SóProvas


ID
3183628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em determinado município brasileiro, realizou-se um levantamento para estimar o percentual P de pessoas que conhecem o programa justiça itinerante. Para esse propósito, foram selecionados 1.000 domicílios por amostragem aleatória simples de um conjunto de 10 mil domicílios. Nos domicílios selecionados, foram entrevistados todos os residentes maiores de idade, que totalizaram 3.000 pessoas entrevistadas, entre as quais 2.250 afirmaram conhecer o programa justiça itinerante.

De acordo com essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


O desenho amostral em tela para a estimação do percentual P denomina-se amostragem por conglomerados na qual a unidade amostral é o domicílio.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Amostra por conglomerados é um procedimento de amostragem probabilística em que os elementos da população são selecionados aleatoriamente. De forma natural por grupos (clusters).

    As casas seriam os clusters.

    Os elementos da amostragem são selecionados a partir da população de maneira individual, um de cada vez.

    https://www.questionpro.com/blog/pt-br/amostra-por-conglomerados/

  • GABARITO: CORRETO

    A amostra por conglomerados é uma técnica que explora existência de grupos (clusters) na população. Esses grupos representam adequadamente a população total em relação a característica que queremos medir. Em outras palavras, estes grupos contêm variabilidade da população inteira. Se isso acontecer, você pode selecionar apenas alguns desses conglomerados para realizar o estudo

     

    Na amostra por conglomerados, a unidades de amostra são grupos do estudo, o que pode ser muito benéfico em relação ao custo de amostragem em si. Em troca, é comum obter uma menor precisão ao utilizar esta técnica, causada pela falta de heterogeneidade dentro dos conglomerados.

     

    O primeiro passo para aplicar essa técnica consiste identificar uma característica que permita dividir a população em grupos distintos (não sobrepostos) e exaustivos (todos os indivíduos devem estar em um grupo), de modo que os grupos não diferem em relação ao que queremos medir. Uma vez que tenhamos definido esses agrupamentos, basta selecionar aleatoriamente alguns deles para estudo.

     

    Em nosso exemplo, a população foi dividida em seus domicílios, que serão os clusters. A partir dos domicílios foi escolhido o público alvo: Residentes maiores de idade.

    Bons estudos...

  • Falou em "todos" do grupo é por conglomerados.

  • Veja que, dos 10.000 domicílios, foram selecionados 1.000 domicílios que formaram um conglomerado. Neste conglomerado, foram analisados todos os indivíduos. Portanto, o item está CERTO.

  • unidade amostral é o número de 3.000 pessoas entrevistadas.

    Fonte teórica: GranCursos Online. Introdução à Estatística. Prof. Thiago Cardoso.

    OI????

    e agora é certo dizer que a unidade amostral é o domicílio????

  • Marquei como ERRADA, achando que a unidade amostral seria a pessoa entrevistada.

  • O objetivo é entrevistar as pessoas, os grupos são os domicílios, sendo assim ele entrevistou todas as pessoas do domicílio (maiores de idade), ou seja, todas dos grupos selecionados. Quando a amostragem é por conglomerados a unidade amostral é o grupo, cada grupo é uma unidade amostral.

  • Os domicílios não seriam o TAMANHO DA AMOSTRA ?? e os entrevistados a UNIDADE AMOSTRAL ? agora deu pane no meu sistema, pois não sei mais qual é qual

  • Bom, eu aprendi o seguinte:

    unidade amostral =/= unidade elementar

    Utilizando a questão como exemplo, seria:

    MUNICÍPIO ----------> DOMICÍLIOS ----------> ENTREVISTADOS

    população -------------- unid. amostral ------------ unid. elementar

    Um outro raciocínio:

    ESCOLA ------------> TURMAS --------------> ALUNOS

    população --------- unid. amostral ---------- unidade elementar

  • Pessoal, cada tipo de amostragem possui uma técnica para saber a unidade. No caso em apreço, em se tratando de amostragem por conglomerado, a unidade amostral É O PRÓPRIO CONGLOMERADO e não os indivíduos que a compõem.

  • A amostra é composta por 1000 domicílios e a unidade amostral é cada domicílio. 

  • Gab. CERTO

    Tipos de Amostragens:

    Amostragem Probabilística:

    É aquela em que todos os elementos da população têm probabilidade conhecida, diferente de zero, de ser incluídos na amostra, o que garante a representatividade da amostra em relação à população. Pode ser: aleatória, sistemática, estratificada e por conglomerado.

