GABARITO: LETRA C
A) A pesquisa em Serviço Social tem como foco a compreensão dos fenômenos singulares da realidade social, com a utilização de material empírico ? incorreto, compreensão dos fenômenos embasado na TOTALIDADE.
B) A pesquisa em Serviço Social poderia ser substituída pela atitude investigativa, que possibilitaria o resgate de um eixo privilegiado para a qualificação profissional ? não pode ser substituída, deve ser INTEGRADA.
C) As pesquisas, quando relacionadas ao exercício profissional do Assistente Social, geram a possibilidade de construção de intervenções críticas na realidade social ? correto, possibilitam a gestão de uma atuação crítica e fugitiva da neutralidade.
D) As pesquisas em Serviço Social pressupõem um rigoroso trato histórico e metodológico que permita a compreensão da realidade social por meio do ecletismo teórico ? por meio do conhecimento da realidade como um todo.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Guerra (2009), ao discutir a formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, ressalta que, desde a década de 1990, tal formação “dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional (...) Este perfil de profissional, entre outras exigências, determina a necessidade de um sólido referencial teórico-metodológico, que permita um rigoroso tratamento crítico-analítico, um conjunto de valores e princípios sociocêntricos adequados ao ethos do trabalho e um acervo técnico-instrumental que sirva de referência estratégica para a ação profissional...” Ao tratar do tema, a autora ressalta que um elemento assume papel “decisivo” na conquista de um estatuto acadêmico, que alia formação com capacitação como condições para uma qualificada intervenção e ampliação do patrimônio intelectual da profissão.