SóProvas


ID
3182038
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Auditar, ouvir


     A etimologia revela a origem quase sempre ignorada ou esquecida das palavras. Conhecê-las na raiz de seu surgimento é conhecer um pouco da história e das práticas humanas. O termo auditor, por exemplo, prende-se ao verbo audire, do latim, e significa “aquele que ouve”. Não é difícil imaginar que a função original de um auditor seria, pois, ouvir de fato o que dizem os elementos de uma operação ou de um processo, apurar o que se diz ou o que se cala num documento. “Ouvir as partes” é como se designa um rito do processo judicial. Também o bom jornalismo nunca deixa de ouvir as diversas versões de um fato. Há casos, pois, em que “ouvir” e “audição” deixam de ser apenas o exercício de um sentido humano para ganharem o sentido mais específico de “auditar” e de “auditoria”.

                                                                                    (Hermes de Toledo, inédito

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A) Também no bom jornalismo que se deve praticar, ouveM-se as partes que uma notícia se constitui, em vez de apenas uma delas. >> ouvem-se as partes.

    B) Devem-se aos vários sentidos de uma palavra a percepção de que dependendo do contexto é que ocorre sua significação. >> Deve-se [...] a percepção.

    C) Um auditor preserva em sua escuta a capacidade de descriminar os elementos processuais que estejemAM em litígio. >> que estejam em litígio. Logo, estejem não existe.

    D) A etimologia pode ser decisiva para que venhamos a compreender, com a história das palavras, muito da nossa história social. >> Gabarito

    E) Quando se ignoraM as funções etimológicas de uma palavra, é frequente que se percaM com elas os sentidos adquiridos em seus usos e costumes. >> "ignoram as funções" e "percam os sentidos".

  • GABARITO: LETRA D

    A) Também no bom jornalismo que se deve praticar, ouve-se as partes que uma notícia se constitui, em vez de apenas uma delas. ? o correto é "ouvem-se as partes"; temos uma voz passiva sintética e o sujeito paciente está no plural, logo verbo fica no plural.

    B) Devem-se aos vários sentidos de uma palavra a percepção de que dependendo do contexto é que ocorre sua significação. ? na ordem direta: a percepção deve-se...

    C) Um auditor preserva em sua escuta a capacidade de descriminar os elementos processuais que estejem em litígio. ? o correto é "estejam" (presente do subjuntivo); não existe "estejem".

    D) A etimologia pode ser decisiva para que venhamos a compreender, com a história das palavras, muito da nossa história social. ? correto.

    E) Quando se ignora as funções etimológicas de uma palavra, é frequente que se perca com elas os sentidos adquiridos em seus usos e costumes. ? o correto é "se ignoram as funções ? as funções são ignoradas"; voz passiva sintética com sujeito paciente no plural, logo, verbo fica no plural.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não entendi por que seria decisivo, já que no texto parece apenas ser uma informação que ajudaria a compreender a sociedade. Decisivo da um sentido muito forte kkk

    "Conhecê-las na raiz de seu surgimento é conhecer um pouco da história e das práticas humanas."

  • O verbo descriminar se refere ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, se refere ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar.

    O verbo discriminar se refere ao ato de estabelecer diferenças, de distinguir e diferenciar.