#Análise das alternativas com os erros marcados em vermelho:
A) a substituição das redes tribais primitivas por medidas protecionistas modernas não representaria vantagem para ninguém.
Incorreta. A autor ressalta o quanto essa substituição tem vantagens enormes, consoante trecho a seguir: "Substituir as redes tribais precárias pela segurança das economias e dos Estados paternalistas modernos obviamente tem vantagens enormes [...]"
B) a segurança proporcionada pela economia dos Estados modernos não representa a manutenção da profundidade da primitiva solidariedade.
Correta. É exatamente o que foi exposto no último parágrafo do texto, uma vez que esse processo de substituição fez com que a profundidade das relações sociais se alterassem, conforme trecho a seguir: " Substituir as redes tribais precárias pela segurança das economias e dos Estados paternalistas modernos obviamente tem vantagens enormes, mas é provável que a qualidade e a profundidade das relações íntimas tenha sido afetada."
C) o paternalismo dos Estados modernos seria a única desvantagem numa comparação da nossa vida com a dos homens da Idade da Pedra.
Incorreta. Típico caso de limitação de escopo nas provas da FCC, visto que o autor ressalta a diminuição da qualidade e da profundidade das relações solidárias entre os indivíduos como característica do paternalismo no Estado Moderno, no entanto, em nenhum momento do texto, o autor esgota as possibilidades, conforme trecho a seguir: "Substituir as redes tribais precárias pela segurança das economias e dos Estados paternalistas modernos obviamente tem vantagens enormes, mas é provável que a qualidade e a profundidade das relações íntimas tenha sido afetada."
D) as relações íntimas travadas entre as criaturas que viviam na Idade da Pedra eram mais superficiais que as dos nossos tempos sofisticados.
Incorreta. É o contrário, de modo que as relações da Idade da Pedra eram bem mais profundas que as do tempo atual.
E) a solidariedade que havia na vida dos nossos ancestrais deixou de ser vantajosa por conta dos benefícios do progresso da moderna civilização.
Incorreta. Outro caso de limitação de escopo, típico nas provas da FCC. Em nenhum momento, o autor valorou se a solidariedade deixou de ser vantajosa ou não, apenas ressaltou o quanto a mudança do comportamento dos nossos ancestrais para o paternalismo do Estado Moderno prejudicou a qualidade e a profundidade da solidariedade entre os indivíduos. Muito cuidado com esse modelo de assertiva.
Espero ter ajudado. :D
Gabarito: item "C"