SóProvas


ID
3183997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

À luz das disposições do CPC relativas aos atos processuais, julgue o item subsequente.


5 O réu que não comparecer injustificadamente a audiência de conciliação ou mediação designada pelo juiz será considerado revel.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O demandado que não comparecer à audiência de conciliação e mediação comete ato atentatório à dignidade da justiça. A revelia, como fenômeno processual, só ocorrerá quando, devidamente citado, o réu não contestar a ação dentro do prazo legal. Vejamos o § 8o, do art. 334: “O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

  • A assertiva está incorreta. O réu que não comparecer à audiência de conciliação e mediação comete ato atentatório à dignidade da justiça. O réu apenas será considerado revel se não apresentar defesa no prazo legal.

    Vejamos o § 8º, do art. 334:

    8o O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

    Fonte: Estratégia

  • Em complemento, no âmbito da Lei 9.099 há revelia pelo não comparecimento.

    Art. 20. Não comparecendo o demandado à sessão de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, reputar-se-ão verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, salvo se o contrário resultar da convicção do Juiz.

    Diferentemente, no procedimento ordinário não há essa previsão, como já exposto pelos colegas.

  • O réu que não comparecer injustificadamente à audiência de conciliação ou mediação designada pelo juiz comete ato atentatório à dignidade da justiça.

  • Não confundir com o processo trabalhista.

  • Não confundir com aquelas condutas (*) que poderão ser punidas como ato atentatório à dignidade da justiça, caso em que a multa será de até 20% do valor da causa, de acordo com a gravidade da conduta.

    (*)

    IV - cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final, e não criar embaraços à sua efetivação;

    VI - não praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso.

  • ERRADO.

    O réu que não comparecer à audiência de conciliação e mediação comete ato atentatório à dignidade da justiça. O réu apenas será considerado revel se não apresentar defesa no prazo legal.

    Art. 334:

    §8°: "O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado."

    Fonte: Estratégia

  • GABARITO ERRADO.

    siga nosso insta @prof.albertomelo

    HÁ DOIS ERROS NO ENUNCIADO:

    PRIMEIRO - revelia é conceituado tecnicamente como a ausência de Contestação. Logo, a ausência do réu na audiência não implica em revelia, mas sim em CONTUMÁCIA.

    O instituto da contumácia se refere a parte que se omitiu de comparecer à justiça, isto é, que se manteve inerte, inativa diante da ação. Deve ser entendida como sendo inércia processual, quer do autor, quer do réu.

    SEGUNDO - O Art. 334, §8º do CPC IMPÕE multa à parte que não comparecer à audiência de conciliação de forma injustificada, E CONSIDERA a ausência ato atentatório à dignidade da justiça. IMPORTANTE AINDA ANOTAR que o CPC no art. 334, § 4º determina que o desinteresse deve ser expresso, e deve abranger ambas as partes e todos os litisconsortes. Como ensina Nelson Nery "se um dos envolvidos manifestar interesse a audiência deverá ser realizada, haja vista que existe a possibilidade de ao menos entabular a negociação para amadurecimento e solução posterior. Por tudo isso, verifica-se que o processo brasileiro efetivamente enfatizou o acordo em lugar da litigância, a solução rápida em lugar da discussão eternizada por anos e anos".

  • Gabarito:"Errado"

    CPC, art.334,§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

  • FALTAR SESSÃO DE CONCILIAÇÃO:

    PROCEDIMENTO ORDINÁRIO OU SUMÁRIO = MULTA

    PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO = REVELIA

  • Ausência de comparecimento do réu em audiência de conciliação e mediação enseja multa por ato atentatório à dignidade da justiça.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 334, § 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

  • Apenas deverá pagar uma multa de até 2% do valor da causa.

  • A revelia é não contestar

  • Multa por ato atentatório à dignidade da justiça.

    No JEC que resulta em revelia

  • Não comparecer a ACM é multa de até 2%, mas no caso do art. 77 CPC é de até 20%.

  • Revelia -> ausência de contestação.

    § 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

    LoreDamasceno.

    Seja forte e corajosa.

    É uma fase, mas vai passar!

  • Em sede de Juizado Especial Cível, a ausência na conciliação gera revelia. No juízo comum não

  • NÃO COMPARECE NA AUD DE CONCILIAÇÃO --- ATO ATENTATÓRIO DIGNIDADE JUSTIÇA ( MULTA EM FAVOR DA UNIÃO / ESTADO )

    OBSERVAÇÃO: NO JUIZADO ESPECIAL OPERA OS EFEITOS DA REVELIA --- NO PROCEDIMENTO DO CPC A REVELIA OCORRE QUANDO O REU NÃO CONTESTA A AÇÃO .

  • Gabarito: Errado

    ✏O réu será considerado revel quando ele não contestar.

  • Atenção: ele será considerado revel apenas se não comparecer à audiência de conciliação no âmbito dos Juizados Especiais. Lei 9099/95 Art. 20. Não comparecendo o demandado à sessão de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, reputar-se-ão verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, salvo se o contrário resultar da convicção do Juiz.
  • ART 334 § 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

  • Revel, somente quando se apresentar na contestação!

  • Não comparecimento à audiência de conciliação: ato atentatório à dignidade da justiça;

    Não contestação: revelia.

    #retafinalTJRJ

  • Assertiva ERRADA. O não comparecimento a audiência de conciliação ocasiona ato atentatório à dignidade da justiça. A revelia ocorre quando não há a apresentação de resposta( contestação) dentro do prazo previsto.