    Amostragem Aleatória: Também chamada de aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio. Para que o sorteio possa ser realizado, é necessário que os elementos da população estejam identificados.

    Amostragem Sistemática: Os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (um intervalo fixo). Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela sua posição (uma lista que englobe todos os seus elementos, uma fila de pessoas, etc.). 

    Amostragem Estratificada: Quando a população está dividida em estratos, a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população.

    Amostragem por Conglomerado: Consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões, etc.).

    Amostragem não-probabilística:

    A escolha dos elementos da amostra é feita de forma não-aleatória, justificadamente ou não. A escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda o conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando.

    Na amostragem não-probabilística também se podem utilizar quotas, iguais ou diferentes.

    São elas:

    Amostragem acidental, intencional, por voluntários, por cotas e por bola de neve

  • Como fica o lance de entrevistar todos os "maiores de idade"? por exemplo, se casa tiver mais pessoas que não sejam maiores de idade? estariam todos da casa realmente entrevistados? que é um critério do conglomerado?

  • Acrescentando:

    Amostragem probabilística:

    Amostragem aleatória simples: precisa ter acesso a todos os elementos da população.Todos os elementos da população devem ter a mesma chance.

    Amostragem sistemática: precisa criar uma regra e obedece-la.

    Amostragem por conglomerados: Subgrupos: Exemplo; bairros, separa a população em subgrupos e seleciona certos grupos.

    Amostragem estratificada: são subgrupos mais semelhantes entre si.

    Gabarito: CERTO.

  • Galera Unidade Amostral é o que foi usado para montar a amostra, ou seja, os domicílios , já os indivíduos a unidade elementar. Unidade elementar pode ser definida como o elemento da população portadora das informações de interesse

  • Mas a técnica probabilística utilizada não foi a da amostragem aleatória simples?

  • DOMICÍLIOS ----------> DOMICÍLIO ----------> ENTREVISTADOS

    POPULAÇÃO-----------> UN. AMOSTRAL----->UN. ELEMENTAR

    Eu acredito que a divisão correta seja esta

    No primeiro caso, há uma amostragem aleatória simples, no segundo caso (que é o que a questão pede) é por conglomerados. Por quê?

    O que diferencia conglomerado de estratificado é que o primeiro utilizará todos os dados da amostra (no caso, os indivíduos de todos os domicílios selecionados na amostragem simples) e no segundo é apenas uma parte deles.

  • Amostra Aleatória por Conglomerados: divide-se a população em grupos, porém, bem menores que um estrato. Ainda sobre a amostragem por conglomerados, todos os elementos de um conglomerado são selecionados para a amostra. Porém, nem todos os conglomerados, necessariamente, participam dela.

    Fonte: PDF Gran

    Obs.: Na questão em voga, amostra é o número de 1000 domicílios.

  • O enunciado dessa questão simplesmente não faz sentido!

    Surgiu a informação de amostragem por conglomerados.

    Inicialmente foi adotada uma amostragem aleatória simples para separar 1.000 dos 10.000 domicílios.

    Após esse procedimento foi aplicada uma amostragem estratificada, tomando como padrão a faixa etária, para separar os indivíduos que seriam entrevistados.

    Agora me explica, em que lugar do enunciado permite destacar uma amostragem por conglomerado, não existiu uma separação por bairro ou quarteirão.

    Pela redação porca do enunciado ele procura se o candidato tem conhecimento sobre como funciona a amostragem por conglomerado, o que na verdade é apenas uma inferência através do gabarito, pois foi expresso na questão quanto "desenho em tela", mas, sendo analisado apenas o conceito de amostragem por conglomerado, seria sim a unidade, de uma possível amostra por conglomerado, o domicílio.

    Ou seja, se fosse para analisar com o contexto do texto orientador a questão seria errada.

    Se for para analisar simplesmente o conceito de amostragem por conglomerado a questão seria certa.

    Basicamente a CESPE fez cagada!!

    Cada vez que eu estudo estatística eu penso que devo deixar mais questões sem marcar na prova por medo dessas bizarrices!!

  • Unidade amostral: é o indivíduo (ou elemento) da população amostral sobre o qual a medida de interessa será observada.

