Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; Anulação e revogação;
A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera para a administração a obrigação de indenizar, salvo pelos serviços efetivamente prestados pela empresa contratada, desde que a esta não seja imputável a causa da anulação. CERTA.
Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social Disciplina: Direito Administrativo |
Considere que a administração tenha anulado licitação durante a execução do respectivo contrato administrativo. Nessa situação, há dever de indenizar o contratado na parte do contrato que este já houver executado. CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANCINE - Analista Administrativo - Área 1 Disciplina: Direito Administrativo |
A nulidade da licitação, se devidamente fundamentada, não exonera a administração pública do dever de indenizar o contratado, desde que este não tenha dado causa à nulidade. CERTA.
Ano: 2015 Banca: Órgão: Prova:
Com relação aos processos licitatórios na administração pública, julgue o próximo item.
Os atos administrativos praticados no processo licitatório, se eivados de vício de ilegalidade, devem ser anulados de ofício ou por provocação de terceiros, o que não gera para a administração pública obrigação de indenizar o particular, com exceção daquilo que o contratado houver executado até a data em que seja declarada a nulidade e de outros prejuízos regularmente comprovados. Certo
Ano: 2019 Banca: Órgão: Prova:
Durante a execução do contrato de uma obra em estrutura metálica, foi constatado pelo fiscal que havia ocorrido um erro na licitação e que a empresa não atendia, à época do certame, às condições de habilitação previstas em edital quanto à experiência em execução de estruturas metálicas. A fiscalização verificou, ainda, que, devido a mudanças de preço de mercado ocorridas após a assinatura do contrato, a solução estrutural fora mudada de metálica para concreto.
Considerando a situação apresentada, julgue o próximo item.
A falta de atendimento de habilitação da empresa é um vício insanável, e o contrato deve ser anulado. Certo
art.49
Para
solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da Lei n.º 8.666 de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da
Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração
Pública.
Pelo que
fora apresentado no enunciado, é possível identificar a nulidade do processo
devido ao não cumprimento das condições estabelecidas em edital.
Desta
forma, cabe destacar que a nulidade do procedimento licitatório induz à do
contrato, conforme § 2º, do art. 49 da referida lei.
Gabarito do Professor: CERTO.