SóProvas


ID
31801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens abaixo, com base no padrão gramatical
e estilístico da modalidade escrita da língua portuguesa culta.

Antes de mais nada, é preciso aproveitarmos a oportunidade para ressaltarmos as qualidades textuais do relatório, que inclusive contêm a indicação de planos futuros de aproveitamento comercial dos produtos.

Alternativas
Comentários


  • CORREÇÃO -> Antes de mais nada, é preciso aproveitarmos a oportunidade para ressaltar as qualidades textuais do relatório, que inclusive contêm a indicação de planos futuros de aproveitamento comercial dos produtos.
  • Minha humilde sugestão: "Antes de mais nada, é preciso aproveitarmos a oportunidade para ressaltar as qualidades textuais do relatório, que, inclusive, contém a indicação de planos futuros de aproveitamento comercial dos produtos".
  • Outra humilde sugestão: acho que "planos futuros de aproveitamento" não está bom, já que os planos não são futuros mas atuais - o que está previsto para o futuro é, isto sim, o aproveitamento; assim, creio que ficaria melhor "planos de (ou "para") futuro aproveitamento".
  • Resposta: ERRADO

    A "humilde sugestão" de Davi Alvarenga foi primorosa ! O verbo "conter" escreve-se "contém", com acento agudo na 3ª pessoa do singular, e "contêm", com acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. Trata-se de um caso de acento diferencial, para marcar graficamente a diferença entre a forma do singular e a do plural do mencionado verbo. Uma vez que o pronome relativo "que" subentende o termo "relatório", que está no singular, o verbo deve assumir a forma com acento agudo, "contém". 
  • Gabarito: E. 

    Minha visão sobre a questão e os comentários aqui expostos. Primeiro, ao meu ver, o único desvio de norma está na falta de vírgulas para isolar o termo inclusive. Ficando assim:

     Antes de mais nada, é preciso aproveitarmos a oportunidade para ressaltar as qualidades textuais do relatório; que, inclusive, contêm a indicação de planos futuros de aproveitamento comercial dos produtos.

    Também fiquei pensando em uma possível repetição em planos futuros, já que, no texto, o uso da palavra plano já é uma referencia ao futuro ( seria um subir pra cima). Mas acho que seria uma questão problemática se o erro fosse só esse. 

    Sobre os comentários sobre o acento diferencial, acho eles profundamente errados, já que o termo que tanto pode ser uma referência à ultima palavra quanto à expressão que está no plural. Assim, o acento ajuda a destruir qualquer ambiguidade.