    As unidades amostrais podem ser os próprios elementos da população amostral ou podem ser formados por grupos de elementos, compondo o que será chamado de conglomerado.

    Fonte: https://docs.ufpr.br/~benitoag/Amostragem.pdf

  • A unidade amostra é sempre o elemento que sofre a amostragem. No caso em tela, a amostragem foi feita na escolha do conglomerado que seria utilizado, logo o domicílio seria a unidade amostral. Dentro dos conglomerados não foi feito nenhum tipo de amostragem, uma vez que TODOS os indivíduos maiores de 18 anos foram entrevistados, não foi selecionado uma parte dos indivíduos maiores de 18 anos, mas sim todos.

    Na amostra por estratos ocorre o contrário. A amostragem é feita dentro dos estratos. No caso em tela é como se ele pegasse todos os indivíduos e dividissem em estratos de acordo com a idade. Por exemplo, um estrato com pessoas menores de idade e outro com pessoas maiores de idade. Assim, a amostragem seria feita sobre os indivíduos, por exemplo, do estrato maiores de idade eu selecionaria 3000 indivíduos. Aí sim, teríamos o indivíduo como unidade amostral;

    Resumindo:

    Amostragem por estratos: a amostragem é feita dentro de cada estrato (escolhem-se os elementos do estrato que irão participar da amostra) e a unidade amostral é o elemento pertencente ao estrato;

    Amostragem por conglomerado: a amostragem é feita entre os conglomerados (escolhem-se os conglomerados que irão participar da amostra), logo a unidade amostral é o próprio conglomerado.

  • - Um estudo estatístico será realizado para avaliar a condição socioambiental de estudantes do 5.º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública do DF. A partir de uma lista que contempla todas as turmas do 5.º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública do DF, serão selecionadas aleatoriamente 50 turmas. Em seguida, os entrevistadores aplicarão questionários para todos os estudantes matriculados nessas 50 turmas. Com base nessas informações, julgue o seguinte item.

    A escola é considerada a unidade amostral desse estudo estatístico.

    GABARITO CEBRASPE: ERRADO

    O pior é ver o povo querendo explicar esses gabaritos errado do CEBRASPE.

  • Diego Souza, não entendi seu posicionamento. A questão que vc trouxe está completamente errada mesmo. Todas as turmas do 5° ano = população; 50 turmas = amostra; cada turma = unidade amostral. Eu hein...

  • Gab. (C)

    ESTRATIFICADA:

    • TODOS os grupos participam
    • e pega UM pouco de cada grupo, mas NÃO todos.

    ___________________________________

    CONGLOMERADO:

    • ALGUNS grupos participam
    • e os grupos escolhidos, TODOS irão participar.
    • A unidade amostral não sera mais a pessoa, mas o grupo.
  • Doideira, vi o professor do Direção dizer que a UNIDADE AMOSTRAL eram as pessoas dentro de um domicílio, ai vem a Cespe, Isac Silva e o próprio professor se contradizendo dizendo que a UNIDADE AMOSTRAL É O CONGLOMERADO. Assim num tem cabeça de aluno que num pire!!

    • Amostragem por conglomerados (agrupamentos): analisa subgrupos inteiros da população

    • Amostragem por conglomerados (agrupamentos): analisa subgrupos inteiros da população

  • Não é estratificada, pois eu não usei todos os grupos (Ex: não peguei 1 pessoa de cada domícilio)

    Na conglomerado, você pega alguns grupos. (1 mil grupos de um conjunto de 10 mil)

    Na estratificada, a unidade amostral é o número de elementos (ex: pessoas)

    Na conglomerado, a unidade amostral é o número de grupos (ex: domicílio)

  • as pessoas entrevistas podem ser classificadas como "unidade elementar", enquanto os domicílios "unidade amostral"

  • Por conglomerado deveriam ser entrevistados todos do domicílio, não? assim sendo o domicílio a unidade amostral.

  • Mas como que 1000 domicílios escolhidos aleatoriamente formarão um conglomerado? Um conglomerado não requer que sejam analisados todos os elementos de um subgrupo de elementos com características comuns????

  • Até onde eu entendo, amostra por conglomerado requer que se pegue um subgrupo bem definido e se examine todas as unidades amostrais deste grupo. Esses 1 mil de 10.000 vieram de onde? Do mesmo bairro, da mesma rua, casas da mesma cor?