A sigla PEI corresponde, na realidade, ao Porcelain Enamel Institute — Instituto de Esmalte de Porcelana. Essa instituição forneceu a regulamentação para classificar os revestimentos conforme a resistência de seu esmalte à abrasão.
A classificação dela é separada em cinco categorias
Quanto maior o PEI, maior a resistência ao desgaste do esmalte da cerâmica. Em produtos não esmaltados, como o Porcelanato Técnico, não é feito ensaio de PEI, portanto, não tem essa classificação. Para estes, é feito ensaio de abrasão profunda na superfície das placas cerâmicas.
O ensaio na Norma NBR 13818 é denominado “determinação da resistência à abrasão superficial”, e corresponde ao anexo D.
PEI 1: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.
PEI 2: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.
PEI 3: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).
PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.
PEI 5: Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências.
Classes de resistência à abrasão superficial
PEI
Resistência à abrasão
USO
Grupo 0
PEI-0
Baixíssima
não para pisos
Grupo 1
PEI-1
Baixa
ambientes onde se caminha com pés descalços ou chinelos
Grupo 2
PEI-2
Média
ambientes residenciais
sem portas para ambientes externos
Grupo 3
PEI-3
Média Alta
ambientes residenciais
com portas para ambientes externos
Grupo 4
PEI-4
Alta
ambientes residenciais com tráfego intenso
Grupo 5
PEI-5.
Altíssima e sem encardido
ambientes comerciais, públicos e industriais com alto tráfego
Fonte: Disquete CCB.