SóProvas


ID
317848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos diferentes procedimentos e recomendações de enfermagem, julgue os itens de 76 a 82.
A administração excessiva de corticosteroides pode resultar na síndrome de Cushing, cujas manifestações clínicas restringem-se a: catarata, glaucoma, hipertensão, face em lua cheia, hipocalemia, miopatia, osteoporose e suscetibilidade aumentada para as infecções.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro na questão encontra-se na palavra ''restringem-se'' e também em algumas das patologias citadas.

    Restringem-se, na questão, quer dizer que são apenas essas as manifestações clinicas da doença de Cushing, o que está errado. Há outras manifestações que não foram citadas.

    Pesquisei no livro (Enfermagem Médico Cirugica - Brunner & Suddarth) e não encontrei como manifestações clínicas catarata, glaucoma e hipolcalemia.

    As manifestações clínicas da Doença de Cushing são: obesidade do tipo central, tronco pesado e membros relativamente magros. Pele fina fina, frágil e facilmente traumatizada; equimoses e estrias; fraqueza e apatia.
    Ocorre catabolismo proteico excessivo prodizindo o desgaste muscular e a osteoporose; cifose, dor nas costas e fraturas por compressão das vértebras.
    Há retenção de sódio e agua em consequencia da atividade mineralocorticóide aumentada, produzindo hipertensão e insuficiência cardíaca.
    O paciente desenvolve uma aparencia de ''face de lua cheia''; existe suscetibilidade aumentada para infecções.

    Segue link para vocês terem uma noção da aparencia física do portador da doença:
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&gs_rn=14&gs_ri=psy-ab&cp=13&gs_id=1e&xhr=t&q=sindrome+de+cushing&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.dmQ&biw=1163&bih=640&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=5pSZUb3IMcHD0QG38oD4Ag#imgrc=_

    É isso. Espero ter colaborado.

    Abs.

  • A síndrome de Cushing (SC) é um distúrbio causado por excesso de cortisol associado à deficiência do mecanismo de controle do eixo adrenal-hipotálamo-hipofisário e do ritmo circadiano de secreção do cortisol.

    Pode surgir por tumores adrenais com produção autônoma de cortisol (adenoma benigno ou maligno), hiperplasia adrenal, produção excessiva

    de adrenocorticotropina (ACTH) ou tumor ectópico. Sinais e sintomas: ganho de peso, diminuição da libido, fadiga, hirsutismo, amenorreia, “fácies em lua cheia”, “giba dorsal”, estrias purpúreas, obesidade central, hipopotassemia.

    Fonte: 7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

    http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf