior, o problema social designado “iletrismo”, o jogo literário e as condições materiais e temporais da criação literária, a obra de Franz Kafka. Mas alguns investigadores apreenderam as minhas investigações para trabalharem sobre questões tão variadas como os compromissos militares, as bifurcações profissionais, a formação dos desportistas, a socialização profissional dos cirurgiões ou a fabricação social das moças e dos rapazes. Toda a sociologia é, sobretudo, uma forma de olhar o mundo social. Penso que os meus futuros terrenos de investigação vão ainda surpreender aqueles que pensam que agora trabalho essencialmente as questões da criação literária.
(Adaptado. Adequação linguística. Disponível em: http://bit.ly/2knv3u2)
Com base no texto 'HOMEM PLURAL', leia as afirmativas a seguir:
I. Pode-se deduzir, a partir do último período do texto, que o entrevistado critica o caráter letárgico dos trabalhos daqueles que acreditam que ele trabalha, agora, essencialmente as questões da criação literária.
II. Trabalhos direcionados para questões escolares (insucesso escolar, casos de sucessos improváveis), culturais (práticas culturais dos franceses) e literárias fazem parte do rol de investigações do entrevistado.
Marque a alternativa CORRETA: