-
Minha humilde sugestão: "Em que pese o bom andamento da pesquisa, contudo, essa comissão sugere a manutenção da mesma equipe, não obstante a contratação de estagiários, conforme carta com pedido anexado".
-
Minha contribuição: "Em que pese o bom andamento da pesquisa, essa comisão sugere a manutenção da mesma equipe, não obstante a contratação de estagiários, conforme carta com pedido em anexo". "Contudo" é conjunção coordenada adversativa, por isso não cabe seu uso nesse período.
-
Resposta: ERRADO
A locução conjuntiva "em que pese" possui valor concessivo, isto é, introduz um fato subordinado e contrário ao da ação principal de uma oração, mas incapaz de impedir que tal ação venha a ocorrer. Exemplificando: "Em que peso o fato de o réu ter negado a autoria do crime, foi condenado". Nesse exemplo, apesar de o réu ter negado a participação no crime, esse fato não foi capaz de impedir que ele fosse condenado. Analisando o texto do quesito, percebe-se que a locução conjuntiva foi usada de forma incorreta, porquanto a pesquisa andava bem, e era compreensível a manutenção da mesma equipe. O texto ficou incoerente.
Outro erro do quesito foi o emprego da vírgula após a locução conjuntiva concessiva "não obstante", que equivale a apesar de. O correto seria retirar a vírgula: "não obstante a contratação de estagiários".
-
Gabarito: ERRADO
1) Primeiro erro de estilística, pois o texto é muito incoerente.
2) Segundo erro, a locução conjuntiva "em que pese" foi usada de forma inadequada, pois ela tem valor concessivo, o que não é o sentido do texto.
3) E por último, erro de pontuação, o termo "não obstante" refere-se à contratação de estagiários, portanto não deveria haver vírgulas.
Fonte: Projeto Caveira Simulados