SóProvas


ID
3182674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca dos aspectos construtivos e operacionais da coleta e do tratamento de esgotos sanitários, julgue o item subsecutivo.


O sumidouro é uma câmara de pré-tratamento dos esgotos domésticos, instalada antes da fossa séptica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O sumidouro é instalado APÓS o tanque séptico.

    COMO FUNCIONA: FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO

    A primeira etapa do funcionamento da fossa séptica é a coleta do material dentro do tanque séptico. O primeiro processo se chama decantação. Neste momento a gravidade faz a função de separar os líquidos dos sólidos. Os dejetos sólidos ficam depositados no fundo do tanque, formando o que é chamado de “lodo”.

    Logo após a separação entre as partes sólidas e líquidas do esgoto começa o processo de decomposição, realizado por bactérias anaeróbicas.Este processo libera gases que escapam pelas válvulas de saída da fossa.

    Após este processo os dejetos ficam divididos entre lodo, dejetos líquidos e escuma (camada quase sólida que boia na parte líquida).

    Conforme o tanque séptico vai enchendo, o líquido passa a ser despejado na parte inferior do segundo tanque, onde ele é filtrado por elementos naturais, como cascalho e areia. Este é o último processo antes do líquido ir para o sumidouro.

    Depois de todo o processo descrito, o líquido é depositado no sumidouro. O sumidouro é uma peça importante e que tem diferenças de funcionamento dependo da área instalada.Mas a ideia principal é que ele filtre a água dos dejetos em um filtro natural de cascalhos e pedras.

    Como estas estruturas são quase sempre instalados em áreas rurais, a função do sumidouro é devolver o líquido para a natureza através do solo. Em alguns casos mais raros, o sumidouro pode ser ligado com outras tubulações para destinar todos os dejetos da fossa.

    O sumidouro é, portanto, uma peça fundamental para que a fossa tenha um processo completo, desde a coleta até o correto despejo dos dejetos líquidos. Porém, o mesmo não funciona sozinho sem a fossa. Sem ela, ele é apenas “uma caixa”.

  • Tanque séptico (fossa) → Filtro → Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    Fossa - Filtro - Sumidouro

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro

  • O sumidouro é um dispositivo de tratamento final instalado após a fossa séptica e tem como objetivo a remoção complementar de DBO antes do despejo do efluente no solo. 

    O tratamento acontece pela filtração do efluente no corpo do sumidouro. Esse filtro é constituído de frações de cascalho e pedra. 

    Para locais, em que o nível do lençol freático é menor do que 1,5 metro, opta-se pela solução de deposição por meio de valas de infiltração que substituem os sumidouros e evitam a contaminação do lençol.


    Dessa forma, a questão está errada, pois os sumidouros NÃO são utilizados no pré-tratamento e nem instalados antes nas fossas sépticas.


    Gabarito do Professor: ERRADO. 

    FONTE:
    VON, Sperling, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto: Editora UFMG, 2014.
  • ORDEM: Fossa -> Filtro -> Sumidouro

    -> Sumidouro ou poço absorvente: Poço seco escavado no chão e nao impermeabilizado, que orienta a infiltração de água residuária (Líquido que contém resíduo de atividade humana) no solo.

     

    sumidouro tem a função de permitir a infiltração da parte líquida dos esgotos no solo. Para tanto, as paredes devem ser vazadas e o fundo permeável. O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração do terreno.

    Terrenos arenosos têm boa capacidade de infiltração e o sumidouro tende a ser pequeno.

    Terrenos argilosos ao contrário necessitam de sumidouros grandes.

     

    Fonte: Dos comentários dos colegas do QC e da NBR 7229.