SóProvas


ID
3178438
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em abril de 2019, o IFPE recebeu uma nota fiscal referente a serviços prestados em dezembro de 2018 pela empresa contratada para a realização da vigilância dos prédios do Instituto. Sabendo-se que, no final de 2018, não havia saldo de empenho em nome da empresa de vigilância disponível para liquidação, é CORRETO afirmar que, em 2019, referente a esse fato, haverá o registro de

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra C

    Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica

  • Assertiva: (...) Sabendo-se que, no final de 2018, não havia saldo de empenho em nome da empresa de vigilância disponível para liquidação.

    O que diz a Lei 4.320: As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las (...)

    Alguém pode me explicar isso? :-)

  • Sendo pragmático:

    Se não tinha saldo para empenho, logo não foi empenhada, se a despesa tem de ser paga então terá de ser escrita como despesa de exercícios anteriores.

    Lembrando que uma das classificações da DEA é justamente despesa não empenhada.

    Gabarito: letra C!

  • É complicado interpretar o que eles querem. Quando não há saldo de empenho pra liquidar, quer dizer que houve empenho, mas não tem como lançar o crédito no sistema porque não tem como pagar. Eu já trabalhei no setor financeiro de um órgão público e era responsável por empenhar, liquidar e pagar. Mas é como dizem: na prática, a teoria é outra.

    A questão quer dificultar e se enrola.