SóProvas


ID
3179473
Banca
IDCAP
Órgão
CONSED-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

É senso comum que uma política ambiental deve ser baseada prioritariamente em ações preventivas. Em relação ao princípio da prevenção, analise:

I- De acordo com o princípio da prevenção, cabe somente ao empreendedor privado adotar ações de prevenção de danos ambientais comprovados, graves e irreversíveis, a um custo economicamente aceitável;
II-A Avaliação de Impacto Ambiental – AIA é um exemplo importante de aplicação deste princípio, na medida em que permite associar as preocupações ambientais às estratégias do desenvolvimento social e econômico;
III- Para implementar estratégias preventivas, a variável ambiental deve ser incorporada desde as primeiras fases de elaboração das políticas públicas setoriais, bem como nos projetos de empreendimentos do setor produtivo.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    A alternativa I provavelmente está errada porque geralmente toda a cadeia de produção-consumo-reciclagem cabe adotar ações de prevenção de danos ambientais, inclusive o poder público (quando verifica irregularidades, p. ex.).

  • isso está na 6.938/81?

  • GAB D. não me perguntem o porquê

  • A alternativa I está errada quando diz "cabe somente ao empreendedor privado".

  • Gabarito D.

    O princípio da prevenção é aquele em que se constata, previamente, a dificuldade ou a impossibilidade da reparação ambiental, ou seja, consumado o dano ambiental, sua reparação é sempre incerta ou excessivamente onerosa.

    A razão maior desse princípio é a necessidade da cessação imediata de algumas atividades, potencialmente poluidoras, em razão dos resultados danosos para o meio ambiente. Essa possibilidade do resultado é o que caracteriza o princípio da prevenção.

    Assim, procura-se evitar o risco de uma atividade sabidamente danosa e evitar efeitos nocivos ao meio ambiente.

    Manual de direito ambiental / Terence Trennepohl. – 7. ed. – São Paulo : Saraiva Educação,

    2019.