SóProvas


ID
3179110
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surgem novas abordagens na Educação Física escolar a partir da década de 70. Dentre as abordagens que tiveram maior impacto, temos a Abordagem Construtivista.
(PCNs, 1998).

Referente às propostas desta Abordagem analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) Falso (F).

( ) Levanta a questão da importância de se considerar o conhecimento que a criança já possui na Educação Física escolar, incluindo os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
( ) Defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto.
( ) Destaca que a construção do conhecimento é feita a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.
( ) Sugere que os conteúdos selecionados para as aulas de Educação Física devem propiciar uma melhor leitura da realidade pelos alunos e possibilitar, assim, sua inserção transformadora nessa realidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V) Levanta a questão da importância de se considerar o conhecimento que a criança já possui na Educação Física escolar, incluindo os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

    ( F) Defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Pressuposto da abordagem desenvolvimentista, não tem nada haver com o construtivismo.

    ( v) Destaca que a construção do conhecimento é feita a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.

    ( F) Sugere que os conteúdos selecionados para as aulas de Educação Física devem propiciar uma melhor leitura da realidade pelos alunos e possibilitar, assim, sua inserção transformadora nessa realidade. O construtivismo de Piaget está dentro das tendências liberais, ou seja, o aluno não transforma a sociedade e sim se adapta a ela, transformação está dentro das teorias críticas.