SóProvas


ID
3185212
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os sistemas de pintura na construção civil têm por finalidade revestir uma superfície, imprimindo a ela um caráter agradável, além de protegê-la (LOH, 2007).

Sobre os sistemas de pintura, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tintas acrílicas: usada para pintura externa em alvenaria, sinalização horizontal em ruas, estradas, etc.

    Tintas látex PVA (base aquosa): usada para pintura em reboco, massa acrílica, textura, concreto, fibrocimento, gesso e superfícies internas de massa corrida.

    Tinta a óleo (esmalte): usada para pintura em madeira e metais.

  • Gabarito: Letra A

  • Gabarito Letra A

    um resumo maroto

    É uma tinta à base d’água e um dos mais comuns tipos de tinta a serem usados na pintura de paredes internas, para áreas secas e que não necessitem de manutenção constante. Possui acabamento fosco, pouca resistência ao sol, que costuma deixá-la desbotada e não é resistente à lavagem. Possui secagem rápida e baixíssimo. A tinta látex é econômica, indicada para paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.

    A tinta acrílica possui características semelhantes à látex, uma vez que possui secagem rápida, é a base d’água e tem baixo odor. A diferença está em sua composição, que concede a esses tipos de tinta uma gama maior de possibilidades de aplicação. A tinta acrílica pode ser utilizada em áreas externas da casa, pois é mais resistente às intempéries e ao desbotamento, proporcionando maior durabilidade. Também é ideal para áreas sujeitas a umidade, como cozinhas e banheiros.

    É um dos tipos de tinta mais resistentes. É fabricado nas versões a base de solvente e a base d’água. O Epóxi a base de solvente possui acabamento brilhante, tem maior resistência à abrasão e a produtos químicos, podendo também ficar em contato direto com a água. É indicado para pintura de caixas d’água e banheiras (não é indicado para piscinas), e em locais com grande necessidade de resistência mecânica, como pisos de garagem, industriais e comerciais. O Epóxi a base d’água é fabricado nos acabamentos brilhante ou acetinado, tem ótima aderência a superfícies lisas e resistência a umidade, sendo indicado para pintura de paredes de azulejo e pastilhas cerâmicas em cozinhas e banheiros.

    O esmalte sintético é um dos tipos de tinta desenvolvidos especialmente para aplicação em superfícies de ferro e madeira. Depois de aplicada, essa tinta forma uma película sobre a superfície, com acabamento brilhante, acetinado ou fosco (este último somente nas cores branca ou preta). Originalmente fabricado a base de solvente, hoje a maioria dos esmaltes já é a base d’água. Além de ser ecologicamente correto, o esmalte a base d’água possui secagem mais rápida, baixo odor e não amarela com o passar do tempo.

    Indicada para ambientes com grande tráfego de pessoas, com crianças e que necessitam de limpeza regularmente, a tinta superlavável forma um filme resistente e de acabamento acetinado, que adere menos a sujeira e facilita a limpeza. Pode ser lavada com água, detergente neutro e esponja macia.

  • A)Tipos de tinta para madeira

    Tinta acrílica: tem melhor fixação à madeira e é impermeável.

    Tinta látex: ela é à base de água e é a mais comum para projetos de artesanato feitos em casa.

    Tinta esmalte sintético: apresenta as opções fosco, acetinado e brilhante.

    -

    B)Os Tubos e Conexões em PVC podem ser pintados. As tintas recomendadas para a pintura são APENAS à base de esmalte sintético.

    C)Os silicones e os vernizes são produtos que FORMAM barreiras/filmes, sendo conhecidos como produtos de tratamento de superfícies. São incolores e hidrófobos (repelem a água).

    D)As tintas que contêm pigmentos orgânicos nas cores azuis e vermelhas, de modo geral, são MENOS resistentes à radiação solar e alcalinidade.

    E)As superfícies metálicas expostas em atmosferas poluídas em contato com agentes químicos devem ser protegidas com tintas da linha industrial, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.