SóProvas


ID
3183490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Acerca de métodos usuais de estimação intervalar, julgue o item subsecutivo.


O cálculo de intervalo de confiança para proporções é inviável quando se utiliza um processo de amostragem baseado nos ensaios de Bernoulli.

Alternativas
Comentários
  • Existem tres tipo de determinar um intervalo de confiança para uma proporçao:

    -Normal;

    -Normal com correção de continuidade;

    -Binomial Exata

    Esta última é provinda de uma distribuição de Bernoulli.

  • Gabarito Errado.

    completando o comentário do darkson,

    na questão o correto seria:O intervalo de confiança permite-nos quantificar o grau de confiança que podemos sentir um grupo de dados é a partir de seu valor médio.

    ja o cálculo de bounolli: tem alternativas dicotômicas e podem ser representadas genericamente por resposta do tipo sucesso-fracasso.ex lançamento de uma moeda.

    fonte: internet.

  • Meu raciocínio:

    Nos testes de Bernoulli só há duas variáveis (0 e 1), fracasso e sucesso, respectivamente. Sendo p a probabilidade de sucesso e q a probabilidade de fracasso, então a fórmula para calcular o erro ou desvio padrão de uma proporção é

    σp= √(p.q/n)

    Esse desvio é usado para se construir o intervalo de confiança da proporção. Não vejo nenhum impedimento para isso, pois o que é nulo é a variável de fracasso e não as proporções da mesma.

  • Nishimura na estatística

  • Errado

    O teste de Bernoulli é taxativo quanto as variáveis, sucesso ou fracasso, e não quanto as proporções. Portanto, o cálculo do IC é viável.