-
As lagoas de maturação, também denominadas lagoas de polimento, objetivam principalmente a desinfecção do efluente das lagoas de estabilização. Apresentam profundidades da ordem de 1,0 m, a qual permite a eficaz ação dos raios ultra-violeta sobre os organismos presentes em toda a coluna d´água.
-
Remoção de sólidos grosseiros: decorre no tratamento preliminar;
Remoção de micro-organismos patogênicos: decorre nas lagoas de maturação;
Redução adicional da DBO: refere-se a redução da quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica carbonada decomposta aerobicamente por via biológica;
Sedimentação dos sólidos: dá-se nos reatores anaeróbicos.
-
TRATAMENTO DE ESGOTO
CLASSIFICAÇÃO DAS LAGOAS
--------------------------------------
Lagoa anaeróbia
-> Principal característica: não apresentar oxigênio dissolvido abaixo da superfície da água
-> Condições necessárias:
a) Ausência de oxigênio dissolvido
b) Temperatura – acima de 15°C
b) pH – entre 7,0 e 9,0
Lagoa facultativa
-> Principal característica: presença de 3 zonas: zona anaeróbia, zona aeróbia e zona facultativa
Lagoa aeróbia
-> Principal característica: utilização de equipamentos de aeração
Lagoa de maturação
-> Principal característica: baixa profundidade para a remoção de bactérias, coliformes, vírus e ovos de helmintos
-
A questão exigiu conhecimento a respeito das características da lagoa de maturação.
As lagoas de estabilização são componentes do tratamento terciário do sistema de tratamento de esgoto com o principal objetivo de remoção de organismos patogênicos.
Essa remoção é feita pela associação de diversos fatores que possibilitam a mortandade desses organismos como: condições de temperatura, PH, escassez de alimento, organismos predadores, competição, compostos tóxicos.
O tratamento por lagoas de estabilização possibilita a remoção elevada de coliformes (>99%) e a remoção total de ovos de helmintos presentes no efluente.
Dessa
forma, a colocação da assertiva é correta ao associar o tratamento por
meio das lagoas de estabilização à remoção de patógenos.
Gabarito do Professor: CERTO.
FONTE:
VON, Sperling, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto: Editora UFMG, 2014.
-
TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia;
TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão;
TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário;
TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos.
-
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANTT Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Engenharia Ambiental e Florestal
As lagoas de maturação, a disposição no solo, a desinfecção com produtos químicos e as membranas estão entre as operações, processos e sistemas de tratamento frequentemente utilizados para a remoção de organismos patogênicos dos esgotos domésticos.
GAB: C