GABARITO: LETRA A
? Segundo o texto:
? Na Idade da Pedra, os amigos dependiam uns dos outros para sua própria sobrevivência. Os humanos viviam em comunidades solidárias e os amigos eram pessoas com quem se ia à caça dos mamutes. Juntos, sobreviviam a longas jornadas e a invernos rigorosos. Cuidavam um do outro quando um deles ficava doente, e compartilhavam a última porção de comida em épocas de necessidade [...] Substituir as redes tribais precárias pela segurança das economias e dos Estados paternalistas modernos obviamente tem vantagens enormes, mas é provável que a qualidade e a profundidade das relações íntimas tenha sido afetada.
? Ou seja, havia uma dependência na Idade da Pedra que era motivada pela necessidade de sobrevivência e hoje as relações íntimas já não são as mesmas, conforme o texto, encontram-se afetadas.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
#Análise das alternativas com erros marcados em vermelho:
A) a solidariedade entre eles, motivada pela necessidade de sobrevivência, terá sido maior que a estabelecida modernamente.
Correta. A banca tomou muito cuidado para não limitar o alcance da alternativa, uma vez que dá pra perceber, de acordo com o texto, que a solidariedade eram muito maior entre nossos ancestrais do que na sociedade moderna, tornando a alternativa plenamente válida. A justificativa está no trecho a seguir: " Substituir as redes tribais precárias pela segurança das economias e dos Estados paternalistas modernos obviamente tem vantagens enormes, mas é provável que a qualidade e a profundidade das relações íntimas tenha sido afetada."
B) os interesses mais profundos pela sobrevivência não acarretam grandes modificações de comportamento ao longo da história.
Incorreta. É exatamente a necessidade de sobrevivência que estimulava a noção de coletividade. Além do mais, ao longo da história, esse comportamento mais coletivo foi mudando, tornando-se cada vez menos profundo, conforme enxerto a seguir: "Na Idade da Pedra, os amigos dependiam uns dos outros para sua própria sobrevivência. [...]mas é provável que a qualidade e a profundidade das relações íntimas tenha sido afetada."
C) os nossos ancestrais ligavam-se por laços naturais de afetividade, independentemente de qualquer outra motivação ou interesse.
Incorreta. Típico caso de limitação de escopo nas provas da FCC. Ou seja, restringir que as relações entre os indivíduos eram apenas oriundas de laços naturais de afetividade colide com o exposto no texto, uma vez que tais laços eram motivados predominantemente pela sobrevivência. Além disso, são mais fortes e profundos que as relações afetivas entre casais (consideradas relações afetivas). A justificativa está nos trechos a seguir: "Na Idade da Pedra, os amigos dependiam uns dos outros para sua própria sobrevivência. [...]Tais amigos conheciam uns aos outros mais intimamente do que muitos casais de nossos dias."
D) o companheirismo nas longas jornadas de exploração do mundo decorria da atração comum que todos partilhavam em busca do novo.
Incorreta. Típico caso de extrapolação, uma vez que o texto não trata da questão de exploração do mundo ou da busca pelo novo.
E) a belicosidade entre eles justificava-se pela sensação de insegurança que experimentavam a cada vez que enfrentassem uma situação de risco.
Incorreta. O termo "belicosidade" indica uma pessoa que tem inclinação para a guerra, destoando do explanado no texto. de modo que os indivíduos viviam em harmonia e em comunidade como mecanismo de sobrevivência, deixando de lado as brigas internas no grupo.
Espero ter ajudado. :D
Gabarito: item "A"