- 
                                O processo de tratamento de esgotos por lodos ativados é predominantemente aeróbio e consiste em um tratamento secundário. 
- 
                                remoção de materia organica 
- 
                                O sistema de lodos ativados é um processo de tratamento secundário de esgotos que visa à remoção de matéria orgânica
 (dissolvida ou em suspensão) não eliminadas no tratamento primário.  Além disso, a remoção acontece graças ao processo biológico que consiste
 na aeração do esgoto que promove o crescimento das bactérias aeróbicas responsáveis pela degradação da matéria orgânica formando o lodo. 
 
 
 Dessa
 forma, a assertiva está errada, já que o sistema de lodos ativados é um
 processo de tratamento secundário e predominantemente aeróbico. 
 
 
 Gabarito do Professor: ERRADO. 
 
 
 Esquematizando as principais etapas envolvidas no tratamento de esgoto.   FONTE: 
 
 VON, Sperling, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto: Editora UFMG, 2014.
 
 
 
- 
                                TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia; TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão; TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário; TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos. 
- 
                                O processo biológico que ocorre dentro do tanque é todo aeróbio. No tanque, a aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microrganismos (biomassa) e evitar a deposição dos flocos bacterianos, a fim de misturá-los homogeneamente com o efluente. O oxigênio pode ser introduzido por meio de um sistema de aeração mecânica, por ar comprimido, ou ainda pela introdução de oxigênio puro.   Após passar pelo tanque de aeração, o efluente é enviado continuamente a um decantador secundário, cuja função é separar o efluente tratado do lodo. O lodo depositado no fundo do decantador secundário é recirculado ao tanque de aeração a fim de aumentar a concentração de microrganismos para estabilizar a matéria orgânica. O sobrenadante do decantador (efluente tratado) é então descartado para o corpo receptor.   O excesso de lodo, decorrente do crescimento biológico, é extraído do sistema sempre que a concentração da biomassa do tanque de aeração ultrapassa os valores de projeto. O lodo, normalmente, passa por uma etapa de adensamento e desaguamento. O sistema de lodos ativados possui duas modalidades: Aeração convencional; e Aeração prolongada.