- 
                                Gabarito: errado   Um estimador é dito não viesado quando, conforme a amostra tende ao infinito, o viés tende a zero. Essa é uma propriedade desejável em grandes amostras. 
- 
                                Se um estimador é não tendencioso, ou não viesado, a estimativa de um parâmetro não será enviesada. Item ERRADO.  
- 
                                Cuidado! Estimativa é diferente de estimador e o CESPE gosta de brincar com isso, quem é viciado ou não é o estimador.   Estimativa = Um valor pontual Estimador = Um método de cálculo, uma fórmula (esse sim é viciado ou não).   Olha essa questão do CESPE:   (2012) O desvio padrão amostral corresponde a uma estimativa não tendenciosa do desvio padrão populacional.   Justificativa: O desvio padrão amostral é tendencioso (um dos erros da questão), porém a estimativa é um valor numérico e quem tem a propriedade de ser tendencioso ou não são os estimadores (outro erro).   Gab ERRADO. 
- 
                                Um estimador é dito não viesado: na média, ele “acerta”, ou seja, dá o valor “real” do parâmetro. 
- 
                                Um estimador T é não-viesado (ou não tendencioso) se seu valor esperado for o próprio parâmetro θ que se pretende estimar E(T) = θ Se o estimador erra, em média, dizemos que ele é viesado, e a diferença entre sua média e o valor verdadeiro do parâmetro é chamado de viés: Viés = E(T) - θ A média amostral é um estimador não viesado. A proporção amostral é um estimador não viesado.   Entretanto, a questão pergunta sobre estimativa e não estimador.