SóProvas


ID
317857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da cirrose hepática — doença crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por fibrose difusa, provocando alteração na estrutura e nas funções do fígado —, julgue os itens subsecutivos.

O principal fator etiológico da cirrose é a deficiência nutricional, com a ingesta proteica reduzida, seguida do consumo excessivo de álcool.

Alternativas
Comentários
  • O consumo de álcool em excesso, o alcoolismo e o contágio por hepatite, principalmente hepatite C, aparecem como os principais fatores de risco para o problema. Hepatite B é outro fator de risco, assim como o consumo de alguns tipos de medicamentos.

  • Os processos patológicos que levam à disfunção hepatocelular podem ser provocados por agentes infecciosos, como bactérias e vírus, ou por anoxia, distúrbios metabólicos, toxinas e medicamentos,deficiências nutricionais e estados de hipersensibilidade. A causa mais comum de lesão parenquimatosa é a desnutrição, par ticular mente aquela relacionada com o alcoolismo.

    As células parenquimatosas respondem aos agentes mais nocivos através da substituição do glicogênio por lipídios, produzindo infiltração gordurosa, com ou sem morte ou necrose celular. Esse processo está comumente associado à infiltração de células inflamatórias e crescimento de tecido fibroso. Pode ocorrer regeneração celular se o processo patológico não for demasiado tóxico para as células. O resultado da doença parenquimatosa crônica consiste no fígado fibrótico e contraí do observado na cirrose.

    Fonte: Brunner e Suddarth pag. 1898.