ARP (PROTOCOLO DE RESOLUÇÃO DE ENDEREÇOS). Tem um papel fundamental entre os protocolos da camada internet da suíte TCP/IP , porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.
FTP (PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS). É uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiro), sendo uma das mais usadas na internet. Portas (20). Transferência de dados/21 (controle da conexão)
DNS (SISTEMA DE NOMES DE DOMÍNIOS) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.
D
DHCP (PROTOCOLO DE CONFIGURAÇÃO DE HOST DINÂMICO – CAMADA 7 – OSI). É um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Portas (67/68)
HTTP (PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTO). Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web. Responsável pelo acesso as páginas da WWW via navegador. Porta (80)