-
GABARITO: LETRA D
I- ?Meus pais me trincam de orgulho? ? é um exemplo de eufemismo; ? incorreto, pois o "eufemismo" é a suavização de ideias, aqui nada é suavizado, pelo contrário, há exagero, há hipérbole.
II- ?Embarcaremos em junho rumo à Bahia? ? é um exemplo de catacrese; ? catacrese refere-se à figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar; exemplos: ?asa da xícara?, ?céu da boca?, ?dente de alho?, ?embarcar no avião?, ?pé da página?.
III- ?Caramba! Faz mil anos que não te vejo!? ? é um exemplo de hipérbole; ? correto, é a figura de linguagem do exagero; dizer "mil anos" é um tremendo exagero.
IV- ?Eu amo brócolis, ele, pizza? ? é um exemplo de elipse. ? incorreto, é um exemplo de zeugma (omissão de um verbo já mencionado); a elipse refere-se a omissão de um termo que não foi mencionado anteriormente (Fiz o jogo ontem ? sujeito oculto/elíptico "eu").
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Não concordo com a II. E se a pessoa for de Navio à Bahia? O termo embarcar estaria correto.
-
A quarta opção também está correta. Elipse ou zeugma
-
nada a ver a II...Não fala se foi de barco, avião, onibus, trem, bicicleta, a pé! nada a ver..
-
Silas Pinheiro, elipse e zeugma são duas figuras diferentes. Elipse é a omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto (ex.: Na sala apenas quatro ou cinco convidados. - omissão do termo "havia") e Zeugma é a omissão de um termo que já apareceu antes (ex.: Nem ele entende a nós, nem nós a ele. - omissão do termo "entendemos"), assim como na questão.
E também concordo que a afirmativa II não tem nada a ver.
-
Embarcar é um VTD, por isso que a opção II é errada. Gab correto seria apenas a III.
-
Esse gab deve ser preliminar,só pode, isso é um exemplo claro de Zeugma e não de elipse
-
II catacrese embarcar:
Originalmente, a palavra “embarcar” servia apenas para designar a entrada em um barco.Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de sentido.( Brasil Escola)
IV ZEUGMA, pois refere-se ao verbo amar que já foi mencionado anteriormente.
-
Eu achei q somente a III estivesse correta; por eu deduziria q EMBARCAR está em sentido figurado?
-
TEM BANCA QUE MISTURA ZEUGMA E ELIPSE, ESSA RESOLVEU SEPARAR...
-
Elipse: A omissão não prejudica o entendimento.
Zeugma: Omissão de algum termo mencionado antes.
“Eu amo brócolis e ele ama pizza”
-
LETRA D
-
Realmente deve-se estudar pela banca, visto que cada uma, LAMENTAVELMENTE, cobra as regras de maneiras diferentes...Cansei de ver banca dizendo que ELIPSE e ZEUGMA são as mesmas coisas, e quando você entra com recurso eles dizem: " Zeugma é um tipo de Elipse".
-
Onde há catacrese no item II??? Como pode isso?