SóProvas


ID
3182257
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Brasil ocupa posição de destaque mundial na produtividade de milho. No entanto, o milho é altamente vulnerável ao desenvolvimento de fungos toxigênicos. As micotoxinas mais encontradas no milho são produzidas principalmente pelas seguintes espécies: Fusarium, Aspergillus e Penicillium. O hiperestrogenismo é uma alteração causada pela ingestão de qual das seguintes micotoxinas?

Alternativas
Comentários
  • Zearalenona causa distúrbios reprodutivos de animais de fazenda, infertilidade, aborto e outros problemas de reprodução, especialmente em suínos. Pode causar síndromes hiperoestrogênicas em humanos.

    A zearalenona é frequentemente identificada juntamente com o desoxinivalenol (DON). Ela é observada cada vez mais na aquicultura, resultante do crescente uso de grãos, especialmente trigo, como fonte de proteína em ração para peixes. Como acontece com outras micotoxinas, a zearalenona pode prejudicar os animais de produção e os seres humanos, uma vez que ela entra no suprimento de alimento e de ração.

    fonte:http://envirologix.com.br/testes-de-micotoxinas/teste-de-zearalenona/

  • Certa vez, as vacas em lactação de um rebanho pardo suíço apresentaram problemas de infertilidade. Foram observados sintomas de anestro, ninfomania, corrimento vaginal, etc. Para determinar a causa do problema, foram realizados exames de brucelose, leptospirose, IBR, BVD, IPV, mas, todavia, nada foi encontrado. Os problemas continuavam sem solução, até que um estagiário de uma faculdade se ofereceu para levar amostras dos ingredientes da dieta para examinar a presença de fungos e micotoxinas. Resultado: a amostra de milho continha uma toxina de Fusarium chamada de Zearalenona.

    Fonte: The Bovine Practitioner, Janeiro, p.34, 1998.