SóProvas


ID
3181459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Text 9A1AAA


      In the past it was sufficient to focus only on structural accuracy when learning a language was an entirely academic advantage and an obsession to acquire a new language. But in today’s world, language learning is no longer considered a luxury but an obvious need. Students now have the world at their fingertips. They are experiencing that world through technology in a way that their parents and teachers never did. Today’s language classroom is vastly different from that of the mid- to late twentieth century. The focus is no longer on grammar, memorization and learning from rote, but rather using language and cultural knowledge as a means to connect to others around the globe.

      Language teaching methods in the past were based on linguistic competence. The establishment of basic principles of communicative language teaching (CLT) was a reaction in opposition to them. CLT aims at developing and improving knowledge and skills that facilitate the learners to make their message effective and successful, since that is the main goal of communication, not the achievement of grammatical correctness. As a result, the modern trend is very much inclined towards oral practice too.

Internet:<www.ukessays.com> (adapted) and <www.britishcouncil.org> (adapted)

Based on the aim of CLT, it can be concluded that their advocates would favor the following guideline:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Por eliminação:

    a) seeking native-speaker-like pronunciation. - procurar alguém tão bom quanto um nativo na pronuncia. Errado, o texto fala sobre como a comunicação é mais importante, e não as estruturas.

    b) using drilling as a central technique. - usar exercícios/práticas como a principal técnica. Errado, nem é mencionado isso no texto.

    c) teaching vocabulary out of context. - ensinar o vocabulário fora do contexto. Errado, nem é mencionado isso no texto.

    d) não achei a D no texto propriamente, mas por interpretação é a menos incorreta, pois o texto fala muito sobre comunicação, comunicação efetiva, como é mais importante se comunicar...

    e) attending more to structure and form than to meaning. - ter mais estrutura e forma a significado. Errado, o texto fala sobre como a comunicação é mais importante, e não as estruturas.

  • Gabarito D.

    Realmente essa resposta não está expressa no texto porque o comando da questão (entendimento meu) pede para que se marque a alternativa que apresenta a melhor orientação para se atingir a CLT. Daí a resposta "having students interact by means of pair work and group work", ou seja, fazer com que estudantes interajam em pares ou em grupos a fim de desenvolver a comunicação, dentre as opções dadas, é a melhor para se atingir a CLT.

    Quanto aos itens:

    a) adquirir a pronuncia de nativos (errada porque não há necessidade disso para a comunicação);

    b) treinar (fazer exercicios) como técnica principal (ajuda porém não é o melhor nos moldes de hoje para um aprendizado efetivo na comunicação);

    c) ensinar vocabulário fora de contexto (rs. Esse aqui me lembrou de como aprendíamos ingles nas escolas. Aprendia palavras soltas e depois nao sabia dizer nem "the book is on the table");

    e) ater-se mais na estrutura e forma do que no significado (péssimo para quem quer se comunicar).

    Conclusão: a melhor maneira de se alcançar a CLT, sem dúvida é a letra D.

  • O que salvou essa questão foi o enunciado dizer que "pode ser concluído a partir do texto".

    A letra "D" traz uma essência do que o texto estabelece, quanto a comunicação, a variedade de comunicação, não estar preso a gramaticar e praticar a oralidade, etc.

    Questão capciosa.

    Gab: D.

  • Trata-se de questão de interpretação de texto na qual o candidato deve indicar a opção correta a respeito dos programas de ensino de línguas pela abordagem comunicativa (Communicative Language Teaching - CLT).

    De acordo com o texto, em resumo, enquanto no passado o ensino de idiomas estava centrado na estrutura gramatical, com a evolução tecnológica, os alunos têm o mundo ao alcance deles e, por isso, o foco do ensino de língua estrangeiras passou para o uso da linguagem e do conhecimento cultural como um meio de se conectar com outras pessoas ao redor do globo. O CLT é um método de ensino de línguas que se contrapõe ao ensino baseado na competência linguística e na correção gramatical. Ele se preocupa em desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades que ajudem o aluno a se comunicar e, por isso, está inclinado para a prática oral.

    Com base no objetivo do CLT, podemos concluir que seus defensores favoreceriam a seguinte diretriz:

    Alternativa A.
    ERRADA. A pronúncia diferente dos nativos só será uma preocupação para os defensores do CLT se ela interferir na comunicação, impedindo que o aluno transmita sua mensagem.

    Alternativa B.
    ERRADA. Os chamados “drills" são exercício exercícios de repetição de modelos com a adição ou substituição de itens lexicais à/na estrutura decorada. Trata-se de técnica fundamental para abordagens de audiolingual de ensino, que enfatiza a repetição de padrões estruturais por meio da prática oral. Em outras palavras, ainda que seja uma prática oral, a técnica tem como foco a estrutura da língua e, como vimos no texto, a metodologia CLT prioriza a comunicação.

    Alternativa C.
    ERRADA. O método CLT está focado na prática, isto é, no uso real da língua dentro de um contexto. Por isso, o ensino de vocabulário fora de um contexto não se adequa ao método CLT.

    Alternativa D.
    CORRETA. É através da interação em sala de aula, seja ela pelo trabalho em dupla ou em grupos, que o professor promove a troca de ideias, opiniões, sentimentos e etc... , isto é, fazer com que os alunos trabalhem em duplas ou grupos promove a comunicação, que é o enfoque da CLT.

    Alternativa E.
    ERRADA. O CLT prioriza o significado/a mensagem sobre a forma/estrutura.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Tem extrapolação na D.